Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Alex Silva se rebela e não viaja

              O Flamengo está mesmo cheio de problemas. Hoje explodiu uma nova bomba. O zagueiro Alex Silva não se apresentou para viajar a Bolívia, sem qualquer justificativa. Mas já se sabe que Alex revoltou-se contra supostos privilégios concedidos a Ronaldinho Gaúcho. Todos os jogadores rubro-negros estão reclamando de salários atrasados, mas o que se comenta é que só Ronaldinho terá sua situação colocada em dia.
               Como Alex Silva é um dos líderes do grupo de jogadores, todos acham que ele assumiu uma posição de protesto contra a decisão da direção do clube, de priorizar o pagamento a Ronaldinho, em detrimento do restante do grupo. Certamente, Alex será afastado definitivamente do elenco.

Missa por João Paulo Reeberg

          A missa de sétimo dia pela alma de João Paulo Reeberg será realizada nesta terça-feira (amanhã), às 18h30m, na Capela da Catedral. Os desportistas de Londrina continuam muito comovidos com a morte de Pinheiro, ex-jogador e ex-treinador do Tubarão. Certamente, muita gente estará prestando sua homenagem ao grande amigo que todos perdemos. Nos encontramos lá.

Onde a bola já rolou

        Alguns certames regionais já foram iniciados neste final-de-semana. Em Pernambuco, o Santa Cruz estreou vencendo o "caçula" Belo Jardim, por 2 a 1. Wesley fez dois gols e na foto aparece comemorando o segundo. Candinho descontou para  o Belo Jardim. O Náutico também venceu: 2 a 0 sobre o Porto, com Ronaldo Alves e Souza marcando os gols. Mas o Sport só empatou (1 x 1) em Araripina, contra o time local. E estava perdendo (gol de Vanderley), até que  Renato salvou o Rubro-negro. Os outros resultados: Petrolina 3 x Salgueiro 1, América 0 x Serra Talhada 4 e Ypiranga 1 x Central de Caruaru 0.

*****  No Campeonato Alagoano, três jogos foram disputados. O Murici ganhou do Sport Santo Antonio por 2 a 0; o Corinthians venceu o Penedense, também por 2 a 0; e o CSE derrotou o Coruripe, igualmente por 2 a 0.

*****   No Rio Grande do Norte, pela Taça Cidade de Natal, o América goleou o Caicó por 5 a 0, com gols de Junior Xuxa (3), Zé Antonio e Isac. Os outros jogos: Baraúnas 1 x ABC 1, Assu 1 x Alecrim 3 Corinthiaqns 2 x Potiguar de Mossoró 0 e Santa Cruz 4 x Palmeira de Goianinha 0.
  

Chico "Valente"

               O quadro é difícil, mas Chico Anísio resiste com bravura na UTI do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. No sábado, ele passou por uma cirurgia. Tiraram um pedaço do intestino delgado do velho e querido Chico, de 80 anos. Ele continua tendo sua pressão arterial mantida por medicamentos e respirando por aparelhos. Mas o médico Luis Alfredo Lamy disse que "Chico teve uma discreta melhora." O Brasil inteiro reza por ele. (Na foto feita em 2011, Chico com a esposa Malga Di Paula)

O dizem os leitores sobre o Estadual

           Os amigos do Blog começam a atender o nosso pedido e opinam sobre o próximo Campeonato Paranaense. Minha primeira impressão é de que os torcedores londrinenses estão confiantes.
           O Zani acha que "com o apoio da torcida, o Londrina pode fazer frente a dupla Atletiba, se os ex-jogadores do Iraty não tremerem".  Mas ele aposta que no final Coritiba e Atlético serão os ponteiros.
           Já o Hamilton Nassif acredita que "o Tubarão tem tudo para ficar entre os quatro primeiros". Ele aposta na força da torcida e diz que a preparação está dentro do que se espera.
            Por sua vez, o Tato diz que está comigo e que gosta muito dos certames regionais. E afirma que "o Londrina deverá ter um bom início, pois manteve a base e está se preparando a um bom tempo. Mas no final, como sempre, deverá dar Coritiba ou Atlético."
             E um leitor anônimo também opinou. Uma pena que não tenha mandado o seu nome. É só colocar o nome após o ponto final da mensagem. Ele espera que "a partir deste ano o Tubarão consiga a retomada do seu lugar na Segundo Divisão do Campeonato Brasileiro."  E pede um campeonato de muita paz.
              Confira na íntegra a opinião destes amigos, nos comentários que estão abaixo da postagem sobre o Campeonato Paranaense. E nos conte também o que você pensa do nosso certame regional.

