Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

ED MOTTA PISOU NA BOLA


            Acho que o cantor Ed Motta se queimou nos meios artísticos nacionais. Ele criticou a postura de artistas brasileiros durante shows na Europa e gerou uma confusão danada. Praticamente a classe inteira está contra ele.
            E as consequências já estão chegando. Com show marcado para o próximo sábado no Teatro Opinião, em Porto Alegre, Ed resolveu cancelar o espetáculo, sob a alegação de que está "muito abalado psicologicamente e sem condições de se apresentar ao vivo". O ressarcimento dos ingressos será feito a partir de segunda-feira, nos mesmos locais onde foram adquiridos.

Os 88 anos do Papa Bento XVI


 
          O papa emérito Bento XVI está comemorando hoje 88 anos.  E a data não passou em branco. Na porta da sua residência, no convento "Mater Ecclesiae", ele festejou ao estilo bávaro, com música e cerveja típica desta região alemã, onde o ex-pontífice nasceu.  Junto com ele estavam várias pessoas vestidas com trajes da terra do querido "Bentinho".
            Joseph Ratzinger está lúcido e vivaz. Seu único problema está nas pernas. Para caminhar, é difícil.
             O Papa Francisco também homenageou Bento XVI  durante a missa de hoje cedo no Vaticano. Como sempre faz, se referiu a ele como "o avô sábio que vive em casa".  
 Se a Copa do Brasil "já era"
está na hora de reformulação 


         Passada a emoção da eliminação do Londrina de mais uma Copa do Brasil, é hora de analizar o que  aconteceu e o que deverá acontecer na sequência da temporada. O Tubarão está vivendo uma semana difícil, até porque já terá uma outra decisão no domingo, contra o Coritiba, pelo Estadual. O time corre o risco de sofrer duas eliminações em cinco dias.

         Tenho criticado o técnico Claudio Tencati, mas é preciso admitir que ele montou bem o time para começar a partida de ontem. Foi muito bom o primeiro tempo do Tubarão em São José dos Campos. O Santos foi para o vestiário tremendo de medo.

           Mas no segundo tempo, Tencati voltou a ser aquele técnico que nunca consegue fazer o seu time jogar bem durante uma partida inteira. É sempre um tempo diferente do outro. Bom no primeiro, mal no segundo, ou vice-versa. É evidente que o gol sofrido logo aos 4 minutos teve influência no comportamento restante. Mas também é verdade que o time não voltou tão ligado para a fase final. Deixar sem marcação um jogador do nível de Elano, que na Copa de 2010  foi pra mim o melhor jogador da Seleção Brasileira, é um absurdo.

            E, como sempre, as mexidas feitas por Tencati nunca trazem os resultados esperados. Desconheço as condições físicas de Paulinho e Germano, mas tirá-los do jogo foi outra bobagem. Ainda mais para colocar vem campo um jogador fraquíssimo, como é esse africano Kanu. O cara não joga nada, será que ainda não perceberam isso ?

           Vale também ressaltar um outro aspecto interessante. Eu vinha brigando muito para que Léo Maringá fosse titular deste time mas, nos últimos jogos ele me parece completamente fora de jogo. Não é o jogador que eu vi muitas vezes no Maringá e especialmente lá no Rio Grande do Sul. Não é este Léo que eu queria ver no time.  E outro cara que está com uma bolinha bem pequena é o Rone Dias, completamente apagado só aparecendo nas bolas paradas e mais nada. 

             Por outro lado, gostei do colombiano John, que merece novas oportunidades.  Outro que está jogando muito bem é o Diogo Roque. Está em ótima fase. E Dirceu, Germano e Vitor continuam sendo os melhores jogadores do time.

