Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 12 de maio de 2012

Se ganharem amanhã, brasileiras vão a Londres

        O Pré-Olímpico de Vôlei Feminino termina nesta domingo e São Carlos. A Seleção Brasileira que até agora venceu todos os jogos e não perdeu nem um set, é favorita para derrotar as peruanas, ganhar o título e garantir seu lugar nos Jogos Olímpicos de Londres.
        Na semifinal de hoje, o Brasil eliminou a Venezuela, vencendo por 3 a 0, com parciais de 25/14, 25/15 e 25/23. As brasileiras não vem cumprindo grandes apresentações, mas mostraram-se sempre superiores, derrotando o Uruguai, a Colômbia e agora a Venezuela. Só uma grande "zebra" tira o Brasil de Londres.

Paraná Clube vence em Maringá

     O Paraná Clube continua com toda a corda no Campeonato Paranaense da Segunda Divisão. Especialmente agora, que foi eliminado da Copa do Brasil, o Tricolor da Vila Capanema começa a utilizar os jogadores que só vinham sendo escalados na competição nacional. Vários deles enfrentaram o Grêmio Maringá, agora há pouco no Estádio Willie Davids, na Cidade Canção, onde os curitibanos derrotaram o Grêmio Maringá, por 2 a 1.
      Mas foi um jogo difícil para o Paraná, que só abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo, com gol de Igor. Na segunda fase, o Grêmio veio pra cima e empatou, aos 28', com Rogerinho. Mas seis minutos depois, Luizinho fez o gol da vitória paranista.
       O Paraná permanece em Maringá, onde volta a jogar segunda-feira, contra o outro representante maringaense, o Grêmio Metropolitano. E, dois dias depois joga em Rolândia, contra o Nacional. O Tricolor está fazendo uma verdeira maratona.
  

Punido, Hamilton perde a pole

       Por ter realizado uma manobra ilegal para voltar aos boxes com o volume mínimo permitido, Lewis Hamilton acabou sendo punido e perdeu a pole-position que havia conseguido na pista. Com isso, vai largar em último. O venezuelano Pastor Maldonado, que havia sido o segundo colocado, "herdou" o direito de largar na frente, no GP da Espanha de amanhã

Saudade de 'seo' Umberto D'Addario

            Na última quarta-feira, fez um ano que Umberto D'Addario nos deixou. E as pessoas que realmente gostam do Londrina e conhecem a história do clube, sentem a sua falta. 'Seo'Umberto, que veio da Itália em 1951, foi o contador do saudoso Jaci Scaff e seu braço direito na administração do Tubarão. Fez de tudo no clube.
            Ainda me lembro dele comandando as eleições do LEC, que naquele tempo não tinha gestor ou parceiro.  Eram os sócios e conselheiros que tocavam o clube e o levavam à grandes conquistas, até mesmo a nível nacional. D'Addario também fez muito pelo esporte amador da cidade, como diretor da Liga de Futebol de Londrina. O esporte londrinense sente a sua ausência.

Não mudou nada na Fórmula 1

                 Tudo continua mais ou menos do mesmo jeito na Fórmula 1. Foi o que se viu hoje cedo, no treino que definiu o grid de largada para o GP da Espanha, marcado para amanhã e manhã. Só não está rigorosamente do mesmo jeito porque o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, surpreendeu e fez o segundo melhor tempo.
                 No mais, o de sempre: Lewis Hamilton (foto) o primeiro, Alonso o terceiro, Grosjean o quarto, Kimi Raikkonen o quinto, e os brasileiros lá no fim da fila. Felipe Massa larga em 17º e Bruno Senna em 18º. A diferença dos nossos pilotos para Hamilton foi de mais de 2 segundos por volta. E sabe o que eles alegaram ? Culparam o tráfego encontrado na pista, quando tentavam suas voltas rápidas. Será que eles querem pista livre só pra eles ?  São dois "pixotes" mesmo.

O "velho" Durval Weigert nos deixou

           Passei batido, e só ontem fiquei sabendo da morte do professor Durval Adolar Weigert, ocorrida no último dia 25 de abril. Durval era um velho e bom amigo, com sua voz rouca e sua paixão pelo esporte. Tive uma ligação próxima com ele, durante o tempo em que foi treinador do time de basquete do Monções Esporte Clube. Gente muito boa, o Durval.
           Curitibano, formou-se em 1960 pela Universidade Federal do Paraná e jogou basquete pelo Atlético Paranaense. Veio para o Norte, inicialmente para Assaí, onde conheceu Maria Conceição, que viria a ser sua esposa. Em Londrina, foi um dos fundadores do curso de Educação Física da UEL. E nunca se desligou do esporte. Morreu aos 79 anos, cuidando de suas orquídeas. Deixou esposa, dois filhos e seis netos.  Que descanse em paz !

Minotauro dançando ? Só vendo

            Começa amanhã uma nova fase do quadro "Dança dos Famosos" no programa do Faustão, com a presença de gente de várias áreas. Além dos atores da Globo, vão competir nomes conhecidos da música, da moda e do esporte.
         Gente ligada à moda ou a música certamente se dá bem dançando.Mas para o lutador de MMA Minotauro certamente não será fácil rebolar na pista. E ainda com o Faustão fazendo gracinha em cima ?  Essa eu estou pagando pra ver.
            

A nova Gabriela está ainda melhor

      Só por esta foto, publicada hoje pela Folha de Londrina, já se pode imaginar o sucesso que a atriz Juliana Paes vai fazer,  interpretando Gabriela no remake da novela que vem vindo aí. Depois do estouro de Sônia Braga, achei que seria difícil encontrar outra estrela capaz de reviver a fantástica personagem criada por Jorge Amado. Mas aí está Juliana, em grande fase. Ela vai matar a pau. A nova "Gabriela"estará  no ar em menos de dois meses.

Ademir Lobo premiado pela ACEP

             Leio na página de Oswaldo Militão, na Folha, que o reporter Ademir Lobo, da Rádio Paiquerê AM, foi premiado pela nossa ACEP (Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná) como  "melhor reporter esportivo do rádio paranaense", por grandes trabalhos nacionais e internacionais nos últimos 20 anos.
             O Lobo é mesmo um grande reporter. Brilhou desde jovem. Imaginem agora, com a experiência de muitos eventos internacionais. Estive com Ademir em Copa do Mundo e Copa América, e sei que ele trabalha junto à Seleção com a mesma descontração e naturalidade com que encara as coisas aqui da cidade. Um prêmio merecido. Parabéns, Lobão !