Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Paraná arranca sua vaga no fim do jogo

             Foi um sufoco, mas o Paraná Clube conseguiu sua vaga na sequencia da Copa do Brasil. O Tricolor só precisava empatar, mas Rogerinho fez um gol para o Ceará e botou fogo na partida. O empate paranista só veio aos 45 minutos, através de Douglas Tanque. A Vila Capanema explodiu.

 ******  O Botafogo garantiu a sua classificação para a próxima fase da Copa do Brasil com um empate de 0 a 0, com o Guarani, no Engenhão. O Fogão tinha vencido em Campinas, por 2 a 1.

 ****** O Cruzeiro saiu perdendo, mas virou e goleou a Chapecoense, por 4 a 1, garantindo a sua continuação nesta Copa do Brasil.

****** O Fortaleza perdeu nos Aflitos  por 2 a 1,  mas eliminou o Náutico porque havia goleado no primeiro jogo, por 4 a 0.

****** E o Vitória conseguiu a classificação numa virada sensacional. No Barradão, o ABC ganhava por 2 a 0 até os 15 minutos finais. Mas o Rubronegro baiano virou para 3 a 2 e ficou com a vaga.

Corinthians é o segundo melhor

         O Corinthians não conseguiu alcançar o Fluminense, que consolidou sua posição de melhor da Copa Libertadores até aqui. Mas o Timão goleou o Táchira, da Venezuela, agora à noite no Pacaembu, e se garantiu como segundo melhor desta Fase de Grupos, com 14 pontos (um a menos que o Flu).
          O placar de 6 a 0 mostra como fácil a vitória corinthiana. Todo mundo fez gol: Danilo, Paulinho, Jorge Henrique, Emerson Sheik (foto), Liedson e Douglas.
          O Cruz Azul ganhou do Nacional e confirmou o segundo lugar no Grupo 6, com 11 pontos, três atrás do Timão. Nacional-PAR ficou com 4 e Táchira fechou o grupo, com apenas 3 pontos.

Flu garante a vantagem na Libertadores

           O Fluminense derrotou o Arsenal Sarandi, esta noite na Argentina, e garantiu o primeiro lugar entre todas as equipes da Fase de Grupos da Copa Libertadores. O Tricolor conseguiu a liderança do Grupo 4, com 15 pontos, marca que não será conseguida por nenhuma outra equipe disputante. Desta forma, no restante do torneio o Flu decidirá tudo em casa. O segundo jogo será sempre no Engenhão.
            Mas foi um resultado dramático. O Flu vencia tranquilamente com um gol de Carlinhos, aos 34 minutos do primeiro tempo. Mas se acomodou na segunda fase e permitiu o empate do desclassificado Arsenal, que marcou com Aguirre. Correndo atrás de nova vantagem no placar, o time carioca teve um penalti a seu favor, aos 41', num lance em que o goleiro argentino foi expulso. Torres, um jogador de linha, foi improvisado no gol e acabou defendendo o penal, cobrado com enorme displicência por Thiago Neves. Entretanto, aos 47 minutos, Lanzini cruzou e Rafael Moura(foto)  marcou de cabeça: 2 a 1.
           Ainda pelo Grupo 4, em La Bombonera, em Buenos Aires, o Boca Juniors derrotou o Zamora, da Venezuela, por 2 a 0. Bandy e Riquelme marcaram os gols.

Ponte se classifica nos penaltis

          A Ponte Preta, jogando em Campinas, devolveu agora à noite a derrota que havia sofrido em Goiania, para o Atlético Goianense, e acabou se classificando nos penaltis para seguir na Copa do Brasil. A Macaca venceu por 2 a 1, mesmo placar imposto pelo Atlético no Serra Dourada. Wendel e Renato Cajá marcaram os gols campineiros, enquanto Marcão fez para o time goiano.
          Nos penaltis, muitas cobranças erradas, mas no final deu Ponte, por 4 a 3. Na próxima fase, o adversário do Alvinegro campineiro será o São Paulo. Serão dois jogos, com o primeiro no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Coitado do nosso craque Neymar

           Não acredito que a televisão espanhola faça com Lionel Messi o que a Rede Bandeirante fez com o nosso maior craque atual, Neymar, na última segunda-feira. Levaram o garoto ao CQC, programa de baixíssimo nível que a Band apresenta no fim de noite. Fizeram o garoto dançar "Eu quero Tchu, Eu quero Tcha", entraram na sua vida íntima e até obrigaram o menino a jogar basquete.
          Neymar foi inteligente para escapar das situações mais constrangedoras e educado até demais para responder as perguntas idiotas feitas pelos três palhaços que comandam o programa. Teve até que beijar a careca de Marcelo Tas, um dos comandantes da palhaçada. No final, deram ao jogador do Santos uma galopsita, um pássaro que tem um topete parecido com o dele.
              Não é a toa que o CQC tem menos de metade da audiência do "Pânico na TV", que também é um programa de extremo mal gosto. Acho que os responsáveis pela carreira de Neymar não deveriam levá-lo a programas como este.

