Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 5 de abril de 2014

Parabéns, Tubarão. E Boa Sorte

 
       O Londrina Esporte Clube está completando 58 anos de vida neste sábado. Motivo de festa para todos. Mas o que a torcida está querendo mesmo é festejar amanhã no Estádio do Café, quando o Tubarão estará enfrentando o Maringá, na primeira partida da final, valendo o título estadual de 2014.
        Dizem que os 30 mil ingressos já se esgotaram. Entretanto, a gente sabe que no dia sempre aparecem mais ingressos. O que importa mesmo é que o Estádio do Café esteja lotado, como aconteceu há 33 anos atrás, ultima vez em que londrinenses e maringaenses decidiram o título, com o Tubarão garantindo o título de 1981.
          Fica aqui o meu abraço a todos os torcedores do Londrina Esporte Clube pela data festiva, e o meu desejo de que dias melhores venham no futuro, especialmente no que se refere a consolidação do Alviceleste como clube. Dirigido por seu legítimos adeptos e verdadeiros londrinenses.
          Da mesma forma estou desejando muito que Londrina e Maringá sejam protagonistas de uma decisão vibrante e civilizada. Pelo menos cinco ônibus e muitos automóveis virão amanhã da Cidade Canção, trazendo maringaenses entusiasmados.
          E no domingo que vem será a vez de uma verdadeira multidão de torcedores do Tubarão se deslocar até o Estádio Willie Davids, para o último jogo do Campeonato Paranaense da temporada.
          No futebol, se ganha e se perde. Tudo pode acontecer dentro do campo, amanhã e no dia 13. Torço para esta Festa do Interior transcorra num absoluto clima de lisura e tranquilidade. E que ganhe o melhor.

Esta foi demais: morreu José Wilker


 
     A morte foi mais uma vez traiçoeira. Ao acordar no seu apartamento, em Ipanema, no Rio de Janeiro, a jornalista Claudia Montenegro encontrou seu namorado morto. Foi assim que chegou a notícia da morte de José Wilker, um dos maiores atores brasileiros da atualidade, ocorrida na última madrugada.
     O cearense de Juazeiro do Norte, José Wilker de Almeida tinha 66 anos e morreu vítima de um infarto fulminante. Seu pai era Severino Almeida (caixeiro viajante) e sua mãe era a dona de casa Raimunda Almeida. O Brasil inteiro está comovido com a irreparável perda. Desde a novela "Bandeira 2" e do filme "Bye, Bye, Brasil", os brasileiros nunca mais deixaram de acompanhar a carreira brilhante do ator, tanto na TV como no Cinema. Um verdadeiro ASTRO morreu hoje.
       Wilker deixa três filhas: Mariana, com a atriz Renée de Vielmond;  Isabel, com a atriz Mônica Torres; e Madá, com a jornalista Claudia Montenegro. Foi ainda casado com Guilhermina Guinle, com quem não teve filhos. O corpo do consagrado ator está sendo velado no Teatro Ipanema, no Rio.
      

O Massa de sempre: errou de novo

       Quantas vezes já comentei aqui sobre erros cometidos pelo piloto brasileiro Felipe Massa, em treinos e corridas. Pois ele errou de novo hoje, no derradeiro ensaio para o GP do Bahrein, no circuito de Sakhir, jogando fora a chance de largar em boa posição na prova marcada para amanhã. Entrou mal numa curva e acabou sendo superado até pelo "companheiro" de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, que vai largar em terceiro. Massa será o sétimo no grid.
      
                                          O desapontamento de Massa, no final do treino
         Mais uma vez, a Mercedes vai largar na frente. Desta vez, o pole-position é Nico Rosberg, com Lewis Hamilton em segundo, Bottas em terceiro e o mexicano Sérgio Perez em quarto.
         Muito pior do Felipe Massa está a situação de outros pilotos famosos da Fórmula 1, como o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) que larga em 9º e o campeão Sebastian Vettel (Red Bull), que será apenas o 10º na partida.

A evolução do futebol feminino do Japão



     Fiquei impressionado com a performance das meninas sub-17 do Japão, que ontem à noite ganharam o título mundial da categoria, em San José de Costa Rica. Na decisão, as japonesas meteram 2 a 0 na Espanha, que também apresentou um bom nível.
     Eu já havia assistido a semifinal, quando o Japão eliminou a Venezuela, melhor equipe sul-americana no torneio, por 4 a 1. Ontem, fiz questão de ver a final, só pra confirmar. E não deu outra: as japonesas jogam um futebol muito bom, consciente, organizado, coletivo e as vezes até brilhante. A camisa 10 Hina Sugita foi eleita pela Fifa como a melhor jogadora sub-17 do mundo. A guria sabe tudo de bola. Um detalhe: O Japão usou um uniforme todo azul, com detalhes cor de rosa.
      Cerca de 25 mil torcedores viram o Japão conquistar o seu primeiro título na categoria. Este foi o quarto Mundial Sub-17. A Coréia do Norte ganhou o primeiro, em 2008, a Coréia do Sul venceu em 2010 e a França foi a campeã em 2012. 
        As adolescentes brasileiras não jogam esse futebol todo que as japonesas estão jogando.