Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A bronca depois do jogo de ontem

         Meio mal explicada esta confusão que ocorreu domingo no Estádio do Café. O Jornal de Londrina diz que os 30 torcedores do Operário (foto) foram provocados pela torcida organizada do Tubarão. É fácil imaginar o que deve ter ocorrido. Com o gol da vitória aos 46 minutos, os pontagrossenses devem ter comemorado e os londrinenses foram pra cima deles. Mas seria absurdo querer brigar contra um pequeno grupo de garotos.
         Dentro do campo, também teve gente que perdeu a cabeça: Wendel, que acertou um adversário e foi expulso. Acho que a Polícia tinha mesmo que proteger a saída do pessoal de Ponta Grossa. É o que o policiamento faz em qualquer estádio do Brasil. Agora, se houve excessos, só pode confirmar quem estava no meio da confusão. Os excessos sempre são ruins.
         Só não estou gostando é de ver bronca toda a vez que o Londrina perde. Um dia é com o árbitro, no outro com a torcida adversária. Daqui a pouco, vamos ganhar fama de violentos. E o píor é que depois quem paga são os jogadores e as emissoras de rádio, que enfrentam o trôco nos jogos fora daqui. Quem faz a confusão aqui, dificilmente aparece lá fora, quando a coisa esquenta. São os famosos "valentes caseiros".

O que as drogas fizeram com Whitney

       O tabloide americano "The Sun", que teve acesso ao relatório final completo dos legistas que fizeram a necrópsia de Whitney Houston, divulgou os assustadores detalhes que levaram a cantora à morte. O que as drogas fizeram com ela é mesmo de assustar.
       Whitney morreu aos 48 anos, em fevereiro último, de afogamento acidental na banheira de um quarto do Hotel Beverly Hilton, em los Angeles, em decorrência do uso de cocaína e de problemas no coração.
        Os legistas encontraram um buraco no septo nasal da cantora, 11 dentes falsos, um furo de agulha em um dos braços, queimaduras, cicatrizes cirúrgicas, cortes e marcas de brigas, quedas e possíveios tentativas de suicídio.
          Quando Whitney entrou na banheira, temperatura da água estava em 66º C. Seis horas depois de sua morte, a temperatura da água ainda era alta, em torno de 33º C. Os médicos supõem que o efeito das drogas era tão forte que a cantora não percebeu o quanto estava quente o banho.
            Os problemas na boca e no nariz também foram apontados como resultado do vício em cocaína. Além de perfurar seu septo nasal, a droga comprometeu seus dentes e sua gengiva, explicando a prótese que ela usava.
             Seu coração igualmente estava comprometido. A capacidade de uma das artérias coronárias estava reduzida a 60% por cento. Por conta do alcoolismo, seu fígado também estava em péssimo estado.
             Resumindo, foram os vícios que acabaram com a vida da chamada "garota de ouro" da indústria musical. Drogas, bebidas e um casamento conturbado com o cantor Bobby Brown mataram Whitney Houston. Não posso entender como é que ainda existe tanta gente mergulhada na cocaína e no alcoolismo.

O cavalo passou 'encilhado', mas...

          A derrota sofrida pelo Londrina, ontem no estádio do Café, deixou muita gente triste. O amigo Fiori Luiz certamente não dormiu esta noite. Os torcedores da cidade já estavam animados, acreditando que o Tubarão chegaria mais longe nesta temporada. O sonho era uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, que agora ficou muito difícil. Só um milagre recoloca o Alviceleste entre os primeiros do Campeonato Paranaense.
          O time levou azar, especialmente no jogo de ontem. O gol do Operário foi tão surpreendente que o narrador da RPC demorou uns 5 segundos (ou até mais) para confirmar que os pontagrossenses tinham encontrado o caminho das redes. A bola ficou quietinha, lá no cantinho.
          Mas não foi só azar, não. Nestes dois jogos em casa, o Tubarão mostrou grande dificuldade nas conclusões. Também acho (e eu já tinha alertado) que o time ficou focado demais naquela bronca com a arbitragem  do jogo com o Coritiba. Deixou de ser o time guerreiro que vinha sendo. E deu no que deu.
           Como bem diz o gaúcho, o cavalo passou 'encilhado", mas o Londrina não montou. Vai demorar para ter outra chance igual, porque o cavalo foi embora.

