Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 25 de março de 2015


                   O torcedor é passional mesmo. Ninguém estava aguentando mais o ataque do Londrina. Como Arthur cometeu um ato de indisciplina, ele foi afastado do time e até ameaçado de dispensa. Três dias depois, já tá cheio de gente querendo que Arthur seja perdoado e jogue domingo contra o Atlético.
O PALMEIRAS NÃO GANHA UM CLÁSSICO PAULISTA HÁ DEZ JOGOS, HÁ MAIS DE UM ANO E UM MÊS.  SERÁ HOJE CONTRA O SÃO PAULO ?  

       Do jeito que as coisas estão rolando nas novelas, eu pensei que esta quarta-feira seria marcada por muita "viadagem".  Mas parece que pouca gente sabe que 25 de março é o "Dia Nacional do Orgulho Gay".  Menos mal. Tem tanta coisa mais séria pra gente encarar, não é mesmo ?

            Valdir Espinosa, que já até campeão da América do Mundo como técnico do Grêmio, e que já teve uma passagem ruim pelo Londrina, está trabalhando atualmente nesta nova função de diretor de futebol remunerado, que está na moda agora. Mas continua no "sobe e desce" que sempre marcou sua carreira no futebol.
                Nesta quarta-feira, ele foi dispensado pelo Esportivo de Bento Gonçalves, porque o time da Serra Gaúcha não conseguiu nenhuma vitória no Gauchão e está em último lugar. Caiu o técnico Rodrigo Carpegiani e sobrou também para o Espinosa.

         Por muito pouco esse acidente com o Airbus A320, ocorrido terça-feira nos Alpes Franceses,  não provocou também uma tragédia futebolística. O time do Daukurd FF, da Terceira Divisão Suéca, estava no vôo, voltando de Barcelona para a Suécia. Na última hora, trocou de avião, porque a escala em Dusseldof, na Alemanha, seria muita longa.
        Mais mistérios em novo acidente



               De um ano pra cá parece ter aumentado sensivelmente o número de acidentes aéreos, o que não deixa de ser normal, considerando-se o aumento do movimento de aviões por todo o mundo. Mas o que tem me espantado mais é a dificuldade hoje encontrada pelas autoridades, para descobrir as causas reais destes acidentes.  Muitos deles têm ficado sem uma explicação.  

 
                 Este último acidente, ocorrido nos Alpes franceses, já está envolto por alguns mistérios. É difícil aceitar que um avião moderno de repente pare de se comunicar com a torre de controle e comece a perder velocidade e altitude. A queda era de 18 metros por segundo, segundo a torre. O avião da companhia Germanwings chegou a perder 3.500 pés (1,05km) de altitude por minuto. Uma loucura. Até que em 10 minutos o aparelho sumiu do radar.
              Morreram 150 pessoas de 15 nacionalidades diferentes. A maioria eram alemães e espanhóis. As duas caixas pretas já foram encontradas. Tomara que pelo menos a gente consiga ficar sabendo porque esta aeronave caiu.

Uma boa escolha


          Me agrada a escolha feita pelo prefeito Alexandre Kireeff  para a presidência da Fundação de Esportes de Londrina. Vilmar Caus, mais conhecido como Mazinho, treinador de basquete, é um nome perfeitamente identificado com o esporte da cidade e reúne razoáveis condições para realizar um bom trabalho, dando uma mexida no setor.
          E o diretor técnico será outro nome ligado ao basquete, o Tupã (Elcio Lentini) também com grandes serviços prestados à modalidade. Pelo menos deveremos ter a volta de um bom basquete, mas os dois são acima de tudo verdadeiros desportistas e acredito que as outras modalidades igualmente serão beneficiadas com a entrada deles na FEL.  

GOSTO  DE PACTOS COMO ESTE 


                Ao longo dos anos, acompanhei muito pastos feitos por jogadores, treinadores e dirigentes de futebol. Na maioria das vezes, eles funcionaram, trazendo resultados e consequências felizes. As combinações sempre melhoram o que não está  bom.

                 O mais importante dos pactos que acompanhei foi sem dúvida o famoso "pacto de Goiania" que levantou o Londrina de uma crise sem precedentes, e o levou a condição de terceiro ou quarto melhor time do Brasil, em 1977.

