Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Só oito esportistas se elegeram

            Pelas informações que recebi até agora, apenas oito esportistas conseguiram sucesso nas eleições realizadas ontem em todo o Brasil. E outros vinte e um nomes conhecidos do esporte fracassaram na tentativa de se eleger.
            A lista dos bem sucedidos começa no Paraná, onde Paulo Rink, ex-atacante do Atlético, foi eleito vereador em Curitiba, com 5.625 votos.  Outros quatro ex-jogadores são agora vereadores: Tarciso (ex-ponteiro do Grêmio) em Porto Alegre, Tupãzinho (ex-atacante do Corinthians) em Tupã-SP, Vandick (ex-atacante do Paysandu) em Belém e Washington "Coração Valente"(ex-atacante do Flu e do Atlético- PR) em Caxias do Sul-RS. Também se elegeram dois judocas: Aurélio Miguel em São Paulo e João Derly em Porto Alegre.
            Por outro lado, 21 esportistas conhecidos não conseguiram se eleger, a começar por Patrícia Amorim,  a presidente do Flamengo. Tampouco se elegeu o ex-vice de futebol do clube da Gávea, Marcos Braz.  O ex-jogador de basquete Marcel fracassou na tentiva de se eleger vereador em Jundiaí-SP. Há também o caso de Roger, ex-goleiro do Flamengo e do São Paulo, que queria ser prefeito em Cantagalo-RJ mas fracassou.
           E aqui vai a lista dos ex-jogadores que não conseguiram  se tornar vereadores: Adãozinho (ex-São Caetano) em Bragança Paulista-SP;  Ademir da Guia (ex-meia do Palmeiras) em São Paulo; Andrade (ex-Flamengo), no Rio; Carlos Germano (ex-goleiro do Vasco) em Cachoeiras de Macacu-RJ; Carlos Miguel (ex-meia do Grêmio) em Cachoeirinha-RS; Dinei (ex-atacante do Corinthians) em São Paulo; Dinho (ex-volante do Grêmio) em Porto Alegre; Ezequiel (ex-Corinthians) em Campianas; Fabiano (ex-atacante do Inter) em Porto Alegre; Fábio Noronha (ex-goleiro do Fla e do Flu) em Teófilo Otoni-MG; Gonçalves (ex-zagueiro do Fogão) no Rio; Marcelinho Carioca (Corinthians) em São Paulo; Mazaropi (ex-goleiro do Grêmio) em Sapucaia do Sul-RS; Monga (ex-Ponte Preta) em Campinas; Paulo Roberto Prestes (ex-lateral do Atletico Mineiro) em Belo Horizonte; Ricardo Pinto (ex-goleiro do Atlético-PR e do Flu) em Curitiba; e Velloso (ex-goleiro do Palmeiras) em Araras-SP.

  O presidente da Federação Paranaense gastou R$ 1,5 milhão e não se elegeu vereador

          Além dos nomes incluídos nesta lista nacional, tivemos a participação de alguns desportistas conhecidos de Londrina, que tentaram uma vaga na Câmara Municipal mas não obtiveram sucesso. O técnico de taekwondo Fernando Madureira foi o que conseguiu maior número de votos, 1.599. Célio Guergoletto, ex-dirigente do Londrina, fez 1.234. Marcelo Caldarelli, ex-presidente do Tubarão, teve 809. E Limpa-Trilho, ex-presidente da Liga de Futebol de Londrina foi votado por 402 eleitores.
           Em Curitiba, um fato significativo: mesmo com o maior orçamento declarado de campanha (R$ 1,5 milhão), o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, pagou o maior mico. Ele fez apenas 2.329 votos e não vai para a Câmara de Vereadores

Chegou Kaká, que agora é novidade

     A Seleção Brasileira realiza amanhã, o seu primeiro treinamento em Breslávia, na Polônia, local da partida contra o Japão, no dia 16. Antes disso, no dia 11, o time de Mano Menezes joga em Malmo, na Suécia, contra o Iraque do técnico brasileiro Zico. Daniel Alves e Alex Sandro estão sendo cortados, por contusão.


      A novidade de hoje, lá em Breslávia, foi a chegada de Kaká (foto), que há muito tempo não era convocado e reaparece agora na Seleção. Aos 30 anos, ele vive uma situação diferente, como conhecer pessoalmente o craque brasileiro de hoje, Neymar.
       A última vez que Kaká defendeu a Seleção foi naquela partida em que o Brasil foi eliminado da Copa 2010, na Africa do Sul, pela Holanda, na derrota de 2 a 1. Ele chegou a ser chamado no ano passado, mas foi cortado por lesão.

