Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Na volta do Café, refletor pegou
 fogo e o Tubarão foi eliminado




       Um gramado muito bonito e uma casa com nova cara. Mas a noite de reabertura do Estádio do Café não foi nada boa para o Londrina. Os primeiros problemas ocorreram antes mesmo da bola rolar. Um começo de incêndio num dos refletores, atrasou o inicio da partida (transmitida em rede nacional por três emissoras) em 18 minutos. E quando  o jogo começou, logo deu pra ver que o Tubarão não conseguiria segurar o Cruzeiro. 

       Com um gol de Bruno Rodrigo(foto, nº4) de cabeça, aos 22 minutos, e outro de Henrique, aos 36', num chute de fora da área, o time mineiro acabou com a tesão da torcida londrinense, abrindo dois gols de vantagem, o suficiente para eliminar o jogo da volta e tirar o Tubarão da Copa do Brasil : 2 a 0. O jogo teve 2.732 pagantes.

      Sem marcação a frente da zaga, com Matheus muito lento e Paulinho jogando muito mal, o Londrina fez um péssimo primeiro tempo, principalmente porque Itamar e Zé Rafael nada fizeram no ataque. E no segundo tempo, o técnico Tencati acabou de estragar, mexendo mal na equipe e mantendo o ridículo centroavante Itamar até o fim.
TENIS
Teliana eliminada em Roma

        Não deu para a pernambucana Teliana Pereira nesta terça-feira, pela segunda rodada do Premier de Roma. Medindo forças com a espanhola Carla Suárez, ela teve poucas chances contra a cabeça de chave número 8 e acabou eliminada da competição com uma derrota em sets diretos, definida com parciais de 6/1 e 7/5, depois de 1h28m de confronto. Teliana foi nitidamente inferior em quase todo o jogo.

    Apesar da eliminação, a número 1 do Brasil não vai deixar o Foro Itálico de cabeça baixa. Teliana conquistou no torneio sua terceira vitória na temporada e com a campanha nesta semana pode até ganhar nove colocações no ranking, saltando da atual 90ª colocação para a 81ª. 



  O Cruzeiro que
pega o Londrina    

                            Ainda sem escalação oficial definida para o jogo de logo mais no Estádio do Café, o Cruzeiro trouxe de Belo Horizonte os seguintes jogadores:

 Goleiros: Fábio, Rafael e Lucas França. 

Zagueiros: Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Léo. Laterais: Fabrício Bruno e Lucas. Meio-campistas: Alex, Allano, Ariel Cabral, Bruno Ramires, Bruno Nazário, Elber, Federico Gino, Henrique, Lucas Romero, Marciel, Matías Pisano e Sánchez Miño. Atacantes: Douglas Coutinho e Willian.

                  A partida Londrina x Cruzeiro, pela Copa do Brasil, começa às 21h30m.
  Confira aqui a lista dos 
   melhores do Gauchão




                  Os melhores do Gauchão 2016 foram premiados na noite desta segunda-feira na sede da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. O Internacional, hexacampeão estadual, dominou o time dos craques - eleito por jornalistas em votação - com cinco jogadores e o técnico da seleção do campeonato, além do craque do certame. O Grêmio teve apenas dois atletas entre os vencedores. Além da dupla Grenal, apenas Juventude e São José "pegaram lista", também com dois jogadores cada.
                        O "Prêmio Bucha", oferecido ao gol mais bonito do Gauchão, ficou com Marcos Paraná, do Brasil de Pelotas, pelo gol contra o Internacional no Beira-Rio na penúltima rodada da fase classificatória. Paraná desbancou o gol de "coice" de Lincoln, do Grêmio, contra o Ypiranga, e o do volante Walace, também do Grêmio, contra o Juventude.
                             O pelotense Jean Pierre Lima venceucomo melhor árbitro. Confira a lista completa:
Goleiro: Fábio (São José). Zagueiros: Paulão (Internacional) e Geromel (Grêmio).Laterais: Helder (Juventude) e Artur (Internacional).Volantes: Walace (Grêmio) e Fernando Bob (Internacional). Meias: Hugo (Juventude) e Andrigo (Internacional). Atacantes: Heliardo (São José) e Vitinho (Internacional).O técnico escolhido foi  Argel Fucks (Internacional).
Craque: Andrigo (Internacional). Revelação: Brenner (Juventude). Dirigente: João Lock (São José). Goleador: Heliardo, oito gols (São José). Prêmio Bucha: Marcos Paraná (Brasil).  Troféu Fair Play: Sport Club Internacional.
TENIS
Brasileiros brilham na França



            As estreias dos brasileiros André Ghem e Rogério Silva no challenger de Bordeaux, nesta terça-feira, aconteceram de forma semelhante. Ambos encararam convidados da casa na primeira rodada e igualmente os derrubaram em sets diretos, gastando pouco tempo para avançar na competição.
         
