Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 8 de outubro de 2011

Coritiba está subindo. Já é o 7º

Aos poucos o Coritiba vai subindo na classificação do Brasileirão. Hoje, em seu campo, o Coxa derrotou o Grêmio por 2 a 0, dominando inteiramente a partida. Marcos Aurélio no primeiro  tempo, e Jéci no segundo, marcaram os gols do Alviverde, que chegou aos 40 pontos e já é o sétimo colocado. Com a vitória desta tarde, o Coritiba ultrapassou Atlético Goianense, Grêmio, Palmeiras e Internacional.
           Quem tropeçou esta tarde foi o Botafogo que, jogando em São Januário, só empatou(2 a 2) com o Bahia. Souza fez os dois gols baianos, enquanto Alex e Caio marcaram para o Bota, que pode sair do G4, dependendo do  resultado do Fla-Flu de amanhã. Vale mencionar que o Bahia jogou com 10 homens desde os 38 minutos do primeiro tempo, quando Helder foi expulso.
             Ainda hoje, Atlético Mineiro e América Mineiro ficaram no zero a zero, num resultado terrível para os dois, que estão na zona de rebaixamento. Estão morrendo abraçados.

Ponte se mantem em segundo

        A Ponte Preta de Campinas empatou como Sport Recife , por 1 a 1. Não foi o resultado esperado, porque a Macaca jogou em casa, mas serviu para a manutenção da segunda colocação da Série B Nacional, 10 pontos atrás da lider Portuguesa. A esta altura, considerando que a Lusa dificilmente será alcançada, a meta é ficar entre os quatro primeiros e subir para o Brasileirão.
         Os outros resultados de hoje; Bragantino 2 x Vitória 2, Náutico 2 x Icasa 2 , Grêmio Barueri 2 x Duque de Caxias 1, Boa Esporte 0 x Americana 0 e ABC 2 x Guarani 1.
         A classificação: Portuguesa, 60; Ponte Preta, 50; Nautico e Americana 49; Boa, 46; Sport Recife, 44; Bragantino, 43; Vitória e Criciuma, 41; Paraná e Barueri, 40; ABC, 39; ASA e Guarani, 37; Goiás, Icasa e São Caetano, 36; Vila Nova-GO, 29; Salgueiro, 25; Duque de Caxias, 12 pontos.  

Dia de clássico na minha terra

        Amanhã teremos muitos clássicos do futebol brasileiro pelos quatro cantos do País. Mas o que mais mexe com o meu coração é o clássico da minha Pelotas, que neste domingo viverá a sua 409ª edição. Pelotas e Brasil revivem mais um Bra-Pel,valendo pontos pelo segundo turno da Copa Laci Ughini, ou Copa FGF, como é mais conhecida. O jogo será na Boca do Lobo, estádio do EC Pelotas, com capacidade para 23.336 torcedores, e começa às 16 horas.
         Os dois times não se enfrentavam desde outubro de 2006, porque o GE Brasil está na Segunda Divisão e o Pelotas na Primeira. No último dia 4 de setembro, finalmente aconteceu um Bra-Pel, no campo do Brasil (Estádio Bento Freitas), com quase 20 mil torcedores. E o Brasil ganhou por 1 a 0, gol marcado por Athos. O jogo foi válido pelo 1º turno da Copa FGF.
          O Brasil (vermelho e preto) venceu em 139 edições do Bra-Pel.  Já o Pelotas (azul e amarelo) ganhou 123 vezes. e 146 clássicos terminaram empatados.
           Até hoje eu acompanho a vida de Brasil, Pelotas e Farroupilha (terceiro time da cidade). Afinal, foi com eles que eu comecei a aprender tudo o que sei de futebol. Pelas rádios Pelotense e Universidade, via Internet, vou curtir mais um Bra-Pel, amanhã, se Deus quiser

A festa do GP Paraná

      Cidade Jardim (SP), Gávea (Rio), Cristal (Porto Alegre), Tablada (Pelotas), Uvaranas (Ponta Grossa) e todos os demais hipódromos brasileiros estarão fechados neste domingo, homenageando Curitiba pela realização do tradicional GP Paraná, em 2 mil metros na areia. O maior clássico do turfe paranaense começou a ser disputado em 1942, ainda no hipódromo velho, que antecedeu o moderno Tarumã, palco da prova de amanhã. Na ocasião, venceu o cavalo Com Ochos, sob a direção de Pedro Gusso Filho.
        Os melhores craques da areia estarão presentes no GP de amanhã. E os melhores joqueis de São Paulo também. Se voce quiser um palpite, arrisque 10 pratas no cavalo paranaense Jeca (foto), que será montado por Altair Domingos, também paranaense,  e que últimamente tem montado na Argentina

Mano não aguenta até 2014

        Paciência tem limite. Não dá para aguentar uma Seleção Brasileira jogando desse jeito. O povo ficou acordado até uma hora da manhã para ver o time de Mano Meneses se enrolar todo diante da modestíssima Costa Rica. Que Seleção é esta ?
        Com aquele jeito e cara de sargento da Polícia Canadense, Mano teve a coragem de vibrar com o gol solitário de Neymar, fazendo sinais de que o lance havia sido ensaiado no treino. Será que a Seleção não ensaiou mais nada ?
         Nosso técnico continua testando jogadores, alguns bastante fracos, como Fábio, Adriano, Hulk, Luiz Gustavo e Fred. Nâo dá um conjunto para o grupo. Cada dia joga um time. Eu já disse isto aqui: sempre tenho a impressão de que Mano está brincando com um joguinho de botão ou coisa parecida. Se voce ainda acha que Mano é bom técnico, pergunte ao Corinthians se quer ele de volta. Não demora muito para a torcida começar a chamar ele de "burro" durante os jogos. Acho que é porisso que ele evita jogar no Brasil.

