Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ELIMINATÓRIAS
Brasil não jogou mal. Mas perdeu




              Não dá pra afirmar que  a Seleção Brasileira foi uma completa decepção. Mas com inteira justiça foi derrotada pelo Chile por 2 a 0, esta noite no Estádio Nacional de Santiago, permitindo a quebra de um tabu que já durava 15 anos.
 
               Pra mim, o Brasil começou a perder  quando zagueiro David Luiz se machucou, aos 35 minutos do primeiro tempo.  Dunga errou, colocando Marquinhos, que não tem bola pra jogar na Seleção. Foi inclusive o culpado maior do primeiro gol chileno, aos 27' do segundo tempo, quando permitiu que Vargas se antecipasse  e chutasse. E o segundo gol veio em ritmo de "linha de passe" do ataque andino, com Alexis Sanchez praticamente entrando com boa e tudo.
 
             O time de Dunga esteve melhor do que na Copa América, também disputada no Chile, mas ainda tem muitas deficiências. Por exemplo: continuo sem ver o tal Douglas Costa jogar o que dizem que ele joga. Sem Neymar, não dá pra apostar nesse time. O Chile chutou duas bolas na trave, fez dois gols e mereceu ganhar. Menos mal que agora terá a chance de se reabilitar, em casa contra a Venezuela.

 ELIMINATÓRIAS
 Argentina também perdeu. E em casa



            Como já se previa, estas Eliminatórias Sul-Americanas serão mesmo complicadas. Não apenas o Brasil perdeu no Chile hoje. Também a Argentina foi derrotada pelo Equador. E jogando em Buenos Aires. O placar foi o mesmo da derrota brasileira: 2 a 0
 
            Com um gol de Erazo, zagueiro do Grêmio, os equatorianos fizeram 1 a 0 e, logo em seguida, chegaram ao segundo gol, com Caicedo. Tudo isso nos últimos 15 minutos da partida. Pior para os argentinos, que estão sem Messi e agora terão enfrentar o Paraguai, terça-feira em Assunção.
 
A classificação após a rodada de abertura: 1º - Uruguai, Chile, Equador, Colômbia e Paraguai, com 3 pontos. 2º - Venezuela, Brasil, Argentina, Bolívia e Peru, com zero.                      
ELIMINATÓRIAS
Zagueiro venezuelano "entrega" no fim



 
           Pra mim foi surpresa. Não acreditava que a Venezuela  perdesse para o  Paraguai em Puerto Ordaz. Mas o zagueiro Viscarrondo (nº 4 na foto) falhou bisonhamente, aos 40 minutos do segundo tempo, e deu o gol de presente para o guarani Derlis González marcar. Final Paraguai 1 a 0, fora de casa.
 
            O time venezuelano  será o próximo adversário do Brasil, terça-feira em Fortaleza. Pelo futebol apresentado hoje, a Venezuela não será um adversário tão difícil, como a princípio se esperava.
ELIMINATÓRIAS
Uruguai e Colômbia já venceram





                        Os dois primeiros jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa 2018 já terminaram. O melhor resultado foi do Uruguai, que jogou fora de casa e meteu 2 a 0 na Bolívia, em plena altitude de La Paz. Cáceres abriu o placar aos 10' do primeiro tempo. Na foto, com o número 22, ele aparece comemorando. E o zagueiro Godin (de cabeça) sacramentou a vitória charrua, marcando o segundo, aos 27 minutos da fase final. Depois, o boliviano Torrico foi expulso
   
 
                        E a Colômbia, jogando em casa, na cidade de Barranquilla, também ganhou de 2 a 0. O Peru até ameaçou, mas acabou derrotado. Téo Gutierrez (de cabeça) fez 1 a 0 no primeiro tempo. E Cardona marcou o segundo, no último minuto da partida, disputada com 32º de temperatura.

         O "Bicho Amigo" nos traz esta semana o 
                 B  E  M -  T  E  - V I
             
                   

       Ele é o 26º convidado deste quadro semanal que invade o "Mundo dos Animais"

                                     Em determinadas épocas do ano, é praticamente impossível acordar no Brasil e não ouvir o canto de um BEM-TE-VI.  Já era assim quando os índios era os donos da nossa terra. Eles chamavam o Bem-te-vi de Pituã, Pitaguá ou Puintaguá. O nome variava de uma região para outra.
                                      Já na Argentina, ele é conhecido por Bichofeo, Vinteveo e Benteveo. E os bolivianos o chamam de Frio, enquanto na Guiana Francesa seu nome é "Quiquivi".
                               

