Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

 Puxaram o tapete
 de Gugu Liberato


        O programa de Gugu Liberato na Record fica fora do ar enquanto estiver  rolando "A Fazenda 8". A promessa é de retornar na programação do ano que vem. Será ?  Boa parte da equipe de trabalho já está procurando emprego em outras emissoras.

Será desta vez ?

         O assunto das próximas semanas no futebol será a nova tentativa de Paulo Roberto Falcão, para  se firmar como treinador, dirigindo o Sport Recife.  Ele acaba de ser contratado para substituir Eduardo Batista, que foi para o Fluminense. Teórico ao extremo, Falcão nunca conseguiu um sucesso completo  como técnico. Será agora ?
O doce gosto da vitória !


                                                                                                 foto-JL

        E' incrível como as vitórias importantes mudam o estado de espírito de uma cidade inteira. Os programas de rádio e televisão só falam de coisas boas, elogiam a conquista da classificação e até exageram, classificando o Tubarão como "um grande time", festejando a passagem para a Série B Nacional por antecipação. Não é só aqui, em todos os lugares e mais ou menos assim.

       Também acho que o Londrina foi muito bem contra o Tupi e que parece estar mais equilibrado na competição. Porém, penso que não devemos esquecer alguns aspectos deste jogo e do que virá em seguida nesta Série C.

       Não podemos esquecer que o Tupi veio a Londrina já classificado, tentando um empate para manter a liderança e, se possível, forçar alguns cartões amarelos. Em outras palavras, o Tupi veio "manso". Até seus torcedores elogiaram a cidade e o time do Londrina. Vocês acham que se os mineiros tivessem vindo brigar por uma vaga teria sido assim ?  É claro que não. Portanto, esse clima que prevaleceu ontem não será observado em outras circunstâncias. Cada jogo tem a sua história.

     Ainda não temos motivos para festas maiores, por enquanto. Vamos aplaudir esta atuação da equipe e torcer para que ela se repita nos momentos realmente importantes do campeonato. Acredito que o Londrina tem grandes chances de subir para a Série B.  Mas ainda não subiu. Vamos levar as coisas jogo a jogo, começando por este do Madureira que, aparentemente, não vale muita coisa. Mas não podemos correr maiores riscos de contusões ou expulsões. Não é mesmo ?  Então esse jogo é importante, sim senhor. Até porque vamos enfrentar um adversário que não tem mais nada a perder.

    E o mata-mata que virá depois nos trará dificuldades ainda maiores. Podem, estar certos de que o primeiro jogo das quartas-de-final será terrível, seja ele em Aracaju, Natal ou Goiânia. Portanto, é melhor esperar pra ver o que vai rolar domingo que vem, para depois começarmos a fazer previsões. 

        

   
ROCK IN RIO

   Na "noite britânica" quem
 mais brilhou foi Rod Stewart





           Mesmo cansado da viagem de volta de Curitiba, "estiquei" meu domingo até às duas e dez da madrugada, pra ver os três principais shows que fecharam a primeira etapa do Rock in Rio. Foi uma noite britânica, que teve como maior destaque o "escocês" Rod Stewart, fechando a programação num clima de intensa descontração, como bem mostram as fotos do g1.com.  

            Os londrinos Seal e  sir Elton John (fotos abaixo) também agradaram ao grande público que esteve na Cidade do Rock.  Seal, que fisicamente lembra muito o lutador Anderson Silva, é um sedutor. As mulheres ficaram loucas com ele.  Já Elton John exibiu todo o seu talento de pianista e cantor, embora sempre fechado em si mesmo.  Não sou muito chegado ao seu gênero.

            E quem realmente agradou foi mesmo Rod Stewart. Como escreveu o g1.globo, "o Fábio Junior deles é muito melhor do que o nosso ." 




    Pra mim, foi a cantora mais bonita do Brasil nos seus áureos tempos de sucesso. Mas não era só beleza. Ela cantava muito, com sua voz suave e afinada. O Brasil não esquece dela, que ainda "brinca" de cantar aos 80 anos.

                                 D Ó R I S      M ON T E I R O


                          


        A cantora e atriz DÓRIS MONTEIRO era mesmo uma princesa, quase uma deusa. Nascida no Rio de Janeiro, ela começou a cantar nos programas infantis do rádio carioca dos anos 50. Com 15 anos já se apresentava no famoso programa "Papel Carbono", comandado por Renato Murce na Rádio Nacional. E logo em seguida passou pela Rádio Guanabara e chegou a Tupi, apresentada pelo cantor Alcides Gerardi.


       E acreditem: com apenas 16 anos, Doris Monteiro já gravou seu primeiro disco, um 78rpm com a música "Se você se importasse", composição de Peterpan, que ficou três meses em primeiro lugar nas paradas de sucesso.  No ano seguinte, Dóris foi eleita "Rainha dos Cadetes", virando capa das revistas especializadas e dos jornais. Não deu outra, rapidamente virou estrela do cinema nacional.
 
         E foi mesmo no cinema que ela se tornou um nome nacional. A estréia foi na comédia "Agulha no Palheiro", de Alex Viany.  Cantou a música homônima e já foi eleito "melhor atriz do ano". O Brasil estava apaixonado por ela. E eu também, do alto dos meus 12/13 anos.


         Em 1954, com 20 anos, Dóris Monteiro se casou com Carlos Rui Meneses. Neste mesmo ano, ela  gravou seu primeiro LP, "Vento Soprando", pela Continental, e ainda apareceu no filme "Rua Sem Sol", também de Alex Viany.


            Enquanto seguia aparecendo nos filmes brasileiros, Dóris continuava "explodindo" na carreira de cantora, com músicas que fizeram incrível sucesso.  Para o vídeo que abriu esta postagem, escolhi "Mudando de Conversa", numa gravação de 1977.


                Mas outras lindas canções apaixonaram os brasileiros. Acho que seus maiores êxitos foram alcançados com "Dó-Ré-Mi", samba canção de Fernando Cesar, e "Mocinho Bonito", de Billy Blanco.
                 Outros grandes sucessos de Dóris Monteiro que eu curto até hoje : "Fecho meus olhos, vejo você",   "Graças a Deus",  "Joga a rede no mar",  "O que eu gosto de você",  "Samba pra mim", "Samba de verbo", "Coco Verde" e várias outras.
 
              Dóris Monteiro cantava samba-canção,  Bossa Nova e MPB. Ela foi eleita "Rainha do Rádio", ocupando o posto de 1956 a 58.
              Dóris fez também grandes apresentações internacionais. Cantou no Cassino de Punta del Este, no Uruguai. Fez shows memoráveis com Dorival Caymmi, em Lisboa e Coimbra (Portugal). E se apresentou no Japão, em Osaka, Nagoya e Tóquio.
Hoje, aos 80 anos, ela ainda cantarola seus velhos sucessos
 





   

          

AS MELHORES DO FACEBOOK

      Sábia esta mensagem que foi postada pelo paulista Paulinho Villar, que é da cidade de Itú.