Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 25 de novembro de 2012

Vettel campeão. Foi meio na marra

        Houve de tudo no GP do Brasil. Meio na marra, inclusive como uma ultrapassagem irregular sobre o japonês Kobayashi, Sebastian Vettel é o tricampeão mundial de Fórmula 1.  Na corrida, ele foi o sexto, mas Fernando Alonso deixou Jenson Button levar a vitória. O segundo lugar não foi suficiente para o espanhol,  que terminou o campeonato 3 pontos atrás do campeão. Mas Vettel teve muitos méritos, porque rodou na primeira volta, ficou em último e ainda foi buscar o título.
       Parece que a gente da Fórmula 1 andou fazendo algum curso com o pessoal do futebol.  A modalidade está cheia de malícia, com regras discutíveis e muita malandragem, suspensões, punições e decisões arbitrárias. Está ficando nojento de assistir.

 
       Felipe Massa fechou bem o ano, chegando em terceiro. Mas Bruno Senna nem terminou a prova. Chuva vai, chuva vem, o título ficou com quem mais mereceu. Michael Schumacher se despediu com um sétimo lugar. Mas não faz mal, porque ele deixou outro alemão para comandar a F1 por muitos anos.

"Pérolas" que o Facebook nos traz

       
           A gozação do pessoal do Facebook continua forte. Hoje sobrou para os corinthianos, como se observa pela postagem doThiago Scalassara.

O, O, Ô, o Furacão voltou !

         É muito bom saber que o futebol paranaense voltará a ter dois representantes na Série A do Brasileirão. Um ano depois de ter sido rebaixado, o Clube Atlético Paranaense recuperou ontem a sua vaga na elite nacional. No Ecoestádio Janguito Malucelli, o Furacão levou um sufoco do Paraná Clube, mas conseguiu segurar um empate de 1 a 1 e ficou com a terceira colocação da Série B, com 71 pontos.
         Os rubronegros da Capital enlouqueceram, promovendo uma grande festa no estádio e depois pelas ruas da cidade. Mas foi dramática a conquista da vaga. O jovem zagueiro Cleberson fez 1 a 0 no primeiro tempo, porém o Paraná Clube empatou logo aos 8 minutos do segundo tempo, com gol do ex-corinthiano Anderson, e veio pra cima, tentando a virada. A foto abaixo mostra bem como foi a pressão contra o goleiro Weverton.

    
           Para deixar as coisas ainda mais difíceis, o artilheiro atleticano Marcelo errou um penalti que pderia ter assegurado a vitória. E aí os paranistas aumentaram ainda mais a sua pressão. No último minuto, Cleberson  evitou o gol que eliminaria o Furacão, salvando de cabeça sobre a linha fatal.
           No final do jogo, uma explosão de alegria. Vejam como foi dramática, a conquista da vaga:  Atlético, Vitória-BA e São Caetano terminaram empatados, com 71 pontos.  Como tinha o menor número de vitórias, o São Caetano ficou em quinto lugar e não sobe. Já o Vitória perdeu no saldo de gols para o Atlético, mas se garantiu em quarto, com a última vaga.
             O Brasileirão voltará a ter Atletiba, em 2013.

Goiás é o campeão da Série B

          Com cerca de 40 mil pessoas no Estádio Serra Dourada, o Goiás não decepcionou, ganhando de virada do Joinville, por 2 a 1 e  conquistando o título da Série B do Campeonato Brasileiro. Os catarinenses abriram o placar através de Lima, aos 18 minutos, mas Walter logo empatou para os goianos. O gol da vitória e da confirmação do título foi marcado por Iarley.
          O Goiás chegou ao título com 78 pontos, cinco a mais do que o Criciuma, que só empatou com o Avaí, por 1 a 1 e teve que se contentar com o vice-campeonato, somando 73 pontos.

Futebol paulista foi muito mal

        A maior decepção da Série B Nacional, encerrada ontem, foi a participação dos clubes paulistas. O São Caetano,  que era a grande esperança dos bandeirantes, não conseguiu subir para a Série A, ficando em 5º lugar.
        Além de não ter nenhum representante entre os quatro que conseguiram o acesso, o futebol paulista ainda teve dois clubes rebaixados para a Série C: o Guarani, que foi o 18º colocado, e o Grêmio Barueri, que ficou na lanterna da competição, com apenas 7 vitórias em 38 jogos disputados. Os outros dois clubes que cairam foram o CRB de Alagoas (17º) e o mineiro Ipatinga, penultimo colocado, com 31 pontos.
        Os outros dois representantes paulistas também fizeram um mal campeonato. O Bragantino  foi  o  14º classificado com 44 pontos, e o Guaratinguetá ficou em 16º, escapando por um ponto do rebaixamento.
         A participação do futebol paranaense pode ser considerada boa. O Atlético sobe para a Série A, com o terceiro lugar, e o Paraná Clube termina a competição em 10º lugar, com 52 pontos.