Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Finalmente, começa a Série C

       Depois de uma longa espera e muitos prejuízos, finalmente vai começar a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Quatro jogos abrem a competição neste sábado à tarde: Madureira x Brasiliense, no Rio; Santo André x Chapecoense, no ABC Paulista; Vila Nova x Oeste-SP, no Serra Dourada; e a estréia do Tupi de Juiz de Fora, que subiu como campeão da Série D 2011 e vai estrear em casa, contra o Duque de Caxias-RJ.
        No domingo teremos mais seis jogos. Lamentavelmente, o Estado do Paraná não tem representante classificado para a disputa da Série C.

Galo já vendeu 800 camisas

         Ronaldinho Gaúcho é mesmo carismático. Vinte e cinco dias depois de sua chegada a Belo Horizonte, o Atlético  Mineiro já vendeu, só em suas lojas oficiais,  mais de 800 camisas personalizadas do jogador, com o número 49 nas costas. E ele jogou apenas uma partida em BH. Cada camisa custa R$ 209,90.
         Os ambulantes também já estão tirando vantagem da chegada de Ronaldinho. Perucas, máscaras e até dentes semelhantes aos do jogador foram amplamente vendidos, antes do jogo com o Náutico. Cada objeto custa R$ 5.

Balotelli & Romarinho, as surpresas

       O futebol está sempre nos trazendo novidades. E a semana tem duas especialíssimas. Dois jogadores que decidiram jogos semifinais importantes, na Europa e na America do Sul. Ambos têm 21 anos e são "marrentos".

        Mario Barwuah Balotelli, centroavante da Seleção Italiana, fez os dois gols que colocaram a Itália na final da Eurocopa 2012. Um negrão grande, de 1m88 de altura e 80 quilos, que calça chuteira 45 e tem uma bomba no pé direito.
         Balotelli tem origem ganesa. Seus pais vieram para a Itália, onde ele nasceu no dia 12 de agosto de 1990, em Palermo. Os pais o abandonaram no hospital e ele fui cuidado pelos médicos até completar dois anos. Foi então adotado pela família Balotelli. Ganhou pai, mãe, dois irmãos e uma irmã. E seguiu sua vida até ingressar no futebol.
         Alternou momentos promissores com sucessivas confusões. Jogando na Inter de Milão brigou com o famoso técnico Mourinho, que o criticava pelo pouco empenho nos treinamentos. Um dia, após uma vitória sobre o Barcelona, jogou a camisa da Inter no chão e saiu xingando os torcedores.
          No Manchester City, da Inglaterra, já brigou com meio mundo. Este envolvido em várias ocorrências policiais. Pra falar a verdade, acho que ele é meio maluco.  Cara e jeito de louco ele tem.

          Romário Ricardo da Silva, o Romarinho que salvou o Corinthians da derrota, quarta-feira na Argentina, também teve um duro início de vida. Pra começar, nasceu numa cidade de 11 mil habitantes, que se chama Palestina e fica perto de São José do Rio Preto. Noventa e nove por cento dos brasileiros nem sabiam que este lugar existia.
          Ele nasceu no dia 12 de dezembro de 1990. Também é negro, mas não tem cara nem jeito de louco. É até um guri simpático, que gosta de cabelos enrolados em cachos. E que está dando uma sorte danada para azer gols.
          Parece ser um bom menino, mas pelas reações demonstradas após esses primeiros gols famosos já dá mostras de ser realmente "marrento". Se continuar brilhando, vai ser duro aguentá-lo daqui a pouco tempo. O responsáveis por sua carreira precisam cuidar muito dele. É evidente que não está preparado para chegar tão rápido a um sucesso desse tamanho.

Não vai ser fácil armar nosso basquete

         Marcelinho Huertas, Alex, Marquinhos, Anderson Varejão e Nenê. Foi com esta formação cheia de estrelas que a Seleção Brasileira de basquete iniciou o jogo que decidiu o Torneio Internacional Eletrobrás, encerrado ontem na cidade paulista de São Carlos. O Brasil derrotou a Grécia por 78 a 71 e ficou com o título, perante 3 mil torcedores.
          Assisti pela televisão, para ver como estamos para as Olimpíadas. Confesso que não fiquei satisfeito. É verdade que a Grécia tem uma das melhores equipes da Europa, mas eu esperava mais do Brasil. Acho que o técnico argentino Rubén Magnano vai ter que quebrar muito a cabeça, para escolher a melhor formação brasileira. O time terminou o primeiro tempo perdendo por 39 a 36 e, como sempre ocorre, só se firmou mesmo depois da entrada de Marcelinho Machado ( o Marcelinho do Flamengo). Guilherme Giovannoni e Tiago Splitter também mostraram que merecem lugar na equipe.

