Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Nem D'Alessandro escapou


       Dentro do campo, homens que ganham altos salários e cuidam de grandes interesses financeiros, comerciais e publicitários, viram "meninos". Vejam na foto os jogadores do Inter brincando alegremente, durante o treino de hoje pela manhã. Aqui, o capitão e lider da equipe D'Alessandro, recebe uma carga de "petelecos" que é aplicada em quem erra os passes no "bobinho". Ninguém escapa, nem o famoso "D'Ale".
        Um dos motivos da alegria dos colorados foi o reaparecimento de Leandro Damião, que retornou da Seleção Brasileira e joga amanhã, contra o Botafogo, provavelmente ao lado de Diego Forlán, que volta da Seleção Uruguaia.
         Mas o Inter não terá contra o Fogão jogadores importantes, como Nei e Fabrício, suspensos, Dagoberto, Rafael Moura, Juan, Kleber e Otávio, machucados, e Ygor, que faz trabalho de recondicionamento físico.
          Em meio a tantos problemas e tantas cobranças, os jogadores tem mais é que brincar. Mas só na hora certa.

Vem aí a Copa do Brasil Sub-20

          A CBF anunciou hoje a criação da Copa do Brasil Sub-20, que será disputado de 2 de outubro a 15 de dezembro, com a participação de 32 equipes. E os dirigentes da Confederação informaram que as categorias sub-51 e sub-17 também serão contempladas com a elaboração de um calendário fixo.
         As despesas que os clubes terão, com transporte e hospedagem, durante esta primeira edição da Copa Sub-20  serão bancados pela CBF, mas não haverá premiação em dinheiro, como ocorre na Copa São Paulo de Juniores.
         Os confrontos da primeira fase estão definidos. Avaí x Corinthians e Ponte Preta x Vasco abrem a competição no dia 2 de outubro.Os outros jogos:  3/10-Goiás x Santos e Coritiba x São Paulo; 6/10-Figueirense x Inter, Boa Esporte x Bragantino; Guarani x Cruzeiro e América Mineiro x Vitória; 9/9-Náutico x Flu; 10/10- Sport x Botafogo e ABC x Bahia; 13/10-Paraná x Grêmio, Ceará x  Flamengo e Atlético Goianense x Palmeiras; 16/10-Portuguesa x Atlético Mineiro e 17/10-Guaratinguetá x Barueri.
          Só haverá cobrança de ingressos nas finais do torneio. A decisão será no dia 15 de dezembro. A prioridade é para a marcação dos jogos em estádios pequenos.
           Já estava mesmo na hora da CBF realizar torneios das categorias de acesso ao profissionalismo. A Taça São Paulo de Juniores não pode continuar sendo encarada como um Brasileiro de Juniores, porque seus disputantes escolhidos por secretarias políticas de São Paulo. Mais ou menos na base do "entra quem paga". Parece que agora teremos algo oficializado.

Ex-técnico do Coxa assume o Vasco

        Acho que o Vasco pode ter feito uma boa escolha para substituir Cristóvão Borges no comando técnico. Depois de quase um ano e oito meses dirigindo o Coritiba, Marcelo Oliveira foi confirmado hoje como novo treinador vascaíno. Foi um acerto rápido, para um contrato até dezembro de 2013. Marcelo, de 57 anos, será apresentado amanhã em São Januário, durante o treino.
         Me lembro bem de Marcelo jogando naquele time que eliminou o Londrina nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1977. Ao lado de Cerezzo, Reinaldo, Paulo Isidoro, João Leite e outros craques da época, ele integrava o super time  do Galo, que foi vice-campeão nacional, perdendo para o São Paulo na final.  Como treinador, suas maiores conquistas foram aqui no Coritiba, como bicampeão paranaense.
        No jogo que o Vasco fará com o Palmeiras, esta noite em São Januário, Marcelo estará ao lado dos dirigentes cruzmaltinos, apenas assistindo. O time será comandado pelo interino Gaúcho, que ficará no banco de reservas.
       Na verdade, agora é que a gente vai saber de Marcelo Oliveira é mesmo um bom treinador ou apenas deu sorte aqui no Paraná. Mas pelo menos um profissional sério. O Vasco pode se dar bem com ele.