Mulher Pera não consegue se eleger

          Os candidatos que usaram nomes bizzarros nesta eleição cairam do cavalo. Raros foram os que conseguiram um cargo de vereador. O povo sabe que a hora não é de brincadeira. Nem mulheres admiradas por seus atribuitos físicos conseguiram sucesso.


          Foi o caso da Mulher Pera, de 26 anos, que desejava figurar entre os 55 vereadores da Câmara de São Paulo. Suelem Aline Mendes bem que trabalhou junto a seus fãs, mas o máximo que conseguiu foi 2.126 votos. Se fosse aqui em Londrina, com esse número de votos talvez ela se elegesse. Mas na grande São Paulo, a  Mulher Pera  ficou em 257º lugar.
         Na eleição anterior, ela tentou ser deputada federal, mas fez pouco mais de 3 mil votos e também perdeu. Porém,  a "funkeira" garante que não vai desistir da "carreira política".

"Bandida" também vota



 
   A atriz Adriana Esteves, a "Carminha", vilã maior na novela "Avenida Brasil", também participou da festa cívica de ontem. Ela votou no Rio de Janeiro, diante de muita curiosidade popular. Mas, daqui a pouco, em novo capítulo do drama, ela "vai comer o pão que o diabo amassou". Não dá pra perder o capítulo desta noite. A novela está terminando.

"Perolas" que o facebook nos traz



           O oferecimento veio na postagem feita pelo amigo e companheiro Anibal Vieira da Cruz. É de deixar a gente com água na boca mesmo. A jabuticaba que é saborosa quando chupada ao natural, pode também ser utilizada para geléias, licores e uma espécie de vinho, como preferiam os índios.

Cada povo tem o governo que merece

             Os venezuelanos perderam a grande chance de se livrar de Hugo Chávez.  Eles reelegeram por mais seis anos o polêmico presidente, que já fez barbaridades no seu País. Mas o que se diz agora é que esta eleição realizada domingo foi legal, sem qualquer fraude. Havia gente do mundo inteiro fiscalizando.


            Chaves, de 58 anos, conseguiu 7,7 milhões de votos (54,66%). Seu rival, o ex-governador Henrique Capriles Radonski, 40 anos, obteve 6,3 milhões de votos (44,73%). Depois do pleito, o presidente que já fechou orgãos de imprensa, entre outras medidas criminosas, disse com a maior cara de pau que "ficou provado que a Venezuela tem uma das melhores democracias do mundo".

Marcado o julgamento de Bruno

           O ex-goleiro Bruno, aquele que sumiu com a mulher,  teve finalmente o seu julgamento marcado. Será no dia 19 de novembro, na comarca de Contagem. O ex-arqueiro do Flamengo responde juntamente com mais seis pessoas pelo desaparecimento e morte de Eliza Samúdio, ocorrido em junho de 2010.


           Bruno e o amigo Luiz Henrique Romão vão a juri popular por sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Mas eu não sei como tudo isso será feito porque, embora a polícia acredite que Eliza foi morta na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o corpo dela nunca foi encontrado.
           Vai ser um julgamento extremamente rumoroso, mexendo com praticamente todo o País. Particularmente, acho que Bruno ainda vai ficar muito tempo na cadeia. Mas acreditem, Bruno é idolo para os agentes penitenciários, que lhe pedem autógrafos e tiram fotos com ele.

A cidade está por baixo

                A abstenção nas eleições em Londrina (15,96%) diminuiu, em relação ao pleito anterior, mas trinta por cento das pessoas deixaram de votar pra vereador. O prestígio da Cãmara de Vereadores em nossa cidade está mesmo por baixo. O que é uma pena, porque estamos precisando muito de novos e bons legisladores.
                  Mas não é só a Câmara. Londrina inteira está por baixo. É só ver os números. Noventa e nove pessoas já foram assassinadas este ano na cidade. Só nas últimas 24 horas, mais três foram mortos.  Entre os mortos estão oito que morreram em confrontos com a polícia.
                  A situação financeira da Prefeitura Municipal é dramática, segundo a secretaria da área. Por lá, só se fala em cortar despesas, eliminar gastos e decidir quais os pagamentos que podem ser atrasados.
                  Na verdade, tem muita coisa ruim esperando por Belinati ou Kireeff.