Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Real Madri já está na final

          Com todos os seus craques,  o Real Madri estreou nesta tarde de terça-feira no Mundial de Clubes que está sendo disputado em Marrakesh, no Marrocos. E meteu logo 4 a 0 no Cruz Azul do México, classificando-se para a final do torneio que, diga-se de passagem, é "um mixuruca dum torneio". Não é mesmo ?  Ganhou um jogo, tá na final. Ganhou dois é campeão. 
            No primeiro tempo, 2 a 0. Sergio Ramos, que está  jogando muita bola, fez o primeiro (aos 15') e festejou muito, como se vê na foto. Benzema marcou o segundo aos 35 minutos. Em seguida, Casillas defendeu um penalti cobrado por Torrado, o 'capitão' mexicano.
             Na fase final, logo aos 5 minutos, Cristiano Ronaldo cruzou e Bale  fez 3 a 0.  Isco, aos 27' fechou a goleada. Os marroquinos vibraram muito e aplaudiram as jogadas de Cristiano Ronaldo,  que não conseguiu marcar o seu gol.
              Amanhã, às cinco da tarde (com transmissão pelo SporTV) o San Lorenzo da Argentina tenta a outra vaga, contra o  Auckland City. Quem vencer, decide com o Real. Acho que o time do Papa Franscisco vai pra final.

            O FIM DE UMA ERA NA TELEVISÃO
                  Xuxa está deixando Globo, após 30 anos

 
              Já se sabia que a Xuxa estava por baixo na Globo, mas a sua saída agora não era esperada. Afinal,  foram quase 30 anos de trabalho na casa, e é uma artista conhecida no mundo inteiro. Mas é aquilo que sempre digo, e que vale pra qualquer atividade: "TUDO TEM O SEU PRAZO DE VALIDADE".
             Xuxa Meneghel, 51 anos, está agora desempregada. Mas não deverá ser por muito tempo. Outras emissoras vão tentar contratá-la.  Seu nome dá "status" a qualquer televisão. Dizem que ela já está negociando  com a Record, que está muito por baixo e tenta se reerguer.  Mas o que faria Xuxa na TV Record ?
             Na verdade, ela já deixou de ser a "rainha dos baixinhos".  A medida em que foi perdendo a jovialidade, Xuxa se enquadrou em outra categoria. Para alguns, chegou a ser apontada como um "símbolo sexual", com o que nunca concordei. Sempre achei a apresentadora gaúcha  uma mulher fria.  E disto eu entendo, modéstia a parte.  (rsrsr)
              Há também um outro aspecto: Xuxa foi ficando "chata", por suas posições, por seu comportamento. E foi por esta razão que teve queda de audiência na Globo. Chegou a perder no Ibope para o desenho "Picapau", apresentado pela Record em 2012.  E a Globo não conseguiu descobrir um outro tipo de programa que utilizasse Xuxa com sucesso.
               Entretanto, de forma geral, a carreira de Xuxa foi um sucesso absoluto. Começou a ser conhecida na Rede Manchete, apresentando o "Clube da Criança" e, em dois anos, chegou a Globo para comandar o antológico programa infantil "Xou da Xuxa".   Também se destacou na apresentação de "Planeta Xuxa", de 1997 a 2002.
                Ganhou um monte de dinheiro. Não é a toa que chegou a condição de "a brasileira mais rica do mundo", com um patrimônio estimado em 1 bilhão de reais. Mas acho que seu prazo de validade está acabando. Agora, só vende se for na base da "promoção", como acontece com todos os produtos, nos supermercados.

      

                Nunca vou entender isto.  O Jornal de Londrina continua virando as costas para os seus leitores de muitos anos. Sem qualquer conversa mais chegada, cortou a entrega dos exemplares para a grande maioria deles, que agora têm que sair correndo de posto em posto de gasolina, para tentar encontrar o seu jornal diário.  Domingo, mais uma vez não consegui ler o JL. Mas quem mora em edifícios centrais continua recebendo. Por que o privilégio ?

   QUEM É O VINICIUS ? QUEM É O TOM ?


       Prevaleceu o bom senso e o romantismo do povo brasileiro, que fez a melhor escolha na hora de votar para dar nome aos mascotes do Jogos Olímpicos Rio-2016. Os saudosos astros da Bossa Nova Vinicius de Moraes e Tom Jobim receberam 44% dos votos, superando as outras opções, diga-se de passagem, de muito mau gosto : Oba e Eba  e TibaTuque e Esquindim.
         O mascote Olímpico "Vinicius" é o amarelinho, que representa a diversidade dos animais, com a agilidade dos felinos, o gingado dos macaco e a leveza dos pássaros. 
         Já o mascote Paraolímpico "Tom", o azulzinho e verde, é uma mistura da flora brasileira e está sempre superando obstáculos. Quando está diante de um problema, sempre encontra a solução tirando algum objeto seu cabelo.



                   Pra quem já está desesperado com a paralização do futebol neste fim de ano, surge uma chance de amenizar a saudade.  Favorito pra vencer a competição, o Real Madri estréia daqui a pouco no Mundial de Clubes, em Marrocos. Os espanhóis enfrentam o Cruz Azul, do México, a partir das 17h30m, com transmissão do SporTV para o Brasil

                           VEM AÍ O "FERIADO BURRO"
     Vejo as entidades de classe discutindo esse feriado de sexta-feira próxima, aqui no nosso Estado. É o que se pode chamar de "Feriado Burro". Em primeiro lugar, o povo nem sabe o que significa "Emancipação Política do Paraná".  E quem conhece a história, sabe que grande parte dos paranaenses permanece atrelada à idéias paulistas, torcendo por times de lá contra os daqui e até hoje chamando São Paulo de "capital".  
         Mas a maior burrice me parece ser a de insistir em marcar feriados para o mês de dezembro. É errado fazer feriado antes do Natal.  É o mês de "faturar" alto para indústria e comércio.  É burro quem fecha as portas para os seus clientes compradores.
        Particularmente em Londrina, já ocorre uma situação como esta.  Há pouco tempo, conseguiram mudar o feriado comemorativo ao aniversário do Município,  de 10 de dezembro para o dia do padroeiro, Sagrado Coração de Jesus, em junho.  Mas neste anos, teve gente que fez feriado nos dois dias.

                   O Londrina Esporte Clube vai pegar mais uma vez o Santos FC, no seu jogo de estréia na Copa do Brasil de 2015. Primeiro jogo aqui e o segundo (se houver) na Vila Belmiro. É o que ficou decidido agora à pouco lá na CBF.  Logo mais voltaremos ao assunto
     A amiga Zene Dias Brito, baiana de Vitória da Conquista,  postou no Facebook esta joia de frase. Incrivelmente verdadeira