     
        

Eliminatórias começam a ficar difíceis

       As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa 2014 começam a ficar mais complicadas e bastante equilibradas. Uma pena que as emissoras de televisão do Brasil não estejam mostrando os jogos, preferindo transmitir eliminatórias de outros continentes. Um grande absurdo.  Na rodada de ontem, a Argentina teve dificuldade para manter a liderança, ficando no empate de 1 a 1 com o Peru, no Estádio Nacional de Lima.
      A partida foi difícil desde o início, até porque os peruanos tiveram um penalti a seu favor, logo aos 2 minutos. Por sorte dos argentinos, Pizarro não cobrou bem, dando chance de defesa ao goleiro Romero. Porém aos 21 minutos, Zambrano abriu o marcador para os incas. Só então a Argentina começou a reagir, acabando por empatar ainda no primeiro tempo, com um gol de Higuain.


       Com Messi muito marcado e pouco inspirado, os platinos por pouco não perderam no segundo tempo. Como a noite não era boa para a Argentina, o volante Gago acabou desmaiando em campo, após uma jogada mais dura. Ele saiu de maca, com o pescoço imobilizado (foto), e está até agora hospitalizado em Lima, para observações.
 

******  Quem voltou a decepcionar foi o Uruguai. Depois de ser goleado na Colômbia, por 4 a 0, os charruas tiveram a chance de reabilitação jogando em casa, no Estádio Centenário, com o Equador. Mas não passaram de um empate de 1 a 1, depois de sair perdendo, num gol de Caicedo de penalti. O empate veio através de Cavani. O Uruguai está agora em quinto lugar e seu próximo adversário será o time da Argentina, em Buenos Aires.
 
 
****** Grande vitória conseguiu ontem a Colômbia, que meteu 3 a 1 no Chile, em pleno Estádio Monumental, em Santiago, e de virada. Os colombianos, que haviam goleado os uruguaios no final-de-semana, voltaram a jogar muito bem, enquanto os chilenos, que tiveram Gary Medel expulso,  decepcionaram sua torcida. Matias Fernandes abriu o placar para os andinos, mas Rodrigues, Falcao e
Gutierrez viraram o jogo, colocando a Colômbia a apenas um ponto da lider Argentina.
 
 
****** No outro jogo da rodada, nova surpresa: em pleno Estádio Defensores Del Chaco, a Venezuela derrotou o Paraguai, por 2 a 0, com dois gols marcados por Rondón. Com a vitória, os venezuelanos também entraram na briga por uma das vagas para vir ao Brasil na Copa de 2014. E o Paraguai continua decepcionando completamente. Os guaranis são agora os últimos colocados.
 
 
 
 

A Foto do Dia

     
           Os leopardos têm a fama de serem predadores ágeis e sorrateiros, dispostos a matar e comer qualquer animal que consigam caçar, desde uma ave pequena até um animal de 90 kg. Mas esse leopardo da foto se superou.  No Parque Transfronteiriço de Kgalagadi, que cruza os territórios de Botswana e Africa do Sul, ele se equilibrou apenas nas patas traseiras para abordar um bando de pássaros da espécie cortiçol-malhado. Caçou um deles, ante o espanto dos demais, que escaparam por poucos.  Sensacional o flagrante feito por Matt Profeta. É a nossa Foto do Dia

É pra acabar mesmo com nosso futebol

        Leio nos jornais de hoje que a troca do gramado do Estádio do Café não será feita. Vão partir para um tal de "plano B", que deve ser "plano Burrice".  Ou quem sabe "plano Bundão".  Seja o que for, só servirá para afundar um pouco mais o futebol profissional de Londrina.
        Enquanto a Cidade pede pelo amor de Deus para o PP (prefeito propina) renunciar ao cargo, o Tubarão pede por amor de Deus para que lhe sejam dadas condições de jogar no Estádio do Café. Mas agora, até a Fundação do Esporte (FEL) parece estar contra.
         A propósito, leio no dicionário que fel significa amargura, humor cáustico, azedume. E os sinônimos de fel são azedume, bilis e ódio. Acho que isto explica muita coisa. O orgão que dirige o nosso esporte é bem isso aí. E a nossa prefeitura também.