Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A chegada de Love e a decepção dos bolivianos

                    Teve de tudo na apresentação de Wagner Love à torcida do Flamengo, hoje na Gávea. O Artilheiro do Amor cumpriu a promessa e veio de trancinhas com fitas vermelhas, abraçou a presidente Patricia Amorim, jogou beijos para a torcida e, depois, chorou durante vários minutos, visivelmente emocionado por estar voltando ao seu time de coração. Mas, na verdade, havia mais reporteres no local do que torcedores rubro-negros.
                     Enquanto isso, na Bolívia, a imprensa local estampou toda a sua decepção pelo futebol apresentado por Ronaldinho Gaúcho, contra o Real local.  O "El Deber", jornal de La Paz, disse que "Ronaldinho Gaúcho não é mais aquele jogador de antes."  E salientou que "nenhum jogador do Real Potosi procurou Ronaldinho para trocar de camisa." 
                      "A presença de Ronaldinho passou despercebida" - destacou o "El Diário", que atacou também o goleiro Felipe: "Ele passou insegurança ao soltar bolas chutadas de longe. Felizmente para o Flamengo, não havia nenhum atacante boliviano nos lances."
    

Paulista e Mogi Mirim entre os grandes

              Corinthians e São Paulo já ganharam os dois jogos que disputaram até aqui pelo Paulistão, mas dois "pequenos" - Paulista e Mogi Mirim  - estão ao lados deles, igualmente com seis pontos. O Mogi meteu 3 a 0 no Guarani, ontem à noite, com a presença nas arquibancadas do presidente Rivaldo, que está de malas prontas para jogar no Kabuscorp, do futebol angolano.  Hernane marcou mais dois gols e já é o artilheiro do Paulistão, com 4 gols em dois jogos. O outro foi anotado por Roni.

                                            Alan Kardec festeja o segundo gol, contra o Ituano
Na outra partida de ontem, Alan Kardec salvou o Santos, marcando dois gols e virando o placar contra o Ituano, que vencia com gol de Keyton Domingues. Ainda sem os titulares, o Peixe voltou a assustar sua torcida, mas desta vez conseguiu vencer.         

Caxias lidera o Gauchão

             Concluída a segunda rodada do Gauchão, o Caxias é o único time com 100% de aproveitamento e seis pontos conquistados, aparecendo como lider do Grupo 2. No Grupo 1, Juventude e São Luiz lideram, com 4 pontos.
             A grande decepção está sendo o Internacional, que perdeu de novo, ontem à noite. E foi no Beira Rio, para o modesto Cerâmica de Gravataí, caçula da Primeira Divisão. O Colorado voltou a fazer "gracinha", botou um time sub-23 em campo e levou 2 a 1. No domingo passado já havia sido derrotado pelo Avenida, de Santa Cruz do Sul, por 2 a 0, jogando igualmente sem os seus principais jogadores.
              Mal também está o meu Pelotas. Vi o jogo com o Juventude, ontem pelo pay per view. Três a zero para os caxienses. O Pelotas trouxe dois uruguaios e um africano, mas é o último colocado do Grupo 2. Na foto, o centroavante Zulu comemora o primeiro gol  do Juventude. Ele fez dois contra o Pelotas e assumiu a artilharia do Gauchão, com 3 gols.

Isso sim, é uma boa vantagem

                   Os jogos de ida da Pré-Libertadores já foram todos realizados, e o Peñarol do Uruguai é o clube que garantiu a maior vontagem para o jogo da volta. Ontem à noite, no Estádio Centenário de Montevideo, goleou o Caracas, da Venezuela, por 4 a 0, podendo perder até por três gols de diferença na casa do adversário.
           O brasileiro João Pedro (foto), ex-jogador do Atlético Mineiro  fez um gol.  Os outros três foram anotados por Freitas, Zalayeta e Estoyanoff.   Mas o começo do jogo foi difícil, e o goleiro uruguaio Carini pegou um penalti quando ainda estava zero a zero. O jogo da volta será no dia 2 de fevereiro.
           O outro time que ficou em situação confortável após a primeira partida foi o Arsenal, da Argentina, que na terça-feira meteu 3 a 0 no Huancayo, do Peru. Os outros resultados dos jogos de ida foram  Real Potosi (BOL) 2 x Flamengo 0,  Inter 1 x Once Caldas (COL) 0,  El Nacional(EQU) 1 x Libertad (PAR) 0 e Union Española (CHI) 1 x Tigres (MEX) 0.   

