Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Esta festa era nossa !


     Se o time do Londrina não tivesse sido tão frouxo e levado aqueles  dois gols no finalzinho do  jogo com o Juventude, lá em Caxias do Sul, a sua torcida é que estaria fazendo esta festa  (foto) que o pessoal de Caxias fez ontem, no Estádio Alfredo Jaconi, com a conquista da vaga para a Série C do Campeonato Brasileiro do ano que vem.
       Mas foi um sufoco. Depois de empatar em Santa Catarina (2 a 2) com o Metropolitano, o Juventude decidiu de novo em casa. Porém, os catarinenses foram pra cima e estiveram muito perto de vencer. Foi duro para os caxienses garantir o 0 a 0 e a vaga.

Primeiro placar centenário é do Brasil


      Com grande atuação da pivô Nádia Gomes (foto), que não é titular mas marcou 17 pontos e foi a cestinha do time, a Seleção Brasileira conseguiu ontem o primeiro placar centenário da Copa America de Basquete Feminino, que está sendo disputada na cidade mexicana de Xalapa. O Brasil meteu 107 a 43 na República Dominicana e assumiu a liderança isolada do Grupo B, com duas vitórias em dois jogos.
       Nádia é reserva e jogou apenas 23 minutos, destacando-se como a melhor da partida. O Brasil tem começado seus jogos com Damires, Clarissa, Tatiane, Patrícia e Adrianinha. Mas todas as jogadoras do grupo participaram da partida de ontem, que mostrou a esmagadora superioridade das  brasileiras sobre as dominicanas. O primeiro quarto já terminou com 27 a 11, e a etapa inicial marcou a vitória parcial do Brasil por 52 a 17.  O domínio estendeu-se por todo o segundo tempo, com a constante ampliação do marcador, até que as brasileiras chegaram, ao "centenário"através de dois lances livres cobrados por Nádia.
        Gostei de tudo o que vi na equipe verde-e-amarela dentro da quadra. Só não gostei  do comportamento do técnico brasileiro Luiz Augusto Zanon, que trocava risadinhas com seus auxiliares no banco de reservas, nos minutos finais do jogo. Pode ser até que estivessem rindo por qualquer outro motivo, mas foi um ato desrespeitoso para com as adversárias dominicanas, que não viam a cor da bola. Um treinador de uma Seleção Brasileira tem que ter cuidado com atitudes deste tipo.
          Porém, em termos técnicos, Zanon está comandando muito bem a Seleção. E já não se pode dizer que as amplas vitórias estejam ocorrendo porque as adversárias são fracas. Vejam que Porto Rico, que levou 91 a 54 do Brasil no sábado, ganhou ontem da Argentina, virando o jogo no final para 85 a 79.  Agora, as brasileiras tem duas vitórias, Argentina e Porto Rico têm uma, e México e República Dominicana estão em último, ainda sem vitória. A próxima partida do Brasil será amanhã, contra a Argentina.
           Pelo Grupo A, Cuba lidera com duas vitórias. Canadá e Venezuela estão em segundo (1 vitória) e Jamaica e Chile aparecem em último, sem vitória. Na rodada de ontem, as canadenses derrotaram as jamaicanas por 75 a 37, enquanto Cuba marcou 83 a 59 no Chile.

Deus impediu que fosse muito pior !

         O experiente jornalista Coutinho Mendes garante que foi o pior temporal que atingiu Londrina em toda a sua história. E foi feio mesmo. Sobrou até para o enorme pinheiro que tenho na frente da minha casa. O coitadinho ficou meio pelado, de tantos galhos que cairam. Mas ainda tenho que agradecer muito a Deus, porque foi só isso.  Quanta tristeza vi por aí, como mostram as fotos que vários amigos postaram no Facebook. Mais de 120 mil famílias sem água ou sem luz. Ou sem as duas coisas juntas, o que é muito pior.
    
    Ouvi a entrevista do prefeito Kireeff. Estava triste e preocupado. Posso imaginar como não está a cabeça do homem, com tanto problema para resolver ao mesmo tempo. Provavelmente vai decretar "Situação de Emergência", mas isto foi feito em 2011 e o dinheiro nunca chegou.
      O que a cidade precisa é se estruturar, porque sempre virão problemas como este. O povo reclama com com razão, porque não se viu movimentação da Defesa Civil durante aquelas horas dramáticas.
       Sinaleiros parados, escolas danificadas, nove postos de saúde seriamente atingidos e sem eletricidade. E muito mais.
      
      E não se iludam: se recursos estaduais ou federais não chegarem, vamos levar muito tempo para ver Londrina outra vez em ordem. A cidade está sucateada e nossos serviços  públicos extremamente deficientes.
       Se a  Prefeitura nunca tem dinheiro pra nada, de onde vão sair os recursos para reconstruir e limpar a cidade. Os administradores já estão pedindo ajuda à população.
        Esta não foi a última tempestade que passou por Londrina. Vivemos num país tropical, sempre sujeito e este tipo de intempéries. Se o problema fosse só consertar o que estragou agora, seria muito simples. Mas quem garante que logo não teremos outra ventania ?
        Muito bom, amigos, que não morreu ninguém. E foi Deus que segurou, porque a cidade está completamente despreparada para enfrentar esse tipo de problema.



 
Mas ficam algumas lições deste episódio lamentável. É necessário, por exemplo, rever o sistema de arborização da cidade, que sempre causa grandes problemas. Quando é que os orgãos competentes vão substituir as centenas de árvores velhas, que a todo o instante ameaçam cair ?  É muito bonito ver uma cidade arborizada, mas quando estas árvores são bem cuidadas e substituídas periodicamente.
 
       

E tem coisa pior por aí


      Estamos chorando as nossas perdas, causadas pelo vendaval que assolou Londrina, ontem à tarde. Mas podem crer que por outros cantos do País existe muita coisa pior rolando. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já sofreram nos últimos dias. O amigo Valmir Grein postou esta foto de Rio do Sul-SC, sua terra natal, tomada pelas águas. E São Paulo não escapou. Tivemos até três mortes em Porto Feliz. Outras cidades paulistas também estão sofrendo.
       Na verdade, a chuva demorou muito pra chegar. E quando isto ocorre, ela vem geralmente acompanhada de muita calamidade.

Pérolas que o Facebook nos traz

          Morri de rir com a postagem da querida amiga Sônia Sampaio no Facebook. Ladrãozinho de galinha não tem direito aos recursos que salvam os políticos. É a mais pura verdade.