           Já fico imaginando a Seleção jogando desse jeito, no Rio ou em São Paulo, durante uma Copa do Mundo. Com 20 minutos, vira uma vaia só.
           Não vou esperar mais para arriscar um palpite: Mano Meneses não aguenta até 2014.

Salve, professor Marival

Me encheu de alegria o e-mail enviado pelo professor Marival Mazzio, um amigo de muitos anos e um verdadeiro "expert" do Esporte e da Educação Física. No passado, até discordei dele em algumas oportunidades, mas nunca deixei de reconhecer suas grandes virtudes.
Pois o Marival tentou postar alguns comentários sobre as minhas publicações mas, como muitos leitores do blog, não conseguiu. Continuamos lutando para estabelecer um plano menos complicado para as postagens. Ainda vamos conseguir.
Marival concorda comigo sobre um assunto abordado há dois ou três dias. Diz ele: "A Iziane foi uma convocação equivocada, como será se tentarem levar o Nene e outros jogadores da NBA que não atenderam a convocação para o Pré Olimpico." O basquete sempre teve prioridade com o professor Marival.
Continue mandando suas opiniões, professor Marival.

TV a Cabo pisou na bola

      "Compadre, tô decepcionado" - diz o e-mail que o Mário Costa me mandou de Pelotas-RS, ontem à noite. Também pudera, eu assanhei os amigos do blog para viver uma "sexta-feira cheia de futebol", com a transmissão dos quatro jogos das Eliminatórias Sul-Americanas e, na " hora h", a TV a Cabo mostrou eliminatórias européias a tarde inteira. Das nossas eliminatórias exibiu apenas o jogo da Argentina, pelo SporTV. O que é que nos interessa ver Portugal x Islândia ou França x Albânia ? Nem jogos da Copa do Mundo são, mas eliminatórias da Eurocopa. É brincadeira.
        Esse pessoal da TV por assinatura está mesmo brincando com a gente. Pagamos caro e temos que engulir o que ficar mais fácil para eles mostrarem. Especialmente os canais ligados à Globo têm um compromisso com o público brasileiro. Queremos ver as coisas da América, as coisas do Brasil, e não jogo de poker ou partidas de golfe ou rugbi que estão sendo disputadas lá do outro lado do mundo. É uma falta de respeito.
    FALTAM 6 DIAS PARA O INÍCIO DOS JOGOS PAN-AMERICANOS DE GUADALAJARA

ACOMPANHE A CAMPANHA DOS BRASILEIROS AQUI PELO BLOG DO FLÁVIO CAMPOS

Seleção : Terror na Madrugada

         O primeiro tempo de Costa Rica x Brasil foi mesmo um programa de terror para uma noite de sexta-feira. A boa impressão deixada  no jogo com a Argentina, em Belém do Pará,  caiu por terra. Certamente muita gente desligou a TV e foi dormir. Só melhorou um pouquinho no segundo tempo, com as entradas de Hernanes, Oscar e Daniel Alves.
           O Brasil ganhou por 1 a 0, gol de Neymar, mas o torcedor brasileiro foi dormir preocupado com os rumos que a Seleção está trilhando. É um time "Mal me quer, Bem me quer". É uma partida boa, outra ruim. E já faz mais de um ano que Mano Meneses está no comando. A Seleção já teria que ter uma cara. E não tem.
            No decorrer do dia, em novas postagens, estaremos opinando sobre o que vimos neste "pesadelo". Só pra concluir: o time da Costa Rica é mais fraco que o Paraná Clube, que está "caindo pelas tabelas" na Série B do Campeonato Brasileiro. Portanto, o Brasil não ganhou de ninguém.

Peru também ganhou em casa

        Todas as seleções mandantes venceram na primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. E o Perú foi o último a ganhar em casa. Meteu  2 a 0 no Paraguai, no Estádio Nacional de Lima. Paolo Guerrero marcou os dois gols, em duas jogadas armadas pelo habilidoso Farfan, ambas no segundo tempo.
         Eu esperava mais do Paraguai, mas é preciso reconhecer que os peruanos estão demonstrando um certo crescimento do seu futebol. Vamos ver no próximo jogo, que será no Chile, terça-feira próxima. Já os paraguaios terão outra missão difícil. Em casa, mas contra o forte Uruguai, também no dia 11. No jogo desta sexta-feira, a arbitragem foi do argentino Sergio Pezzotta.