Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 16 de janeiro de 2016

Glória Pires internada as pressas

     A atriz Glória Pires "deu um susto na torcida" neste sábado. Passando férias em Salvador, com o marido, cantor Orlando Morais, e os filhos Bento e Antônio, Glória sofreu uma violenta crise de coluna. Precisou ser internada as pressas e não tem condições de  viajar para retornar ao Rio. Está proibida de viajar.

A luta continua difícil. Hoje foi a Internet !

           Continua complicado viver vem Londrina nestes últimos tempos. Chuva demais, tremores, queda de pontes e, a cada dois ou três dias, problemas com a Internet. Hoje mesmo fiquei boa parte do dia com o computador parado.

Só falta esses 'caras' virem pra cá

        O Brasil está tão castigado de mosquitos, aranhas, tubarões e outros bichos, que é capaz desses 'caras' resolverem vir pra cá também. Falo dos gafanhotos que estão devorando as plantações argentinas desde agosto/setembro. E não tem Fiscalização de Fronteira que segure essa turma.





     CURTA AS NOTÍCIAS
    DO CARNAVAL 2016               

 


                

    Por todo o Brasil já há folia nas ruas das cidades mais importantes, que mantem a mais alegre festa popular do nosso País, o CARNAVAL !  Nas grandes cidades têm carnaval mesmo. Ficam de fora aqueles que não fazem questão de ser felizes !


*****     Em Porto Alegre, o Carnaval foi simbolicamente aberto nesta sexta-feira à noite, com o prefeito José Fortunati entregando a "chave da cidade" ao Rei Momo e sua Corte, nas escadarias da Prefeitura Municipal. O chefe do Executivo explicou que recebeu pressão de alguns setores que, em nome da crise atual, queriam a suspensão da festa. "Fiz questão de manter o Carnaval, porque não se trata apenas de uma festa, mas de uma atividade cultural que movimenta a cidade como um todo" - disse Fortunati.
             Em seguida, aconteceu a tradicional "Descida da Borges", na qual os foliões e todo o povo descem em ritmo carnavalesco a Avenida Borges de Medeiros,  a mais importante da capital gaúcha, abrindo o Reinado de Momo. Desfilaram as escolas de samba "Império do Sol", "Estado Maior da Restinga" e "Bambas da Orgia". A animação na entrega da chave foi total, como se observa na foto abaixo.



 
*****   No Rio o samba e as marchinhas já estão nas ruas, na abertura oficial do pré-carnaval, que está sendo realizada na Praça Harmonia, na zona Portuária. Onze blocos de rua oficiais estão abrindo a festa momesca.
              O povo está nas ruas e por toda a Cidade Maravilhosa existe movimentação carnavalesca. A região portuária e o centro da cidade, na Avenida Getúlio Vargas e na Rua da Alfândega, o panorama é este da foto.



CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                             " A S    R O S A S   N Ã O     F A L A M "

                                                           C  a  r  t  o  l  a


                    


Neuza Urquiza Correa de Moraes (foto) é uma amiga muito querida e de muitos anos. Viúva de um ótimo amigo que eu tive, o saudoso dr. Lamartine Moraes. Quando perguntei a Neuza qual era a sua música preferida, ele nem precisou pensar pra responder: "AS ROSAS NÃO FALAM, DO CARTOLA".
 
 
"AS ROSAS NÃO FALAM" é mesmo uma canção inesquecível,  escrita pelo talentoso sambista da Mangueira, "CARTOLA", num destes lances do cotidiano que todos vivemos. A história é bonita.
Um dia, Dona Zica, a esposa de Cartola ganhou umas mudas de rosas e resolveu plantá-las no seu jardim. Algum tempo depois, ela ficou  extasiada com a quantidade de rosas que haviam desabrochado. Foi correndo chamar Cartola e perguntou :
"Vem ver, Cartola ! Por que é que nasceu tanta rosa assim ?"
E o mestre Cartola apenas sorriu e respondeu: "Não sei Zica. As rosas não falam."
 

 
Mas a frase ficou remoendo na cabeça do poeta. Dia e noite ele pensava naquilo.  Não deu outra: Cartola pegou então o violão, e a música brotou quase que imediatamente. Faltavam três dias para ele completar 65 anos. E disse a todos que a canção foi o presente de aniversário que Deus lhe deu.  Cartola passou a ser chamado de "Poeta das Rosas".
 
  
E a história teve sequência. Passados alguns dias, o compositor e cantor Paulinho da Viola estava apresentando o seu programa na TV Cultura de São Paulo, que mostrava pessoas ligadas à música, principalmente sambistas ligados às Escolas de Samba, quando foi visitado por Cartola. De repente, no meio do programa, Cartola interrompeu e pediu para apresentar uma de suas composições. Paulinho autorizou, mas ele mesmo tomou a iniciativa de pegar o violão e cantar :
 
Bate outra vez / Com esperanças o meu coração / Pois já vai terminando o verão / Enfim ...
 
Volto ao jardim / Com a certeza de que devo chorar  / Pois bem sei que não queres voltar  / Para mim...
 
Queixo-me à rosas, mas que bobagem / As rosas não falam / Simplesmente as rosas exalam / O perfume que roubam de ti...
 
Devias vir / Para ver os meus olhos tristonhos / E quem sabe sonhavas meus sonhos / Por fim !
  
 
 
Angenor de Oliveira era o nome completo de Cartola, que nasceu no Bairro do Catete, no dia 11 de outubro de 1908. Viveu a infância nas Laranjeiras, mas acabou sendo adotado com "filho da Mangueira". Desde cedo pegou gosto pela música, tornando-se na opinião de muitos, "o maior sambista da história da música brasileira.".
Aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão. Cresceu e virou um cantor, compositor e violonista de reconhecido talento.
 
A mudança de Laranjeiras para a  Mangueira ocorreu por extrema dificuldade financeira dos pais, que cuidavam de numerosa família. Mas foi lá na favela que Cartola acabou encontrando a felicidade, no convívio com Carlos Cachaça e com outros bambas, que o colocaram no mundo da boemia, da malandragem e do samba.
 
 
Os sambas de Cartola se popularizaram em vozes ilustres, como Araci de Almeida, Carmen Miranda, Francisco Alves, Mário Reis e Silvio Caldas.
Seus maiores sucessos foram mesmo "As Rosas não Falam" e "O Mundo é um Moinho".  Mas ele deixou também outras belíssimas canções, como "Acontece", "O Sol Nascerá"(com Elton Medeiros), "Cordas de Aço", "Quem me vê Sorrindo" (com Carlos Cachaça), "Alvorada" e "Alegria", entre outras.
 
 
 Cartola tinha apenas o curso primário. Aos 15 anos, com a morte de sua mãe, abandonou os estudos.
Houve uma época em que arranjou um emprego de servente de obra. Foi quando passou a usar um chapéu-coco para se proteger do cimento que caía de cima. E os colegas de trabalho imediatamente começaram a chamá-lo de "Cartola".
 
 
 Ele foi o autor do primeiro samba da Mangueira, que se chamou "Chega de Demanda". No final da década de 70, Cartola mudou-se de Mangueira para uma casa em Jacarepaguá. E no dia 30 de novembro de 1980, aos 72 anos de idade, Cartola morreu !
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
AS MELHORES DO FACEBOOK

                  Só mesmo o querido amigo Luiz Victor Val Myszkowski pra nos mostrar que realmente os alagamentos têm as suas compensações !