Flamengo: Saldo negativo

               O Flamengo ganhou do Londrina e empatou com o Corinthians mas, para começar, seu time titular não conseguiu fazer um gol sequer nos dois jogos que aqui disputou. Foram os reservas que salvaram o time de Luxemburgo no Estádio do Café.
                Mas o pior para o Rubro-negro é que a delegação chegou a Londrina, nos primeiros dias do ano, apostando na renovação tranquila do contrato de Ronaldinho Gaúcho e na permanência de Thiago Neves. As  coisas se complicaram, porque Thiago acabou se acertando com o Fluminense e Ronaldinho só assina se receber os quase R$ 4 milhões que a empresa Traffic lhe deve. O prazo final passou a ser quarta-feira. O saldo da pré-temporada rubro-negra foi negativo.
                 A presidente Patrícia Amorim está na bronca com os dirigentes do Flu, que no meio de uma negociação do Flamengo com Thiago Neves, entraram na parada para contratar o jogador. Esta bronca vai longe. Muito pior será se Ronaldinho Gaúcho não quiser jogar na Bolívia, dia 25 pela Libertadores.
                 Luxemburgo está levando hoje apenas 16 jogadores: os goleiros Felipe e Paulo Vitor, os laterais Leonardo Moura e Junior Cesar, os zagueiros Wellington, Alex Silva e David Braz, os meias Willians, Luis Antonio, Muralha, Renato Abreu e Ronaldinho Gaúcho, e os atacantes Deivid, Itamar e Negueba.
                 Os outros jogadores ficam no Rio, para jogar sábado contra o Bonsucesso, às 19h30m, na abertura do Campeonato Carioca de 2012. Mas depois desta partida, oito deles viajarão para Sucre, na Bolívia, para se juntar ao restante do grupo.

Uma brincadeira pode ter sido a causa

                  Começam a aparecer os motivos do acidente com o navio Costa Concórdia. Segundo os jornais italianos, o comandante Francsco Schettino teria determinado que o barco passasse próximo a ilha de Giglio para homenagear Antonello Tievoli, um dos chefes dos garçons da embarcação, que nasceu no local. Era uma surpresa do chefe ao bom empregado. Mas o Costa Concórdia bateu numa rocha que não aparecia no mapa náutico, e deu no que deu. Seis mortos, até agora. E um imenso prejuízo.
                   O navio navegava a 150 metros da costa. Parece ter sido um erro aproximar-se tanto de um lugar que não é utilizado pelos grandes navios. O garçon homenageado, desde o acidente não quer falar com ninguém. Ele se sente culpado por uma tragédia da qual se tornou protagonista sem querer.
                    Convenhamos, foi uma brincadeira infantil esta do comandante Schettino, que colocou em risco a vida de mais de 4,2 pessoas que estavam no navio de 290 metros de comprimento e 114,5 mil toneladas. Como se ele estivesse conduzindo um barquinho de papel.

OLHA ELE AÍ, OUTRA VEZ

       Prepare o seu coração.  E o bolso também.  Olha quem está chegando por aí. Passou o tempo de festas.  Vai começar tudo de novo.

Quem ainda acredita ?

           Quem viu Adriano jogar o segundo tempo do amistoso de ontem, certamente voltou para casa duvidando que ele volte a ser o bom jogador que foi no passado. O 'cara' está acabado, morto em campo. Não fez absolutamente nada. Na verdade, talvez o Corinthians tenha cedido o empate porque jogou todo o segundo tempo com 10 jogadores. Adriano deveria "se mancar". Ele está prejudicando seus companheiros.
            A minha descrença em torno de uma reação do Adriano vem da maneira como ele leva a vida. Se fosse um homem consciente, teria utilizado as férias para uma preparação, no sentido de chegar mais perto do condicionamento que os outros jogadores têm. Mas não, ele preferiu ficar por aí, de bar em bar, brincando com pistolas, dando tiro nos outros. Esse 'cara' não tem mais jeito não.
             Querem saber de uma coisa que também observei ontem, o Flamengo está muito melhor servido com o Itamar, que estava jogado aí no  CT do SM Esportes, do que o Corinthians com seu gordo ex-jogador.

