Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Grupo é facil. Não inventem fantasmas

 
 
     Para quem quer ser hexa campeão e está jogando em casa, pode haver um grupo melhor ? O Brasil vai pegar Croácia, México e Camarões, na primeira fase da Copa 2014. A verdade é que demos muita sorte. É grupo pra fechar em primeiro lugar, e não adianta ficar procurando fantasmas, como boa parte da crônica brasileira já fez agora à tarde, tão logo foi anunciada a tabela do Mundial.
      Quem tem medo do México não pode querer ser campeão mundial. É ou não é ? Melhor do que isso, só uma chave com Madureira, Portuguesa Santista e Cianorte. a primeira parte da Copa será uma festa só para a torcida brasileira.
       Eu até preferia jogos mais difíceis, contra Inglaterra, Alemanha ou Itália. Afinal, é uma Copa do Mundo. Não concordo muito com a turma que fica torcendo  para o Brasil não ter que jogar com esse ou aquele adversário. Eu quero é jogos bons. Quem quer moleza, que mastigue água.

Em Salvador e Manaus as melhores estréias

 
 
       Os baianos deram muita sorte no sorteio de hoje, pelo menos na primeira rodada. Para a Arena Fonte Nova (foto), em Salvador, estão programadas duas grandes estréias. No dia 13 de junho, às quatro da tarde, Espanha x Holanda, pelo Grupo B.  E no dia 16, à uma da tarde, teremos Alemanha x Portugal, abrindo o Grupo G. São jogos imperdíveis.
          A outra grande partida da rodada de abertura do Mundial está programada para Manaus, com Inglaterra e Itália se enfrentando, às onze da noite do dia 14, na Arena Amazônia, pelo Grupo D. Estes três jogos são os melhores da primeira volta do torneio.
          Os paranaenses deram azar. Nenhum jogo atraente de verdade está marcado para a Arena da Baixada, em Curitiba. O melhorzinho que os curitibanos verão será a presença da Espanha, que joga na Baixada no dia 23 de junho, às 13 horas, contra a Austrália. Os espanhois já devem entrar em campo classificados. As outras três partidas marcadas para a capital paranaense são Equador x Honduras, dia 20 às sete da noite;  Irã x Nigéria, dia 16 às quatro da tarde;  e Argélia x Russia, dia 26/6 às 17 horas.  Os hotéis, restaurantes e pessoas que pretendiam alugar quartos para visitantes, devem estar meio decepcionados. Os jogos são fracos mesmo.

O mundo chora por Madiba

           
                Não há como não homenagear Nelson Mandela. O mundo inteiro chora a morte deste homem extraordinário que emocionou a todos. Mas não há muito mais o que dizer, porque tudo já foi dito sobre o "Madiba". Menos que ele agora está no seu devido lugar : a eternidade.
 
 

Babaquice brasileira

      Como os brasileiros são bobos. Agora há pouco, vendo a espera da televisão pelo sorteio dos grupos da Copa, vi cinco minutos de idiotice total.   Imitando o que aconteceu na Africa do Sul, no Mundial anterior, quando um polvo "adivinhava" os resultados das partidas, aqui no Brasil foram buscar num zoológico um tatu para descobrir como serão os grupos. É que o mascote do evento será um tatu apelidado de "Fuleco". Que coisa mais idiota. Fizeram até o bichinho dizer se nossa Seleção será campeã. E o tatu "disse" que não.  Bem feito.
     

Um recado importante aos vereadores

         Gosto muito do muito do amigo Célio Guergoletto. Foi um ótimo vereador e um dirigente de futebol melhor ainda. Pra quem não sabe, foi de sua autoria o projeto anterior que cedeu o Estádio Vitorino Gonçalves Dias ao Tubarão, por vinte anos.
           Sobre a nova cessão de uso do VGD, Célio me disse: "Naquela época, o Londrina não tinha nenhum gestor com fins lucrativos. Hoje, dizem por aí que dentro do Vitorino Dias é mantida uma escolinha que visa lucros, e que o LEC e a SM esportes participam destes lucros.  Não sei se o fato é verdadeiro, mas se isso realmente estiver existindo, os vereadores poderão ter uma surpresa desagradável, pois em Londrina tem muita gente que torce 'contra', e que poderá entrar com uma ação popular. E neste caso, os vereadores terão problemas."
             Célio usa a sua larga experiência para dar uma sugestão aos vereadores: "Enviem os projetos (tanto o de utilidade pública como o que cede o VGD) para que o Ministério Público dê um parecer. Só assim os senhores estarão tranquilos no futuro".
              Nada melhor do que seguir um conselho de quem realmente entende do assunto.  

A Festa da Brasil Sul

 
      Por e-mail, recebi com muita alegria um convite para a Festa de 36 Anos da Rádio Brasil Sul, que será realizada neste domingo, das 10 às 19 horas, na sede da emissora, localizada no Jardim Montecatini, a caminho de Ibiporã. A Brasil Sul foi a última rádio em que trabalhei, antes de pendurar as chuteiras, depois de trinta e tantos anos de microfone. Por esta e outras razões, é que tenho muita simpatia com tudo que a RBS realiza.
      Vai ser um festão, com barracas tercerizadas, brinquedos para a gurizada e um show com a presença de grandes cantores, como Wanderley Cardoso, As Marcianas, Alan e Aladim, Eliane Camargo, Mariana e Matheus, Juliano e Jardel e vários outros.
                                                 É sucesso na certa !

Pérolas que o Facebook nos traz


      Muito engraçada esta situação criada na postagem feita pelo amigo professor Marival Mazzio