                  As coisas estavam tão ruins que os profissionais viajaram praticamente sozinhos para Goiania, onde o Londrina disputaria duas partidas que "provavelmente" consolidariam a desclassificação do Tubarão. Os dirigentes não queriam nem mais viajar com o time, de tão ruim que ele era.   Foi então que os jogadores se reuniram, liderados pelo experiente Edson Madureira, e firmaram um pacto de vitória. Pois o time venceu os dois jogos de Goiânia, passou à fase seguinte do Brasileiro e ganhou dos grandes times da época, Santos, Flamengo, Corinthians e outros, até chegar chegar às semifinais.

                   É claro que a situação de hoje é bem diferente. Em 77, o elenco tinha muitos jogadores experientes e qualificados, que apenas viviam uma fase de desânimo e apatia. E tinha o grande treinador Armando Renganeschi.  Mas os pactos sinceros (pra valer mesmo) sempre funcionam, e esperamos que este que os jogadores do Londrina firmaram ontem também mude as coisas no time da Cidade. Fica aqui registrado o meu voto de confiança.

O futebol também nos deu um grande cantor 
A  N  C  H  E  T  A  
 
 
 
 
Ontem, tivemos aqui neste espaço uma jogadora de basquete (Simone) que se transformou  
numa das principais cantoras do País.  Pois hoje o cantor vem do futebol. O maior zagueiro da Copa do Mundo de 1970, o líder da Seleção Uruguaia e do Grêmio de Porto Alegre por 9 anos, soltou a voz para se tornar o maior cantor de boleiros do Uruguai. 
A T Í L I O      A N C H E T A


 
Pra quem ainda não se ligou, esse é o mesmo Ancheta, que o Grêmio trouxe do Nacional de Montevidéo para Porto Alegre, no começo da década de 70.  Inclusive, o Inter deu o troco, trazendo o chileno Figueroa, que era o zagueiro do outro grande clube da capital uruguaia, o Peñarol. E os dois fizeram um grande sucesso no Brasil, inclusive atuando juntos pela Seleção Gaúcha, num memorável amistoso com a Seleção Brasileira, em junho de 1972 no Beira-Rio, e que terminou empatado em 3 a 3, perante 107 mil pessoas.
 
Atílio Genaro Ancheta Weiguel nasceu na cidade uruguaia de Florida e está atualmente com 66 anos. Fez nome no futebol, chegando a ser apontado como um dos melhores zagueiros do mundo especialmente logo após a Copa de 70, quando foi o escolhido o melhor da posição. Mas já então era apaixonado por música e sempre solicitado para cantar nas reuniões.

Entretanto, a realização musical veio depois que ele encerrou a carreira futebolística,  em 1981. Começou a cantar profissionalmente e logo foi apontado como o melhor cantor de boleros do Uruguai. Com voz romântica
  e pinta de galã, Ancheta domina o palco com incrível facilidade. Seu repertório privilegia boleros, tangos, salsas e músicas românticas em espanhol e português.
 
Atílio Ancheta é casado com Nadia e pai de Pietro e Samara. Mora no Uruguai, mas também tem residência em Porto Alegre, onde é sempre muito procurado para shows e apresentações. Tenho dois CDs maravilhosos de Ancheta. O primeiro me foi presenteado pelo amigo J.Mateus, que foi quem me contou que o ex-jogador estava fazendo sucesso na música.  Nos dois discos ele interpreta canções lindas, como  Solamente una vez, Perfídia, Tu Me Acostrumbaste,  La Barca, Cachito, Esta tarde Vi Llover, El Reloj, Contigo Aprendi e várias outras. 
Na abertura desta postagem, Ancheta canta o bolero "EL DIA QUE ME QUIERAS".  E noutro vídeo, de dez minutos, fechando a postagem, ele aparece numa entrevista na TV Gaúcha, em Porto Alegre, inclusive cantando pedaços de músicas, sem qualquer acompanhamento e mostrando o seu grande potencial musical.
 

      No Facebook é assim, cada um faz a sua "propaganda". Esta postagem foi feita pela amiga Marlene Dobner, que mora em Campinas-SP