Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Um Galo valente e um monte de pipoqueiros

      .Fechamos mais uma semana de Copa Libertadores. E fechamos mal. O São Paulo perdeu para o fraco Arsenal Sarandi, que só conseguiu quatro pontos até agora, todos um cima do Tricolor. Empatou em São Paulo e venceu na Argentina. Neste jogo de ontem, ainda tivemos um vexame do veterano zagueiro Lúcio, que foi substituído e se revoltou contra a decisão do técnico Nei Franco. Nem ficou no banco de reservas. Arrancou logo as caneleiras e se mandou para o vestiário. Que "papelão" para um campeão mundial. Só quero ver se a diretoria do São Paulo vai ter "peito" de puni-lo.
Mas o São Paulo perdeu e ficou enrolado na tábua de classificação, embolado com o próprio Sarandi e o The Strongest, com quem terá que jogar na próxima partida, lá na Bolívia. E depois, provavelmente terá que ganhar do Atlético Mineiro em São Paulo, para se classificar

                                    O vibrante Atlético Mineiro é nossa maior esperança

       Na verdade, o único grande representante brasileiro até aqui está sendo o Galo Mineiro, que é o melhor time da competição até agora, único com 100% de aproveitamento, quatro vitórias em quatro jogos. Na quinta-feira, virou um jogo difícil lá na Bolívia, contra o The Strongest, por 2 a 1. Os outros brasileiros têm pipocado em alguns jogos.
        O Corinthians está perto da classificação, com 7 pontos, mas ainda não ganhou fora de casa, empatando com o San José e perdendo para o Tijuana. E o próximo jogo também será longe de São Paulo, contra o Millonários da Colômbia, que joga suas últimas chances nesta partida. Para um campeão mundial, a campanha do Timão não é lá estas coisas.  
       Já o campeão brasileiro Fluminense ainda não está garantido para a próxima fase, embora seja o lider do Grupo 8. É que Grêmio e Caracas estão apenas um ponto atrás, e o próximo jogo do time de Abel será em Porto Alegre, contra os gremistas. No mesmo dia, o Caracas joga em casa com o Huachipato. Dependendo dos resultados destas duas partidas, o Fluminense vai para a última rodada (em casa contra o Caracas) ocupando apenas a terceira colocação e tendo que ganhar de qualquer jeito.
         Mas o Grêmio é ainda mais pipoqueiro. A derrota desta semana, lá em Caracas, foi vergonhosa. Ganhava de 1 a 0 e simplesmente assistiu os venezuelanos virarem o jogo. O lance do segundo gol do Caracas mostra bem como está o Tricolor Gaúcho. O zagueiro Cris não fez nada para impedir que Farias empurrasse a bola para as redes. No futebol de antigamente, certamente alguém diria que Cris tinha "vendido"o jogo.  E tem o seguinte: cheguei a conclusão de que, embora seja um bom técnico, Vanderlei Luxemburgo não tem condições de dirigir equipes gaúchas, porque não sabe armar um "time guerreiro". E todos sabem que foi assim que o futebol do Rio Grande do Sul escreveu uma história gloriosa. Acho que o Grêmio não vai ganhar nada com o Luxa de treinador.
         E do Palmeiras não se pode esperar nada. Time fraco, técnico fraco, diretoria omissa e torcida que só sabe dar porrada. O Verdão é um autêntico time de Segunda Divisão do Brasil. Está na Libertadores de intrometido. Sua classificação está muito difícil.

Pérolas que o Facebook nos traz


      Hoje voltamos a postar mais uma mensagem da série "Coisas que o Gaúcho Fala", que estão no Facebook por iniciativa do primo Apodi Dourado. E vocês sabem: nós gaúchos, sempre temos razão !

Fórmula 1 cada vez mais sem graça

         A temporada 2013 de Fórmula está começando e, para nós brasileiros, cada vez mais sem graça. Com apenas um piloto do Brasil, coisa que a gente não via há 42 anos, o interesse diminui sensivelmente por aqui. Principalmente porque esse único brasileiro é Felipe Massa, um piloto decadente que, na verdade, nunca passou de promessa. Em outras palavras, não temos nenhuma chance de vibrar nesta nova temporada. É como ver Barcelona x Real Madri pela televisão. Não sei como ainda tem gente que consegue ver esse jogo, que não nos diz nada.
 
                     
 
        O favorito é novamente o alemão Sebastian Vettel (foto), que ainda hoje deu mais um banho no treino. A Red Bull deve faturar de novo, pois continua com os melhores carros da F1. Com Vettel e Mark Webber, a equipe leva total favoritismo.
          A maior novidade da temporada me parece ser o inglês Lewis Hamilton correndo pela Mercedes, depois de seis anos de McLaren. E a Ferrari aposta tudo em Fernando Alonso, para quem Felipe Massa deverá bater palmas o ano inteiro.
           O campeonato terá 19 etapas e, para espantar ainda mais os brasileiros, o GP da Austrália de domingo começa às 3 horas da madrugada, por causa do fuso horário. Estou fora desta. Vou ver o teipe, quando acordar.