O nenê Gibão e sua mamadeira

            O Gibão é uma espécie de macaco que nunca ouviu falar da nossa América do Sul. Ele vive na Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar e Tailândia. É feio, mas muito engraçadinho. Aqui, vemos um filhote do primata, que mora no zoológico de Bremen, na Alemanha, e recebeu o nome de Knuppy. Como tem apenas três meses, Knuppy adora a sua mamadeira.
            

Domingo de Páscoa feliz em Pelotas

       Pelo menos no futebol a minha Terra teve um domingo de Páscoa de grande felicidade. Pra começar, o Pelotas foi a Porto Alegre, ganhou do Cruzeiro por 1 a 0 e se classificou para as quartas-de-final da Taça Farroupilha, que é o segundo turno do Gauchão. O "Lôbão" reagiu nas últimas rodadas e, sob o comando do bom técnico Beto Almeida, garantiu o 3º lugar do Grupo 2.
       O adversário do Pelotas nas quartas será a Universidade Canoas, que é dirigida por um velho conhecido dos pelotenses, Rogério Zimmermann, de grandes campanhas como técnico do Brasil. O jogo será em Canoas, no Complexo Esportivo da Ulbra, que tem um gramado muito bom. Será um jogo difícil, mas acho que o meu Pelotas tem boas chances.
       E na Segunda Divisão, os dois pelotenses também conseguiram ótimos triunfos. O Brasil foi a Rio Grande e meteu 5 a 0 no São Paulo(foto). Uma goleada surpreendente do Xavante. E o Farroupilha conseguiu sua quarta vitória seguida: 2 a 1 sobre o Riograndense de Santa Maria. . Os dois estão no Grupo 1 da Segundona, que é liderado pelo Guarani de Camaquã, que soma 21 pontos. O Brasil está em segundo e o Farroupilha em terceiro, ambos com 17 pontos.
         Fico feliz de ver os times da minha terra vencendo.

Michel Teló na parada americana

          O cantor Michel Teló, que canta amanhã na Expô Londrina, está vencendo todos os  limites mesmo. Ele estreou e está se mantendo na principal parada de sucessos dos Estados Unidos. O seu hit "Ai se eu te pego" é a 95ª música da última atualização da Billboard Hot 100. Teló já aparece a frente de astros consagrados nos EUA, como Mary J.Blige e Young Jezzy.
          A parada leva em conta vendas pela Internet e em lojas, além do número de execuções em emissoras de rádio dos Estado Unidos.  Outros brasileiros já haviam conseguido boas posições na parada de albuns da revista, chamada de Billboard 200. São êles os pianistas Sergio Mendes, a banda Sepultura e as cantoras Bebel Gilberto e Céu.

Cruzeiro revive a viagem do Titanic

          O próximo domingo marcará o centenário do naufrágio do Titanic, que colidiu com um iceberg no dia 15 de abril de 1912 e afundou em águas internacionais do Atlântico Norte. Muitos filmes já estão novamente sendo destacados pela televisão. Ontem mesmo, assisti a um documentário bem interessante. Aliás, o assunto é fascinante, embora triste.
           Mas acho que a mais autêntica lembrança do que ocorreu com o famoso transatlântico está sendo  vivida pelos 1.309 passageiros que estão num cruzeiro iniciado ontem. O navio MS Balmoral zarpou ontem do porto de Southampton, na Inglaterra, o mesmo utilizado pelo Titanic para iniciar sua trágica viagem. A rota será a mesma, e o navio foi construido pela Fred Olsen Lines, cuja empresa originária, a Harland and Wolf, construiu o Titanic, em Belfast, Irlanda do Norte.
       Muitos parentes de pessoas que morreram no naufrágio, e de sobreviventes, estão entre os passageiros de agora, ao lado de historiadores e escritores conhecidos. Vários passageiros embarcaram vestidos com trajes da época, como mostra a foto.  Turistas de 28 países estão no MS Balmoral. A passagem por pessoa custou US$9.520.
         O curioso é que, cem anos  depois, o navio gastará dois dias a mais na viagem, porque é menor e mais lento que o Titanic. Durante a viagem, os passageiros poderão assistir a palestras de especialistas em Titanic. E as refeições serão preparadas no estilo dos pratos servidos em abril de 1912. Haverá também um jantar de gala, com o mesmo cardápio servido no navio naufragado.
         Será sem dúvida uma fascinante viagem, embora extremamente mórbida.