Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 20 de junho de 2015

COPA AMÉRICA
Argentina brincou demais
e levou sufoco da Jamaica



                       Com futebol não se brinca, mas a Argentina não levou esta regra a sério e quase se atrapalhou com a pressão da Jamaica nos minutos finais. Os platinos fizeram 1 a 0 logo aos 10 minutos, com Higuain, e chegaram a ter 88% de posse de bola durante o primeiro tempo.  Mas não fizeram o segundo gol.
                       Na fase final, os jamaicanos continuaram sendo dominados mas, quando viram que o adversário não sabia fazer gols, adiantaram sua marcação e partiram para o ataque assustando Messi e seus companheiros, que levaram sufoco nos 10 minutos finais. O jogo terminou com 1 a 0, mas certamente serviu como um alerta para Tata Martino e seus comandados.

                       Com o resultado, a Argentina garantiu o primeiro lugar do Grupo B, com 7 pontos, ficando o Paraguai em segundo, com 5, e o Uruguai em terceiro, com 4. Os três estão classificados. A Jamaica manteve a "média": perdeu os três jogos por 1 a 0 e está fora da competição.

Fla e Vasco na Zona de Rebaixamento


 
      Em plena época de Copa América, o Campeonato Brasileiro continua rolando. Hoje à tarde tivemos: Santos 1 x Corinthians 0 (foto) , Flamengo 0 x Atlético Mineiro 2 e Sport 2 x Vasco 1. Isso significa que o Sport Recife é líder, e que dois grandes clubes cariocas (Flamengo e Vasco) estão na zona de rebaixamento, junto com  Coritiba e Joinville, que ainda jogam amanhã. Que feio, hein ?
A DERROTA NO SUB 20


         Em termos de Seleção Brasileira, a semana foi ruim mesmo. Além da derrota para a Colômbia na Copa América, nosso time Sub 20 perdeu o título para a Sérvia, em Auckland, Nova Zelândia. Depois 1 a 1 nos 90 minutos, nossa gurizada foi tomar um gol, a dois minutos do final da prorrogação. Aí não tem jeito mesmo.

         Mandic fez 1 a 0 Sérvia, e Boschilia empatou com um golaço. Na prorrogação, quanto tudo indicava que a decisão ocorreria nos pênaltis, surgiu o segundo gol sérvio, marcado por Maksimovic, acabando com a nossa festa. A farra foi toda deles, como se vê na foto.

COPA AMÉRICA
 Uruguai 1 x Paraguai 1
 Um empate de compadres ?




           Ficou bom pra todo mundo. Uruguaios e paraguaios empataram em 1 a 1, agora à tarde em La Serena, e se garantiram nas quartas-de-final da 44ª Copa América. A Argentina deve assumir o primeiro lugar, porque tem tudo para derrotar a Jamaica daqui a pouco. Se isto se confirmar, o Paraguai fica em segundo, com o Uruguai em terceiro.  E que paga a conta é a coitada da Jamaica, que corre o risco de sair do torneio sem nenhum ponto e  nenhum gol.

           No jogo terminado há pouco, o Uruguai fez 1 a 0 aos 28 minutos, num gol de Gimenez de cabeça, após cobrança de escanteio. Mas o Paraguai empatou ainda na fase inicial, aos 44 minutos, num lance exatamente igual: escanteio e cabeçada de Lucas Barrios para as redes.

           O que abre a possibilidade de que o empate tenha sido planejado, é que no segundo tempo eu não vi um empenho maior de nenhuma das duas equipes para chegar ao segundo gol. Eu diria que "jogaram com juízo".

Massa larga em quarto na Áustria



         Massa em quarto e Nasr em oitavo.  Esse foi o final inesperado do último treino para o GP da Áustria, que será disputado amanhã, a partir das 9 horas, no circuito de Spielberg. Foi um festival de rodadas, inclusive dos dois pilotos da Mercedes (foto), que rodaram nas duas últimas voltas, mas vão largar na frente, com Hamilton em 1º e Rosberg em 2º.

         O terceiro será Sebastian Vettel, com Felipe Massa ao seu lado, em quarto. Depois, Hulkenberg, Bpottas, Verstappen e o brasileiro Felipe Nasr.  Hoje choveu muito, antes do treino. Se isto se repetir, poderemos ter uma prova perigosa.

  Depois de rodar na última volta e perder a pole, Nico Rosberg saiu arrasado do seu carro

A terra vai acabar ?