O Barça é o mesmo de janeiro de 2010

               Tenho discretamente contestado a esmagadora maioria que entende que o Barcelona é um time invencível, a melhor equipe do mundo em todos os tempos e outras coisas mais. E vi meu ponto de vista reforçado no jogo de agora há pouco, pela fase semifinal da Liga dos Campeões da Europa, em que o poderoso Barça foi derrotado pelo disciplinado time do Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0, em Stamford Bridge.
              Insisto na afirmação de que o Barcelona nunca será sequer parecido com o que foi o Santos da Era Pelé. E reafirmo que trata-se de um belo time, o mais bem armado do momento, e que tem no elenco o melhor jogador da atualidade, o argentino Lionel Messi. E podem parar por aí. O Barça não é mais do que isso
                         Esse gol de Drogba valeu mais que toda a posse de bola espanhola
             Pergunto aos ardorosos torcedores do time catalão: de que adianta uma equipe ter mais de 70 por cento de posse de bola e perder o jogo ? Não foi o que aconteceu hoje ? Aliás, esta história de posse de bola só serve para enganar a torcida. As vezes, chega a ser uma arma burra, como na partida desta tarde. A posse exagerada de bola do Barcelona só ajudou o Chelsea a segurar o 1 a 0, gol de Drogba, nos acréscimos do primeiro tempo.  Quantos minutos preciosos perdeu o time de Guardiola trocando passes ? Os ingleses até incentivaram isto. Deixaram Messi & Cia tocar a bola e só ficaram esperando. Só entravam na jogada quando os espanhois começavam a se aproximar da área. O Chelsea foi muito mais inteligente.
             Também acho que na partida de terça-feira próxima, em Barcelona, deverá ser diferente. Mas muito mais pelo fator campo e torcida. Querem saber o que eu penso ? O Barcelona continua sendo aquele mesmo time que, em janeiro de 2010, tocou, tocou, tocou a bola e perdeu por 1 a 0 para o Internacional de Porto Alegre, na decisão do Mundial, no Japão.

Por que foi menos gente à Expô Londrina ?

        Uma carta do engenheiro mecânico Antonio Ricardo Pacheco, publicada hoje (18/4) pela Folha de Londrina, me chamou a atenção. Especialmente quando ele afirma que as bebidas vendidas pelos barraqueiros no Parque foram compradas obrigatoriamente da organização da Exposição, que repassava os produtos, já que só ela podia comprar dos fabricantes ou distribuidores. Segundo Antonio, este repasse pode ser esta a explicação para o preço de uma cerveja/refrigerante, que foi de R$ 5. Mas isso é um absurdo. Se os comerciantes já pagam pelos espaços de suas barracas, por que ainda tem que comprar os produtos de quem organiza a Feira ?
          Também o preço do estacionamento (R$ 20) foi alvo de muitas reclamações. O fato é que, em termos de público,  a Feira foi um fracasso, em relação a anos anteriores. Apareceu muita gente para ver os shows, e parece que os leilões conseguiram bons resultados. Mas curtindo a exposição em si foi um número reduzido de pessoas. Que pena. Ou será que a Sociedade Rural não quer mais o povão no seu Parque ?
          A Expô Londrina sempre foi motivo de orgulho da cidade, e tem que continuar sendo. Mas as denúncias precisam ser apuradas, porque se estes absurdos continuarem ocorrendo, a tendência é de vermos a festa caindo cada vez mais. A Feira não pode ser um motivo para exploração do povo londrinense.

O maior de todos os erros

        Dispensa, volta atrás, confusão total. A tal da SM Sports está perdidinha da vida, ao que tudo indica. O pior é que pessoas que não merecem acabam sendo prejudicadas. É o caso do goleiro Danilo (foto) que, vejo nos jornais, corre o risco de perder a posição e ficar desmoralizado, simplesmente porque "levou um gol de goleiro".  Quem levou aquele gol em Apucarana foi o Londrina, não foi o Danilo. Mesmo porque, quem rever o video do lance constatará que, depois que a bola quicou, a ação do Danilo ficou muito prejudicada. A bola procurou o ângulo, na verdade foi um golaço.
        Mas o que me causa espanto é o que diz o técnico Tencatti, que pretende avaliar a situação do Danilo e que pode haver mudança na posição. Será o maior de todos os erros que a SM Sports (o Londrina já não tem mais nada com isso) está cometendo nesta sucessão de equívicos.
         Quero deixar claro que não conheço pessoalmente o Danilo e não tenho procuração para defendê-lo. Mas não posso ignorar que ele foi o melhor jogador do Tubarão em todo esse campeonato, e que não merece ser exposto às criticas.
         Além de tudo que foi colocado aqui, há um outro aspecto. É uma burrice desvalorizar um jogador que certamente já vinha despertando a atenção de outros clubes. Afinal, ele chegou a ficar 505 minutos sem levar um gol, durante o Paranaense. É um grande goleiro, poderia ser negociado por um bom dinheiro. Se tirarem o rapaz do time e responsabilizarem-no pelo "gol de goleiro" ele estará queimado.  Tirem esse técnico despreparado, mas deixem o goleiro Danilo no time.