Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Está dificil de eliminar esse Tijuana

         No futebol existem empates e EMPATES. Na quarta-feira, no Rio, vimos pela TV um empate mixuruca, entre Fluminense e Olímpia do Paraguai, que não fizeram gols e não jogaram absolutamente nada. Ainda dá para entender os paraguaios, que jogaram fora de casa e  só não queriam perder a partida. O que me assustou foi a queda de produção do Flu, que cada vez está produzindo menos. Acho que o longo ciclo do Abel está chegando ao fim. Se trouxer a classificação de Assunção, ele ainda se sustenta por mais algum tempo. Mas o Tricolor está ruim pra dedéu.
         Já ontem vimos dois grandes EMPATES. O que foi obtido pelo Atlético Mineiro diante do bom Tijuana, lá no México, foi de arrepiar. Depois de estar perdendo por 2 a 0, o Galo voltou a jogar a sua bola toda e buscou o empate de 2 a 2, com direito a gol nos acréscimos, pra matar do coração.


           O trabalho que esse time mexicano está dando para os brasileiros nesta Libertadores é mesmo incrível. Já ganhou do Corinthians (1 a 0) lá no Estádio Caliente;  eliminou o Palmeiras (2 a 1) no Pacaembu; e ontem esteve muito perto de engolir o tão elogiado Galo  Mineiro. Acho que os astecas vão morrer em Belo Horizonte, mas a campanha deles está sendo mesmo excelente. Os gols brasileiros foram marcados por Tardelli e Luan, este aos 46' do segundo tempo. O bom colombiano Riascos e o clone de Neymar, Martinez, fizeram para o Tijuana, que será perigoso na Arena Independência. O Atlético que se cuide.


         E o outro bom empate de ontem ocorreu no confronto dos argentinos Boca Juniors, jogando em casa, e Newell's Old Boys, que parece ser o melhor time platino do momento. Não tivemos gols, mas a partida foi incrivelmente disputada. E é muito bom ver futebol no Estádio de La Bombonera.  Mesmo tendo que atuar em Rosário, no jogo da volta, a situação do Boca ainda é muito boa, pois poderá empatar com gols. 
 

O pau quebrou feio no basquete



        Nos últimos dias, tenho assistido a bons jogos, pelas semifinais do NBB (Novo Basquete Brasileiro). Várias equipes muito boas, com muitos craques em todas elas. E ontem, no quarto jogo da série melhor de cinco que apontará o adversário do Uberlândia na final do campeonato, tivemos outra partida muito boa, no ginásio Lineu de Moura, com o São José recebendo o Flamengo, que garantiria a vaga, se vencesse.
        Assisti ao jogo, pelo SporTV, enquanto pedalava na minha velha bicicleta ergométrica. Valeu a pena, pela qualidade do jogo, que acabou sendo vencido pelo São José, por 96 a 88. Mas foi um jogo lá e cá, e os cariocas chegaram a empatar no último quarto, dando até a impressão de que venceriam. Mas, com uma grande atuação de Jefferson, o São José chegou a igualdade na série (2 a 2) e garantiu o quinto jogo, que sera amanhã no Rio, na Arena da Barra, às 21h45m.

                        Marcelinho Machado (ao centro, de preto) foi o pivô da grande confusão
        Estava tudo muito bonito porém, quando o jogo acabou, o conhecido jogador Marcelinho Machado, do Flamengo e da Seleção Brasileira, resolveu tirar satisfações com Fúlvio, o que acabou gerando uma briga generalizada na quadra. Em imagens recuperadas pela televisão, ficou a impressão de que Marcelinho, que não jogou por contusão,  deu uma cabeçada em Fúlvio, e aí o pau quebrou feio. O pessoal do São José diz que "tudo foi armado para criar um clima hostil para o jogo decisivo".  E até faz sentido, especialmente porque a gente conhece a "manha" dos cariocas. O fato é que o jogo de amanhã, que novamente será mostrado pelo SporTV,  tornou-se um programa imperdível. A previsão agora é de uma partida extremamente tensa. Haja policiamento.