           Ghem (foto) foi o primeiro a entrar em quadra, levando 1h10m para derrubar o francês Maxime Janvier com parciais de 6/3 e 6/4. Na segunda rodada, o experiente gaúcho de 33 anos terá pela frente o norte-americano Jered Donaldson, que na estreia deixou pelo caminho o holandês Thiemo de Bakker, cabeça de chave número 8.

         Sétimo mais bem cotado, Rogerinho teve ainda mais tranquilidade do que o compatriota para superar seu primeiro obstáculo no torneio. O paulista arrasou o francês Tristan Lamasine com o placar final de 6/1 e 6/2, em apenas 57 minutos de confronto. Ele espera agora pelo vencedor do duelo entre o colombiano Alejandro Falla e o quali francês Calvin Hemery.

          Rogerinho ainda terá mais uma partida pela frente nesta terça, estreando na chave de duplas ao lado do também paulista João "Feijão" Souza, eliminado na primeira rodada do quali. Os dois medirão forças com os convidados da casa Albano Olivetti e Tristan Lamasine, este último vítima do número 2 do Brasil em simples. 

         Além de Ghem e Rogerinho, nosso Paísl conta com o cearense Thiago Monteiro na chave. Ele também vai estrear nesta terça, fechando o dia na quadra central em mais um duelo entre Brasil e França. O canhoto de Fortaleza terá a árdua missão de encarar o cabeça de chave número 3 Adrian Mannarino, atual 72 do mundo e que já foi 27º do mundo.
Pacquiao eleito senador

   (Filipinos elegeram também uma transexual para deputada)



                     O boxeador filipino Manny Pacquiao, oito vezes campeão do mundo, está  eleito como senador nas Filipinas. O atleta de 37 anos, que se aposentou dos ringues em abril, depois de vencer o americano Tim Bradley, está entrando no Senado, após as eleições desta segunda-feira, um passo que pode ajudá-lo a realizar o sonho de um dia virar o presidente do país. Com 91% das urnas apuradas, Pacquiao já tinha 14,94 milhões de votos, muito mais que o necessário para entrar no Senado.

                     Ele ficou em oitavo entre os 50 candidatos que lutavam pelas 12 cadeiras do Senado em disputa. De origem muito pobre, Manny Pacquiao não terminou o colégio e se tornou um dos atletas mais bem pagos do mundo. Ele é considerado um herói nacional nas Filipinas.

             Ainda nesta eleição nas Filipinas, tivemos a vitória da liberal Geraldine Roman, primeira transexual eleita ao Congresso das Filipinas, um país católico. A nova deputada  expressou nesta terça-feira sua satisfação com o que chamou de uma vitória contra a "intolerância", o "ódio" e a"discriminação".
              Seu triunfo nas legislativas realizadas na segunda-feira é motivo de esperança para o movimento de defesa dos diretos das lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) em um país com 80% de católicos e onde a Igreja ainda é muito influente.


Acredite: a  "velha" 
            Caxumba está voltando
 


             Parece que o mundo está "contaminado" mesmo.  Como se não bastasse o surgimento de novas doenças, como as chamadas gripes modernas, as antigas que pensávamos que tinham sido eliminadas, estão reaparecendo. 
Na semana passada, o Grêmio Portoalegrense jogou desfalcado, porque o zagueiro Pedro Geromel estava com caxumba. E agora surge a confirmação de que surtos de caxumba nas universidades Católica e Federal de Pelotas são observados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tenta apurar o número de casos para oficializar a estatística local. 

Por enquanto foram informados seis casos na UCPel, mas a chefe do Departamento, Maria Regina Reis, diz saber que há mais do que isso. Na UFPel, de acordo com a Perícia do Programa de Assistência à Saúde do Servidor e Aluno, a caxumba é a causa de 40% das doenças registradas na instituição ultimamente.
 Os médicos recomendam alguns cuidados de prevenção à caxumba, doença causada por um vírus, que provoca aumento das glândulas salivares, geralmente as parótidas. E febre. A melhor forma de prevenção é a vacina tríplice viral, que deve ser aplicada em duas etapas: a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. A vacina também protege contra o sarampo e a rubéola. Considera-se imunizada a pessoa entre um e 19 anos de idade que comprovar ter recebido as duas doses. A partir dos 20 e até os 49 anos é recomendada uma única dose.

      A transmissão da caxumba ocorre por via aérea, através da disseminação de gotículas ou por contato direto com secreções respiratórias ou saliva de pessoas infectadas.
    O período de incubação varia de 12 a 25 dias após a exposição e a transmissibilidade ocorre entre seis e sete dias antes das manifestações clínicas e até nove dias após o surgimento da parotidite.
     A caxumba é uma doença cosmopolita, endêmica nos grandes centros, com tendência a manifestar-se, na era pós-vacinal, sob forma epidêmica em instituições que agrupam adolescentes e adultos jovens (como quartéis, escolas e universidades).
      Não existe tratamento específico, indicando-se apenas repouso, analgesia e observação cuidadosa quanto à possibilidade de aparecimento de complicações.
     A principal estratégia para controlar um surto de caxumba é definir a população em risco, o ambiente de transmissão e rapidamente imunizar pessoas sem a vacina em dia.