Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vem aí um dia de 25 horas

              Daqui a pouco começa o dia mais comprido do ano, que vai durar 25 horas. É que amanhã, quando a meia-noite estiver chegando, todo vamos atrasar nossos relógios em uma hora. É o final do horário de verão, que desagrada a muita gente, mas que pra mim é excelente.
               Desde o dia 16 de outubro estamos vivendo com os relógios adiantados. Foram 133 dias. Aqui no Paraná a estimativa é de que economizamos cinco por cento. Todos vamos notar que, a partir de domingo, as noites chegarão mais cedo. Tem quem goste.

Cianorte tem a minha torcida

          O Londrina joga domingo, no Estádio do Café, com o Rio Branco, mas o que realmente me interessa nesta última rodada do primeiro turno é torcer pelo Cianorte, no jogo com o Arapongas, no Estádio dos Pássaros. Será muito bom ver um time do Interior ( e de uma cidade que não é tão grande) jogar pelo título do primeiro turno do Campeonato Paranaense. Neste domingo "sou Cianorte desde pequeninho"

           Que trabalho esse que o jovem treinador Paulo Turra(foto) está fazendo a frente do time do Leão do Vale do Ivaí. Invicto há dez jogos, com sete vitórias e três empates. Tem o artilheiro do campeonato (Henrique) e o melhor ataque do campeonato. Em casa ou longe dela, sempre mostra força e vontade de ganhar. É o time que a torcida de Londrina queria ter, podem acreditar. O Arapongas que me perdoe, mas vou torcer sim, pela força do Interior Paranaense na atualidade.

Será que veio cair aqui no Maranhão ?

     Na segunda-feira, milhares de norte-americanos que moram na Carolina do Sul viram objetos luminosos cruzando os céus e apostaram que se tratava de discos voadores. Todos se assustaram porque um dos objetos explodiu, "fazendo a terra tremer", segundo depoimentos das pessoas. Cientistas  apressaram-se em dizer que certamente seriam meteoros em pedaços. Ficou sem explicação.
      Agora, aqui no Brasil surge a informação de que na quarta-feira foi encontrada uma esfera metálica com cerca de um metro de diâmetro, que caiu no município de Anapurus, no Maranhão. As características do objeto mostram que ele esteve no espaço. Pode ser um pedaço de um satélite ou, quem sabe, de um disco voador.


        Cientistas estão dizendo que deve ser um pedaço de um foguete francês. Mas eu pergunto: não seria parte dos supostos discos que assustaram o povo da Carolina do Sul ?

A Festa que não houve

           Voltei agora há pouco da Igreja, onde assisti a missa pela alma do meu saudoso sogro Victório Scalassara, que hoje estaria completando 100 anos. Como Deus resolveu tirá-lo do nosso convívio (ontem fez 5 meses) só nos resta rezar por ele e relembrar os grandes momentos que Vô Victório sempre nos proporcionou.
            Fico imaginando como ele estaria hoje, comemorando o seu centenário. Ele já estava pensando nisso há um ano atrás, quando fez 99 anos. Mas não adianta chorar. Temos é que agradecer por sua presença entre nós, durante 99 anos e 7 meses. São poucos os que conseguem viver tanto. E com tanta felicidade.

Em São Paulo, continua o perde-ganha

        O Campeonato Paulista 2012 continua sem chamar a atenção do Brasil. Com um turno muito longo (19 rodadas), o certame está na contra-mão dos certames dos outros grandes estados, que  vivem dias decisivos no primeiro turno.
         Ontem,  o Palmeiras mesmo jogando no Pacaembu, não conseguiu derrotar o Oeste, de Itápolis(foto), ficando no empate de 1 a 1. Mazinho (de penalti) deu vantagem ao time do Interior, mas Maikon Leite empatou no segundo tempo.
         Nos outros jogos de ontem, o Guarani confirmou a boa fase e fez 2 a 0 no XV de Piracicaba, no Brinco de Ouro. E a Catanduvense perdeu em casa, para o Guaratinguetá, por 3 a 1. Os cinco primeiros são Corinthians (23), Guarani (22), Palmeiras (21), Santos (18) e São Paulo (18).