Daqui em diante, será pra valer

           Entramos na semana que marca o início do Campeonato Paranaense de 2012. As experiências possíveis já foram feitas e cada clube tem agora que definir o seu time para a disputa. Estou preocupado com os vários problemas que cercam o nosso certame regional. Gosto muito dos campeonatos estaduais, pela rivalidade entre as cidades e o renascimento do futebol  do Interior. Mas desta vez não estou otimista.
            Não vejo equipes fortes. É claro que, movidos pelo dinheiro, Coritiba e Atlético sempre conseguem colocar em campo bons times. Mas não está me agradando a situação dos clubes interioranos. Pobres, sem jogadores promissores, nem sempre dirigidos por treinadores competentes e ainda tendo que enfrentar as exigências da impiedosa Federação Paranaense de Futebol.
             Quatro estádios ainda não estão aprovados pela tal de Comissão de Vistoria : o Gigante do Itiberê, um estádio inaugurado há pouco tempo lá em Paranaguá; o velho Germano Kruger, que abriga a tradição de Ponta Grossa; o Emílio Gomes, lá em Iraty, um estádio típico de cidade pequena; e o Waldomiro Wagner, o ótimo estádio de Paranavaí, que merecia um apoio maior da FPF. Se estes estádios forem vetados, Rio Branco, Operário, Iraty e Paranavaí já vão entrar derrotados no campeonato.
                                      Vetar o estádio de Paranavaí será uma grande sacanagem      

                  Os resultados obtidos por nossos clubes nos amistosos deste final-de-semana nos podem dar uma idéia de como estão as equipes. O Coritiba, que fez pré-temporada em Foz do Iguaçu, jogou com o ABC local e goleou: 4 a 0, gols de Davi(2), Everton Costa e Rafael Silva. A foto abaixo é do jogo. O Roma Apucarana perdeu em casa, para o Palmeiras B, por 1 a 0. O Rio Branco ganhou por 3 a 1 do Camboriú. O Corinthians Paranaense perdeu em casa para o Joinville, por 2 a 0. Na quarta-feira, em Joinville, o Timãozinho havia vencido por 3 a 2. É portanto, mais um time irregular. O Operário mostrou que tem um bom ataque e uma defesa ruim, pois empatou em casa com o Metropolitano de Blumenau, por 4 a 4. E o Iraty, com um gol de Paraíba, empatou por 1 a 1 com o Toledo, que marcou com Irineu.
                      
               Gostaria muito de saber o quer os nossos amigos do Blog estão esperando deste Campeonato Paranaense. O que cada um acha do seu time. Enfim, dê a sua opinião e mostre o seu interesse pelo futebol que se faz no Paraná. Estou aguardando o seu comentário. Obrigado.
                

Os filmes que vão "bombar" (9)

               Fechamos hoje a nossa lista de filmes cotados para obter destaque na crítica e nas bilheterias, nesta temporada 2012. Como ontem tivemos o Homem-Aranha, não poderia faltar o Homem-Morcego, que aparece agora no filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", terceira aventura do heroi no cinema assinada por Christopher Nolan. É forte candidato a blockbuster do ano. Christian Bale é novamente  o Bruce Wayne/Batman. Anne Hathaway é a sexi Mulher-Gato. Morgan Freeman e Michael Caine também são nomes fortes do elenco. A estréia no Brasil será  no dia 27 de julho.

Já chegaram bêbados

              Tem muito jogador de futebol irresponsável por aí. Esta situação que ocorreu na última sexta-feira em Jaú, nos dá um exemplo disto. O XV de Novembro local se prepara para a disputar a Série A3 do Paulistão e está tentando montar um bom time.
              Entre os novos contratados vieram o goleiro Anderson e o lateral-esquerdo Ceará, que chegaram à cidade na quinta-feira e logo indagaram "o que fazer nas noites de Jaú ?" No dia seguinte, quando voltavam aos alojamentos do clube, foram observados por funcionários do clube, que "entregaram" os dois para os dirigentes. Anderson e Ceará estavam embriagados.
               "O pior é que elas eram peças importantes para o nosso time" - lamentou o diretor de futebol, Wagninho Rivera, que foi obrigado a mandar os dois beberrões embora.