          Houve um momento em que Magnano(foto) perdeu as estribeiras, depois de tantas bolas perdidas infantilmente. Dentro da quadra, Huertas e Varejão também discutiram por questões táticas. Vamos ter muitos problemas até os Jogos Olímpicos.
           Antes de chegar à decisão do torneio com os gregos, os brasileiros venceram a Nova Zelândia (99 a 69) e a Nigéria (104 a 65). Os  próximos jogos de preparação serão em Buenos Aires e em Foz do Iguaçu, onde Magnano possivelmente definirá a lista dos 12 que vão a Londres.  Depois desta etapa, o Brasil ainda realizará testes de preparação nos Estados Unidos e na França.
            Temos um grupo forte, pela primeira vez completo. Mas não será fácil definir o estilo de jogo mais adequado para a equipe. E  já se pode perceber que o jogo "jogo de vaidades"existente no grupo é grande. Tem muito peixe grande junto. Magnano terá que ter mão muito firme, para não perder o controle.

    

Ronaldinho contra o Grêmio, no domingo

         Desde que deixou o Grêmio, em 2001, para jogar no Paris Saint-Germain, Ronaldinho Gaúcho provoca alvoroço toda a vez que retorna a Porto Alegre, para jogar. E neste domingo ele estará novamente em sua terra, e para enfrentar o clube que o revelou para o futebol. O jogo Grêmio x Atlético Mineiro está marcado para às 18h30m, no Estádio Olímpico. E a torcida gremista já está se preparando para "recepcioná-lo adequadamente".
           Mas Ronaldinho garante que não está "nem um pouco preocupado" com o reencontro com os tricolores. Agora vestindo a camisa do Atlético Mineiro, ele diz: "Para mim não tem lado negativo. Será apenas mais um jogo contra uma equipe forte, que está bem no campeonato."
            Aliás, Ronaldinho mostra-se mudado, desde que chegou a Belo Horizonte. Não fala sobre o Flamengo e desvia-se de todo o tipo de polêmica. Pelo menos até aqui, não surgiu nenhum comentário sobre possíveis "incursões noturnas". Parece que Ronaldinho não quer saber de baladas. Vamos ver se isso dura muito tempo.

Boca treina para a decisão

          O Boca Juniors descansou ontem, mas hoje já está treinando para o segundo e decisivo jogo da final da Copa Libertadores. Os jogadores se reapresentaram ao técnico Júlio Cesar Falcioni na Casa Amarilla, centro de treinamento do clube, localizado ao lado do Estádio La Bombonera.
          Com o Campeonato Argentino já encerrado, Falcioni (foto) poderá aproveitar todo o final-de-semana para fazer os últimos ajustes no time. Ele acha que o Corinthians voltará a priorizar a defesa e porisso quer seu time "mais solto" em São Paulo.
           "Tenho certeza de que será uma partida muito parecida com a que tivemos aqui em La Bombonera. Seguramente, o Corinthians vai jogar fechado. E nós vamos pra cima deles" - diz Falcione.
            A delegação do Boca vem segunda-feira para São Paulo, para se ambientar com o clima da decisão. A concentração deverá ser feita no Hilton Hotel, na região do Morumbi.

Força, Nilton Goes !

       Ontem, fui visitar o amigo Nilton Goes, internado no Hospital Evangélico com problemas de coluna. Felizmente, ele já está deixando o hospital, praticamente recuperado. Logo estará voltando ao microfone esportivo da Rádio Brasil Sul, com suas opiniões fortes.
       Nilton, que está com 72 anos, exerceu muitas atividades em Londrina, quase sempre ligadas ao esporte. Jogou futebol, foi dirigente, comentarista esportivo e especialmente treinador de futsal, conseguindo muitos títulos para a Cidade. E, sobretudo, um bom amigo. Torço por sua total recuperação.