Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Tubarão garante a vaga no fim

       O Londrina segurou o Criciúma, agora à noite em Santa Catarina, e se classificou para a Segunda Fase da Copa do Brasil. Prevaleceu a vantagem obtida no primeiro jogo (2 a 0 no Estádio do Café), e a derrota de hoje, por 2 a 1, acabou sendo suficiente para a obtenção da vaga. Com um detalhe: o gol salvador veio nos acréscimos do segundo tempo, marcado por Maicon Silva.
        O Criciúma pressionou o jogo todo e chegou aos 2 a 0, placar que levaria a definição para os pênaltis. Silvinho e Grolli (contra) marcaram os gols catarinenses. Mas aí veio a reação do Londrina, que descontou aos 47 minutos.  Com o resultado, o Tubarão  certamente vai voltar mais animado para a decisão paranaense de domingo, em Maringá.

Rio, SP e Paraná fora da Libertadores

         Parece que o futebol brasileiro está mudando mesmo. O Eixo Rio-SP perde seu prestígio a cada dia que passa. Numa noite só, os dois representantes cariocas - Flamengo e Botafogo - foram eliminados ainda na primeira fase da Libertadores. Paulistas e cariocas estão fora das oitavas-de-finais da competição, o que não ocorria há 16 anos. Em 1997 foi a última vez que os dois estados foram excluídos em conjunto na fase eliminatória.
           Ressalte-se que já no último Campeonato Brasileiro Rio e São Paulo foram mal. Minas ficou com o título, através do Cruzeiro; Rio Grande do Sul em segundo, com o Grêmio; e o Paraná garantiu o terceiro lugar, com o Atlético Paranaense.  E na edição anterior da Libertadores foi o Galo que conquistou o caneco.
            Vejam como o futebol paulista está mesmo por baixo: é certo que no time titular que disputará a Copa do Mundo nenhum jogador de São Paulo estará atuando. O Rio ainda poderá ter um representante, porque Fred parece ser o preferido de Felipão para vestir a camisa 9.
             Minas e Rio Grande do Sul estão aproveitando a queda do Eixo para assumir a liderança do futebol brasileiro. Seus três representantes - Grêmio, Cruzeiro e Atlético Mineiro -vão continuar disputando a Libertadores. Mas quem não se firma mesmo é o futebol paranaense, que também já está fora da competição continental, porque mais uma vez o Furacão pipocou.
            

Senti pena da torcida carioca



      Deu dó ver Flamengo e Botafogo nos jogos de ontem. Será que a torcida carioca merece tamanho castigo ?  Os flamenguistas foram em massa no Maracanã, que está cada dia mais bonito. Muitas mulheres, muitas crianças.  Um povo entusiasmado, que se fantasia e leva faixas com fotografias dos jogadores. Gente que fica beijando a camisa do seu time durante o jogo inteiro. Eram 60 mil pessoas, com mais de 53 mil pagantes. Mas o time do Flamengo foi uma piada, perdendo por 3 a 2. E os torcedores gritaram no final do jogo, com plena razão : "Timinho sem vergonha" !


       Pior ainda foi o Botafogo,  goleado (3 a 0) no Estádio Novo Gazômetro, no bairro de Almagro, em Buenos Aires. O San Lorenzo fez os gols que precisava para garantir sua classificação. Já o Botafogo, dirigido por um técnico cheio de pose mas vazio de competência, foi ridículo  durante o jogo inteiro. Que time ruim o tal  Eduardo Hungaro montou.
       Me assusta pensar no que vem por aí, no Campeonato Brasileiro. O País está cheio de times ruins. Que Deus ajude os mineiros e o gaúchos a salvarem a Pátria.