Ilha de Marajó está na próxima novela das seis

                Os primeiros 18 capítulos da novela  "Amor, Eterno Amor",  que a Rede  Globo vai estrear em março, prometem encantar o Brasil, mostrando a Ilha de Marajó. É a primeira vez que uma trama se passa no Pará. Vamos ver de perto  igarapés, seringais, praias fluviais e lagoas do estado paraense, muito pouco explorado pela televisão. Será a nova "novela das seis" da emissora.
                                       Na estação das Docas, em Belém do Pará, as primeiras gravações da nova novela        
     
         A novela conta a busca de uma mãe (Ana Lúcia Torre) por seu filho (Gabriel Braga Nunes), que foi morar na pequena Viula dos Milagres, em Marajó. No elenco estão também Letícia Persiles, Caio Manhente, Júlia Gomes, Denise Weinberg, Osmar Prado, Carmo Dalla Vecchia, Carol Castro, André Gonçalves, Andréia Horta, Vera Mancini,  Raphael Viana, Erom Cordeiro, Daniela Fontan, Pedro Paulo Rangel e outros nomes conhecidos.
         Amor, Eterno Amor é uma novela de Elizabeth Jhin. A direção é de Rogério Gomes

Celulares de SP terão 9 dígitos

              Os efeitos do exagerado aumento do número de celulares no Brasil são sentidos a cada dia. Hoje, por exemplo, o Diário Oficial da União publica um aviso da Anatel, dando conta de que a partir do dia 29 de julho, em todos os telefones móveis da zona metropolitana de São Paulo (capital a alguns municípios com registro na área 11) será acrescido o nono dígito. O objetivo é ampliar os recursos de numeração dessa área.
                É incrivel como o uso de aparelhos celulares está espalhado por todos os cantos. Até poucos anos, só se via aparelhos móveis nas grandes cidades. Hoje, na zona rural quase todo mundo tem celular, proporcionando imagens como a da foto acima.
             

As estatuetas mais famosas do mundo

           As célebres estatuetas do Oscar, pelas quais astros e estrelas do cinema brigam anualmente, são até hoje fabricadas artesanalmente num estabelecimento de Chicago. É assim desde 1982, quando a empresa R.S.Owens começou a fabricar troféus de luxo, como os Oscar, os MTVG  Music Awards e os Emmys. E a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood faz questão de conservar esse processo de fabricação artesanal, devido a sua qualidade.
          A China fabrica a maior parte dos troféus de hoje em dia, por um preço muito menor. Mas a Academia  quer evitar problemas que ocorreram com outros troféus. No ano passado, por exemplo, o "Globo de Ouro" ganho pelo ator norte-americano Robert De Niro, não pode ser levado  para a entrevista coletiva de imprensa, porque a estatueta perdeu a cabeça. "A parte de cima caiu", disse De Niro, todo sem jeito.
          A confecção de um Oscar é demorada e trabalhosa, começando com uma liga de metal derretido na forma de duas grandes gotas de água de estanho, e colocada delicadamente para esfriar. Depois, vem o corte de excessos e o polimento, que exigem 40 longas e delicadas horas de trabalho.
          Uma vez retiradas as imperfeições, a estatuetas (com a forma tão característica de um cavaleiro com o queixo quadrado, de peito largo onde apoia uma espada ) são mergulhados numa fusão de cobre, níquel, prata e ouro 24 quilates. Vem em seguida uma nova sessão de polimento e uma demão de laca. Finalmente, os troféus são dispostos com delicadeza, por mãos treinadas e enluvadas, sobre o seu pedestal maciço.
           No passado, um lote de 55 estatuetas do Oscar foi roubado, algumas semanas antes da festa de entrega. Mas a R.S Owens colocou seus empregados trabalhando dia e noite, para conseguir em apenas 10 dias realizar o trabalho que normalmente é feito em seis semanas. E outras estatuetas foram produzidas.
          Em 2012, o Oscar será entregue no dia 26 de fevereiro, em Hollywood.

As finais do Tenis na Austrália

              O Aberto da Austrália  já tem suas finais definidas. Amanhã, a russa Maria Sharapova decide o título feminino, a bielorussa Victória Azarenka. A previsão é de um jogo dificílimo, sem qualquer favoritismo. Hoje cedo foi decidido o título feminino de duplas, com a vitória das russas Vera Zvonareva e Svetlana Kuznetsova (foto), que derrotaram as italianas Sara Errani e Roberta Vinci, por 2 sets a 1.

       No masculino, como se previa, o título será decidido pelo espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic, domingo cedo, numa reedição deste que tem sido o mais importante confronto dos últimos meses. Acho que desta vez Nadal tem melhores condições de tentar quebrar a hegemonia do número 1 do mundo. Mas Djokovic é apontado por muitos catedráticos com o favorito para sair da Austrália com mais este título de Grand Slam. Sua vitória na semifinal, sobre o inglês Andy Murray, foi dramática: 3 a 2, com 6/3, 3/6, 6/7, 6/1 e 7/5. O desgaste provocado por este jogo, pode pesar na final em favor de Nadal.