Segundona Paranaense começa amanhã

           Dez clubes vão disputar a partir deste final-de-semana, o Campeonato Paranaense da Segunda Divisão. O certame será aberto amanhã, com rodada-dupla no Estádio do Café. O primeiro jogo começa às 15 horas e marcará a estréia do representante londrinense, o Cincão EC, que receberá o Roma de Apucarana.
 
                          
                                        O Cincão é o legítimo representante de Londrina
           O Cincão, que já deveria estar na Primeira Divisão mas foi injustiçado pelo TJD da Federação Paranaense, inicia hoje sua nova tentativa para chegar à elite. E montou uma boa equipe, que será dirigida pelo técnico Gilberto Papagaio. O provavel time para a estréia terá Serginho; Caio, Bruno Guerreiro, Marcelo, Spice e Bruninho; Casão, Pesão e Rogerinho; Samuele William Tarta.
           O outro jogo colocará frente a frente as outras duas agremiações que têm sede em Londrina, mas que mandarão seus jogos em outras cidades. Junior Team e PSTC jogam a partir das 18 horas. O Junior Team sediará seus jogos em Sertanópolis, enquanto o PSTC atuará durante o certame em Cornélio Procópio. Só não entendi é porque os dois times vão se enfrentar aqui em Londrina, nesta rodada de abertura.
 

O lado feio da festa

         De acordo com o previsto aqui no Blog, surgiram muitas reclamações contra alguns fatos lamentavelmente ocorridos por ocasião do amistoso de anteontem no Estádio do Café. Os jornais de hoje estão cheios de protestos pela falta de estrutura que acabou colocando os torcedores em situações difíceis.
         Parece que os dirigentes do Londrina não aprendem que o torcedor tem que ser o centro das atenções em espetáculos como este. Toda vez que temos um evento mais importante, surgem reclamações de toda a espécie. A coluna de Fiori Luiz, da Folha de Londrina, publica hoje uma lista de coisas erradas que aconteceram mais uma vez no Estádio do Café.
         O pior parece ter sido a situação enfrentada pelas pessoas que ficaram no ridículo espaço reservado para a torcida do São Paulo. Aproximadamente 5 mil pessoas que pagaram ingressos caros tiveram que se acomodar num espaço em que não cabiam mais do que 2,7 mil torcedores. Havia no local crianças e senhoras. Muita gente nem via direito o campo de jogo. Na verdade, temos que agradecer por não ter ocorrido uma tragédia.
        O presidente do Tubarão, Claudio Canuto, declarou à Folha que vai tomar providências, mas disse também que "a cultura do povo também tem que mudar".  Pode até ser, mas a primeira coisa que precisa mudar é a cultura dos dirigentes do clube, que sempre cometem os mesmos erros.
        É preciso, por exemplo, que se pare com essa história de querer saber se as pessoas vão torcer para o Londrina ou para o adversário. São expectadores que pagam ingresso e têm o direito de torcer para quem  quiser. Quer dizer que, as pessoas que torcem  pelo outro time têm que ficar amontoadas naquele canto da arquibancada, sem ter nem para onde correr ?   Que se mude o local destinado às torcidas rivais. Por que não colocá-las lá na curva da ferradura, onde há condições para se fazer uma boa adaptação ?
         A torcida também tem culpa por muitas coisas erradas que acontecem aqui, como as invasões ao final do jogo e a absurda vaia ao Hino do Paraná. Mas os principais erros continuam sendo cometidos pelos administradores, que nem se movimentam para trocar o gramado do Estádio do Café. Como é que ainda vamos querer frazer de Londrina uma sub-sede da Copa do Mundo ?

Pérolas que o Facebook nos traz


      Esta simpática postagem que destacamos hoje foi feita pelo amigo Billy de Paula, uma das melhores pessoas que eu conheço. Recebo a foto deste cusco (é como nós gaúchos chamamos os cães pequenos) como uma homenagem. O bichinho está muito bem pilchado. Graças Tchê.