                                    O fato é que existe Bem-te-vi em pelo menos estes 27 países: Brasil, Argentina, Bermudas, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Ilhas Malvinas, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Georgia do Sul, Sanduiche do Sul, Suriname, Trinidad Tobago, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. E' UMA AVE TÍPICA DA AMERICA LATINA
                              


                   O nome científico é Pitangus sulphuratus.  O Bem-te-vi caracteriza-se principalmente pela coloração amarela no ventre e uma listra branca no alto da cabeça preta. Um Bem-te-vi mede cerca de 23,5 centímetros, e seu canto trissilábico reproduz as sílabas "BEM-TE-VI", dando nome popular a espécie.

                                       Constrói seu ninho com pequenas ramas de vegetais em galhos de árvores geralmente bem cerradas. É um ninho diferente da maioria dos passáros, pois tem uma forma fechada e esférica, com entrada pela lateral.
                                        A reprodução ocorre de setembro a dezembro. As fêmeas botam de 3 a 4 ovos e a incubação ocorre em 17 dias.
                                         O Bem-te-vi é insetívoro, devorando centenas de insetos diariamente. Mas também come frutas como bananas, maçãs, mamões, laranjas, pitangas e várias outras. É um terrível  predador de abelhas e ígualmente come minhocas, pequenas cobras, lagartos e peixes.   Nas zonas urbanas, é um esperto ladrão de ração de cachorros, gatos e outros animais de estimação.


      Segundo as                        autoridades que controlam as espécies animais, a população do Bem-te-vi varia entre 5 a 50 milhões no mundo todo.
 
UM DIA DE GRANDE FUTEBOL


      Quem gosta mesmo de futebol, hoje vai ficar por conta da largada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa 2018. Começa no meio da tarde, com Bolívia x Uruguai, passa por Colombia x Peru  e Venezuela x Paraguai, um pouco mais tarde. Depois vem Chile x Brasil, às 20h30m. E por fim, será a hora de rever a Argentina, no duro compromisso com o Equador. Não saio de perto da TV.
 
 
             A mãe dele foi uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos: Elis Regina. O pai ainda é o nº1 do País, como pianista e arranjador: Cesar Camargo Mariano. Sua irmã é a grande cantora Maria Rita. E ele ainda é sobrinho de Lena Mariano, esplêndida cantora e violonista que fez sucesso na noite londrinense, trabalhando no meu inesquecível "Cantinho", bar que dirigi nos bons anos 70. É claro que ele só poderia vir a ser esse grande intérprete dos tempos atuais.

                          P E D R O     M A R I A N  O 

                   


 
                                      Com todo esse pedigree, PEDRO MARIANO tinha mesmo que se tornar esse bem sucedido cantor que é hoje.  Pra confirmar o seu talento é só ouvir o vídeo acima, no qual ele interpreta "PODE SER", linda  canção de Jorge Vercilo, que é um dos sucessos deste verdadeiro "filho da música".
                            Bem que ele chegou a tentar a carreira de arquiteto, mas as previsões de sua mãe, feitas quando ele era ainda bem criança, prevaleceram. "Pedrinho vai ser cantor" - previu Elis.
 
 
                      Pedro Camargo Mariano nasceu em São Paulo há 40 anos atrás. Foi o segundo filho de Elis e o primeiro dela com Cesar Camargo Mariano. Além de Maria Rita, Pedro é irmão do instrumentista Marcelo Mariano e da produtora Luisa Camargo Mariano. E ainda é meio-irmão do produtor João Marcello Bôscoli, filho de Elis com seu primeiro marido Ronaldo Bôscoli.
 
                       Pedro Mariano é casado com a empresária Patrícia Fano. Os dois são pais de Rafaela, nascida em 2007.
 
                           Pedro canta MPB. Começou cantando em shows da escola e gravando jingles. Chegou a ganhar um prêmio de revelação em um FestValda.
                           A primeira gravação veio em 1995, no projeto "João Marcello Bôscoli & Cia", lançado pela Sony Music. E daí em diante  passou a figurar com  intérprete de primeira linda da MPB.
 
 
                          Algumas interpretações de sucesso de Pedro Mariano foram: Acredite ou não,  Ventos do Norte,  Noite do Prazer,  Como Nossos Pais,   Triste,  As curvas da Estrada de Santos,  Pro dia nascer feliz,  Lua pra Guardar,  Encontros Amargos,  Preciso Dizer que Te Amo,  A Medida da Paixão  e  Beijo Partido.  
 
                          Destaque para o trabalho que lançou em 2002 junto com seu pai Cesar Camargo Mariano (foto) em CD e DVD: "Piano e Voz". Algumas faixas incríveis, como Deixar Você,  Dupla Traição,   Caso Sério  e a ótima  "Se eu quiser falar com Deus".  Na realidade, vale muito a pena conhecer o excelente trabalho de PEDRO MARIANO. Confira
 
 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK


                            Adorei o bom espírito da amiga Miriam Luz, de Goiânia. Nem sei se ela é gordinha, mas por sua postagem já sei que tem ótimo senso de humor. Parabéns !