         Melhor nem ler, mas cientistas das universidades de Stanford, Princeton e Berkeley estão afirmando que "a Terra entrou em um novo período de extinção em massa", como o que ocorreu a 65 milhões de anos, e que determinou a extinção dos dinossauros. Eles garantem que os vertebrados estão desaparecendo a uma taxa 114 vezes maior do que a normal.

         A Universidade de Duke já havia afirmado isso no ano passado. Os cientistas acham que muitas espécies vão desaparecer. E os humanos podem estar entre as  primeira vítimas. Do anos de 1900 pra cá,  400 vertebrados desapareceram.

Rachou mesmo, hein ?


  "A DILMA É A CULPADA PELA CRISE DO PT" - disse o ex-presidente Lula, num encontro com padres e dirigentes de entidades religiosas, quinta-feira em São Paulo. E referindo-se ao Governo atual, Lula acrescentou: "Parece um governo de mudos."
 
Lula está apavorado, porque o PT fez uma pesquisa e constatou que a rejeição ao partido é de 75%
              É tudo mosca da mesma goiabada. Nos conta a revista "Época" que a Construtora Odebrecht, um dos alvos da Operação Lava Jato fez doações de dinheiro aos institutos dos ex-presidentes Fernando Henrique e Lula. É tudo igual ! Farinha do mesmo saco !
 
   Cantor, compositor, letrista, músico, arranjador, produtor musical, violonista, guitarrista, ator, escritor. E nas horas vagas é também ecologista, engenheiro formado e membro da Academia Pernambucana de Letras. Esse cara tem que ser um "gênio" pra ser tudo isso, não é mesmo ?

                                                      L  E  N  I  N  E

                     


              Curioso: eu não sou um fã absoluto de LENINE, mas tenho um enorme respeito por ele. Não é todas as vezes ele consegue "me arrepiar" de verdade com uma música sua. Mas quando gosto de alguma música sua, aí eu gosto mesmo. É o que sinto quando ouço esta canção que ele nos mostra  no vídeo acima: "PACIÊNCIA", que ele compôs em parceria com Dudu Falcão. É demais !
          Vejam que verso : "Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma / Até quando o corpo pede um pouco mais de alma /  A vida não para / Enquanto o tempo acelera e pede pressa / Eu me recuso faço hora, vou na valsa / A vida é tão rara..."
               Seu pai era José Geraldo, um ex-seminarista. E foi no seminário que ele conheceu o socialismo. Abandonou posteriormente o seminário e transmitiu as idéias da teoria socialista aos filhos, desde cedo. E o nome LENINE foi uma homenagem que José Geraldo quis prestar ao líder soviético Lenin, responsável pela deflagração da Revolução Russa de 1917. 
                A mãe de Lenine, Dayse Pimentel, era católica praticante, e ele nasceu em Recife, no dia 2 de fevereiro de 1959. Tem portanto 56 anos, e é casado com Anna Barroso. Seu nome de batismo é Oswaldo Lenine Macedo Pimentel.

               Lenine já se interessava por música, quando criança. "Roubava" a chave do armário, pra pegar o violão da irmã mais velha e "tirava as canções só de ouvir", como costuma contar até hoje. E nas audições de domingo, ele ouvia música alemã, folclore russo, Tchaikovsky, Glenn Miller e Chopin,  misturados a Dorival Caymmi e Jackson do Pandeiro.  Que mistura, hein ?



 
               Por volta dos 20 anos, Lenine veio para o Rio de Janeiro, em busca de espaço e recursos para a música.  Morou com amigos compositores, numa casinha velha de Botafogo, famosa por já ter sido a casa de Macalé e de Sônia Braga. Depois, se fixou em Santa Teresa.





                                                      
             Elba Ramalho foi a primeira cantora de sucesso a gravar uma música de Lenine. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa,  Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros cantores.   Trabalhou também em televisão, dirigindo minisséries e musicais.



 
              Lenina ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo "melhor Album Pop Comtemporâneo", com seu álbum "Falange Canibal"  e o outro na categoria "melhor canção brasileira de 2009", com a música  "Martelo Bigorna".  E em 2013, Lenine celebrou 30 anos de carreira, com muitas festas e eventos musicais, especialmente no Rio de Janeiro e em Recife. É um artista de valor !












AS MELHORES DO FACEBOOK

Ótima esta postagem esta que a amiga londrinense Lucimeire da Silva fez na sua página.