Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 25 de janeiro de 2015


     FLAMENGO É CAMPEÃO EM MANAUS   



              O zagueiro Samir marcou um gol aos 32 minutos do segundo tempo, e deu ao Flamengo o título do 1º Torneio de Manaus, esta tarde na Arena da Amazônia. Quase 24 mil pagantes e um jogo disputado, especialmente no primeiro tempo. Na fase final, o São Paulo mostrou cansaço e acabou perdendo o jogo.  Mas acho que a promoção dos amazonenses foi um sucesso.
           A decepção foi o ex-atleticano Marcelo Cirino, que não mostrou nada. E agora, os dois times vão começar a pensar nos certames estaduais, que começam no próximo fim-de-semana. O Mengo vai entrar com moral alto, no Campeonato Carioca.

Nasceu uma nova atriz ?

       É o que todos esperam de Maria Antonia, que nasceu sexta-feira e hoje deixou o hospital no Rio, em companhia dos pais, os consagrados artistas Taís Araújo e Lázaro Ramos.
        Tudo correu bem, e Maria Antônia nasceu com 2,885 kg e 48 centímetros. Taís e Lázaro pareciam felizes, mas não mostraram o rostinho na nenê, que foi pra casa, para conhecer o irmãozinho João Vicente, de três anos.
 

Não vai haver casamento


    Ao contrário do que volta e meia é especulado pela mídia, a apresentadora Xuxa e o cantor e compositor Junno não estão pensando em se casar. Segundo Junno, o relacionamento que já dura dois anos e três meses continua transcorrendo num clima de felicidade e "em time que está ganhando não se mexe".
     "ESTAMOS MUITO BEM, COMO SEMPRE ESTIVEMOS" - acrescentou o cantor

A morte de Maria Della Costa

        A atriz Maria Della Costa morreu ontem no Rio, aos 89 anos. Ela ficou mais conhecida por revelar e incentivar grandes talentos para o teatro, como Fernanda Montenegro.  Era natural de Flores da Cunha, interior gaúcho, e foi considerada  a grande modernizadora do teatro nacional.
       Seu nome de batismo era Gentile Maria Marchioro Della Costa Poloni e sua morte ocorreu no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul carioca. O velório aconteceu no Teatro Municipal do Rio.
         Copa São Paulo de Juniores
           GOLEIRO ENTREGOU. CORINTHIANS CAMPEÃO


     Um "peru" do goleiro Talles, do Botafogo de Ribeiro Preto, aos 21 minutos do segundo tempo,  decidiu a edição 2015 da Copa São Paulo de Juniores, hoje cedo no Pacaembu. Num jogo equilibrado, o Corinthians venceu por 1 a 0 e conquistou o título pela nona vez. Maycon marcou o único gol da decisao, presenciada por um bom público

                   ESSA NÃO DEU PRA SEGURAR !
                                         
De todas as fotos de Neneca que tenho no meu arquivo particular, acho esta é a mais bonita. Foi feita em 2013, em Campinas, na última homenagem que lhe prestou o Guarani, pelo conquista do título brasileiro de 1978. Morreu  hoje um dos melhores goleiro que o Brasil já teve.
 
A morte de Neneca, ocorrida na última madrugada, nos enche a todos de muita tristeza. Já havia postado a minha preocupação aqui no Blog, no último dia 21, pedindo ao ex-goleiro do Londrina que "segurasse mais essa", confiando na sua capacidade de grande goleiro. Mas já sabia que desta vez "era uma bola indefensável", mesmo para um arqueiro de tanta qualidade.
 Aos 67 anos, Hélio Miguel, um verdadeiro rei da "Vila da Fraternidade" nos seus áureos tempos, está nos deixando para sempre.   Ele não mostrou sua qualidade excepcional só aqui no Tubarão, mas também no Operário do Mato Grosso do Sul, no America Mineiro  e, especialmente no Guarani de Campinas, onde integrou um time de grandes craques (foto abaixo) e sagrou-se campeão brasileiro de 1978. Porém, ainda quebraria um recorde nacional, ficando 18 partidas e 1.636 minutos sem sofrer gol, como goleiro do Náutico de Recife, onde também foi campeão.
 
Com Miranda, Zé Carlos, Mauro, Edson e Gomes (em pé); Capitão, Renato, Careca, Zenon e Bozó (agachados), Neneca foi campeão brasileiro de 1978 pelo Guarani de Campinas
 
Em Londrina, Neneca começou jogando pelo hoje extinto Paraná Esporte Clube, em 1969. Mas foi com a camisa do Tubarão que ele viveu seus melhores momentos por aqui. O destaque foi a conquista do título estadual de 1981. Também foi treinador de goleiros do clube alviceleste e, há pouco tempo, matriculou seu filho Hélio Miguel Junior como goleiro da Escolinha do Tubarão.
   Quando parou de jogar profissionalmente, Neneca seguiu atuando pela Seleção Brasileira de Masters, ao lado dos maiores nomes do futebol nacional.
Neneca morreu vitimado por um mieloma múltiplo, uma espécie de câncer nos ossos. O seu corpo está sendo velado no Cemitério Parque das Oliveiras e, segundo o site do Londrina Esporte Clube, o sepultamento ocorrerá amanhã às 10 horas, no Cemitério Padre Anchieta.
 
 
 

Hoje o sucesso vem lá do Sul !


         Chega a hora de mostrar uma artista gaúcha neste espaço. E aí está Adriana Calcanhotto, talentosíssima cantora e compositora porto-alegrense, também conhecida por Adriana Partimpim, pelo lançamento de um álbum infantil que lhe garantiu o Grammy latino da categoria, em 2004.
         Mas Adriana da Cunha Calcanhotto, que em outubro vai completar 50 anos, canta MPB, pop, samba e bossa-nova. Além do grande potencial vocal e de sua habilidade como violonista. Ela não começou cedo. Só em 1990 lançou o primeiro disco, com uma composição sua "Enguiços" e regravações de músicas de Roberto e Erasmo ("Caminhoneiro"),  dos Titãs ("Sonífera Ilha") e de Lupicínio Rodrigues ("Nunca").  Mas no ano seguinte já ganhou o Prêmio Sharp de "revelação feminina" e nunca mais parou de fazer sucesso.




          Em 2007, participou da festa de abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Rio.
           Homossexual assumida, Adriana é companheira da cineasta Suzana de Moraes, filha do nosso saudoso poeta Vinicius de Moraes. E a nossa cantora de hoje é adorada em Portugal.
           São inúmeros os seus sucessos, mas escolhi "Esquadros", que tem uma das letras mais bonitas que eu conheço. Confiram aqui !     
        A interessante postagem que a amiga Lea Santini fez no Facebook é o nosso destaque de hoje neste espaço reservados aos "amigos de todo o dia no Face"