Definidos os semifinalistas gaúchos

               Na quarta-feira, Grêmio e Caxias já haviam garantido vaga nas semifinais da Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão. Ontem, surgiram os outros dois semifinalistas. O Novo Hamburgo, com um gol de penalti marcado por Juba, despachou o Lajeadense, por 1 a 0. E o outro classificado, é o Juventude de Caxias, que fez 3 a 1 no Veranópolis, com gols marcados por Jardel, Zulu(foto)  e Jonatas Belusso, descontando Eduardinho.

                As semifinais serão realizadas no final de semana. Em Novo Hamburgo, domingo às 19 horas, o time local recebe o Juventude. A outra partida será em Caxias do Sul, onde o Caxias vai enfrentar o Grêmio, na estréia de Wanderley Luxemburgo. Este jogo está marcado para às 16 horas.

Morre Pery Ribeiro, um dos melhores

             No último dia 30 de janeiro, marcado pelo "Centenário de Herivelto Martins", comentei aqui que seu filho Pery Ribeiro era um dos cinco melhores cantores brasileiros. E até lamentei que ele estivesse sendo esquecido pela mídia. Pois hoje, todo mundo vai falar de Pery, porque lamentavelmente ele nos deixou esta manhã, aos 74 anos, vítima de enfarte. Estava internado para tratar de uma endocardite, mas nem assim mereceu destaque no noticiário, nos seus últimos dias de vida. Casado há 20 anos com a empresária Ana Duarte, deixa dois filhos. Morreu Vila Izabel.
              Filho de Herivelto e Dalva de Oliveira, Pery gravou canções geniais, mas o simples fato de ter sido o primeiro a cantar "Garota de Ipanema", em 1963, já justifica sua inclusão na história da música brasileira. Esteve presente em todos os grande momentos da Bossa Nova, mas também fez trabalhos especialíssimos, cantando músicas de Taiguara, de Adelino Moreira e de outros compositores. E ele foi também um ótimo compositor. É o autor, inclusive, de "Não Devo Insistir", música gravada por sua mãe, Dalva de Oliveira.
             Entre seus grandes sucessos estão "Samba de Verão", "Barquinho", "Rio", "Você",  "Manhã de Carnaval", "Samba de Orfeu" e muitos outros.
               Pery deixa um enorme vazio na nossa música. Mas os discos dele que possuo, me possibilitarão matar a saudade de sua voz doce e afinada. Foi um dos melhores cantores do Brasil.

Flu e Vasco decidem a Taça Guanabara

                 O Fluminense ganhou, ontem à noite no Engenhão, o direito de enfrentar o Vasco na decisão da Taça Guanabara. O Tricolor ganhou do Botafogo nos penaltis, depois de um empate de 1 a 1 nos noventa minutos de poucas ações ofensivas. O time dirigido por Abel Braga mereceu. Só não ganhou o jogo porque Jeferson, goleiro do Botafogo, mostrou porque tem que ser o titular da posição na Seleção Brasileira.  Mas Diego Cavalieri, arqueiro do Flu, nas cobranças de penaltis também teve grande atuação. Elkeson abriu o placar para o Fogão; Leandro Euzébio empatou a partida.
          Na quarta-feira, o "vilão" da noite foi Deivid, que perdeu um gol feito para o eliminado Flamengo. Ontem, foi a vez do uruguaio Loco Abreu "enterrar" o Botafogo, perdendo o quinto penalti. Antes, Lucas (Bota) e Jean (Flu) já haviam desperdiçado suas chances.
                  A decisão da Taça Guanabara (1º turno do Campeonato Carioca) será domingo, também no Engenhão, a partir das 17 horas. O vencedor já estará garantido na grande final do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

É dia de abraçar o Capucho !

             Abro as postagens do dia, mandando um forte abraço a um amigo muito especial. Falo do jornalista, escritor, poeta, compositor e empresário Nelson Capucho, que hoje está aniversariando. Não conheço uma pessoa sequer que não goste do Capucho. Pode ser que exista, mas eu não conheço. Capucho é também uma espécie de "padrinho" do nosso Blog. Com sua Londrix, ele tem nos "empurrado" muito para frente.
        O lado menos conhecido do Nelson Capucho é o de compositor. Pois eu tive a felicidade de fazer com ele algumas parcerias musicais, que não foram devidamente divulgadas mas figuram no meu arquivo especial de coisas importantes. Muito obrigado por tudo, Amigo. E meus parabéns.