Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Foi um domingo de plena justiça

        Acho que tivemos resultados justos nos decisivos jogos de futebol disputados no final-de-semana. Ganhou quem tinha que ganhar. Os melhores conseguiram a vitória, com vários títulos decididos e outros bem encaminhados para definição no próximo domingo.
       Começamos com o nosso futebol paranaense. Apesar de não ter feito um grande campeonato, o Coritiba fez jús ao tetracampeonato, porque disputou a competição com seriedade. Não seria justo que o Atlético avacalhasse a maior competição do nosso Estado e ainda levantasse o caneco. É muito bonito ver garotos sendo lançados, mas tudo tem o seu tempo certo. Quero ver agora, no Brasileiro, o que é que o Furacão vai fazer. Vai misturar os dois times que disputaram o Estadual (sub-23) e a Copa do Brasil (time A) ? Será que isso vai dar certo ?


       Aqui em Londrina,  muitas pessoas não gostam do Coritiba. Eu mesmo não sou apaixonado pelo Coxa, mas reconheço a sua tradição e a seriedade em tudo que faz. Entretanto me preocupa o que poderá acontecer com o Alvi-verde no Brasileirão. O time tem muitas carências, a começar pelo goleiro Vanderlei, que ontem falhou de novo, tomando um frango incrível logo aos 5 minutos de jogo e assustando sua torcida. Acho que o londrinense Danilo resolveria o problema da camisa 1 do Coxa no Brasileiro.
        E tem mais uns dois ou três jogadores fracos no time do Alto da Glória. Mas lá na frente, com Rafinha, Alex e Deivid, as coisas funcionam. O Alex (foto) está jogando muito. Uma pena pena que seja tão mascarado e ranzinza. O homem não dá um sorriso.

                                               =O=O=O=O=O=O=O=O=O=

        Também no Paraná, igualmente houve justiça na decisão do título do Interior. O Londrina levou um  sufoco, mas finalmente conseguiu ganhar do Operário de Ponta Grossa. Ainda conseguiram levar 17 mil pessoas ao Estádio do Café, para uma disputa sem maior expressão. A Viação Garcia comprou 10 mil ingressos.  Lá na Capital tivemos 27 mil torcedores no Couto Pereira.
 
        Pela campanha realizada, o Tubarão tinha mesmo que ficar com este título. Foi merecido. Agora, vamos ver como é que as coisas vão funcionar na Série D Nacional, que será uma competição muito mais difícil. Para fazer boa figura, o Londrina teria que segurar o time que tem - talvez dispensando Celsinho e Alexandre Oliveira - e contratar pelo menos três jogadores conhecidos e superiores tecnicamente aos que aí estão.
 
                                                     =O=O=O=O=O=O=O=O=O=
 
          Todo mundo sabia que o Corinthians ganharia do Santos no Pacaembu. Acho que ficou até barato o placar de 2 a 1. O Timão continua sem brilho maior no seu futebol, porém com a competência de sempre, enquanto o Santos cai a cada dia, jogando como um time do interior, muito mais preocupado com a defesa. O primeiro tempo do Peixe foi horrível. E o Neymar ? Onde se escondeu o seu futebol ? Mas logo agora que o tempo de Seleção está chegando ?
 

           O craque da partida foi o corinthiano Paulinho, que certamente estará entre os convocados que Felipão anunciará amanhã. Mas acho que os torcedores do Timão poderão chorar esse gol sofrido no Pacaembu, porque o jogo da volta será na Vila Belmiro, onde o Santos certamente vai jogar muito mais. Apesar da superioridade inegável do Corinthians, esta decisão está com cara de penaltis. Mas vai depender muito do resultado da partida do Timão com o Boca Juniors, no meio da semana.
 
                                                        =O=O=O=O=O=O=O=O=O=
 
            "Caiu no Horto, tá morto" continuam afirmando os torcedores do Atlético Mineiro, que ontem deu um novo show na Arena Independência, no Bairro do Horto, desta vez contra o maior rival, o Cruzeiro, abrindo a decisão das Alterosas. Jô, Diego Tardelli e Marcos Rocha fizeram os gols que abriram esta enorme vantagem do Galo.
 
                                        
 
            Mas o Cruzeiro, que não é bôbo nem nada, vai mandar o segundo jogo no Mineirão, domingo que vem. Pode até ser que a Raposa jogue melhor, mas é certamente improvável que o Atlético deixe escapar esse título.  Ronaldinho Gaúcho "matou a pau" outra vez. E ainda tem comentarista esportivo, como Carlos Eduardo Lima, do SporTV, que não quer ver nosso maior craque do momento na Seleção. O cára tá  louco. A Seleção de hoje é Ronaldinho e mais dez.
 
                                                          =O=O=O=O=O=O=O=O=O=
 
              E também era esperada a vitória do Santa Cruz, em mais uma decisão do Campeonato Pernambucano. Com 27 mil pagantes na Ilha do Retiro, o Santa chegou ao tricampeonato, metendo 2 a 0 no Sport Recife, que hoje está completando 108 anos de existência.
 
 
            Entre os campeões está o nosso conhecido Denis Marques, ainda jogando muita bola. Mas curioso é o nome do cara que fez o primeiro gol e que é o xodó da torcida Coral. É Flávio Caça-Rato (foto), um figuraço de cabelo descorado . Sandro Manoel marcou o segundo. O goleiro Tiago Cardoso fechou o gol.