              Daqui a pouco, o Tubarão pode até eliminar o Coritiba e chegar a decisão do título estadual. Mas não devemos nos iludir com o time que aí está, com relação a Série C do Brasileirão. Na minha opinião, se o Londrina quiser mesmo disputar vaga para a Série B Nacional,  terá que contratar agora um  novo treinador e, pelo menos, cinco ou seis jogadores. Gente como este Edmar, do Maringá, por exemplo, já que o SM Sports não gosta de jogadores de mais fama.


         A passagem dos clubes paranaenses pela Copa do Brasil está mostrando bem a fragilidade do futebol do nosso Estado no momento. O campeão (Londrina) já está eliminado. O vice (Maringá) levou três do  pequeno Madureira e não foi eliminado por sorte.  E o Atlético, jogando na sua "suntuosa" Arena,  precisou dos pênaltis para passar pelo pouco expressivo Clube do Remo. Estamos por baixo, hein ?
COPA LIBERTADORES
São Paulo vence. Galo perde
                    


                Os torcedores do São Paulo quase morreram do coração, ontem à noite. O Tricolor estava perdendo por um a zero para o Danúbio, lá no Uruguai. Mas Pato empatou neste lance da foto acima. Como o empate não servia, o time brasileiro seguiu correndo atrás, porém o segundo gol só veio aos 45 minutos do segundo tempo, na jogada de Michel Bastos (sempre ele) concluída por Centurion.
               Agora, o Corinthians está com 12 pontos, o São Paulo com 9, o San Lorenzo com 6 e o Danúbio com zero. Os jogos finais do Grupo 2 serão;  Corinthians x San Lorenzo (hoje às 22 horas), San Lorenzo x Danúbio e São Paulo x Corinthians.  Muita coisa ainda pode acontecer. Poderemos ter até um tríplice empate entre os dois brasileiros e o argentino, todos com 12 pontos. Entretanto, acho que o Timão pelo menos empata hoje e já se classifica.



          Muito ruim esta derrota do Atlético Mineiro para o Atlas (foto), lá no Estádio Jalisco, em Guadalajara, por 1 a 0. Mas o Galo ainda depende de suas próprias forças para se classificar. Terá que vencer o Colo-Colo, quarta-feira que vem em Belo Horizonte. O gol dos mexicanos foi de Gonzalez.
          Ainda pelo Grupo 1, uma grande surpresa. Em Santiago, diante de sua enorme torcida, o Colo-Colo levou 3 a 0 do Santa Fé, da Colômbia.  Os dois ficaram três pontos a frente do Atlético Mineiro. Os gols colombianos foram de Paez, Perez e Mina.


                Teve até um jogo de nove gols na rodada desta quarta-feira. Em Chiclayo, no Peru, o Juan Aurich local perdeu por 5 a 4 para o Tigres, do México, numa partida emocionante e cheia ade alternativas. O mexicano Esqueda fez três gols, e Villalpando e Espericueta marcaram os outros dois. Para os peruanos anotaram Pacheco(2) e Tejada(2).  Com 14 pontos, o Tigres é um dos melhores desta Libertadores. E o Juan Aurich perdeu a classificação com esta derrota.
                 No outro jogo da rodada de encerramento do Grupo 6, o River Plate da Argentina derrotou o San José da Bolívia por 3 a 0 e tomou o segundo lugar do Juan Aurich.  Os gols argentinos foram de Mora (2) e Gutierrez. A classificação final da chave: Tigres, 14; River Plate, 7; Juan Aurich, 6; e San José, 4 pontos.



               
  Só Roberto Carlos e a dupla Tonico e Tinoco venderam mais discos do que ele, segundo os dados oficias. Na verdade, ele também reinou no Brasil. Era chamado de "Rei do Rádio".

                  N E L S O N      G O N Ç A L V E S


                     

               Esta é a incrível história de um jovem gago que foi jornaleiro, engraxate, tamanqueiro, e polidor, e que se transformou no maior cantor que o Brasil teve por muito anos. Nelson Gonçalves é um dos melhores exemplos de perseverança, esforço e talento da história do nosso país.


               Gaúcho de Santana do Livramento, lá na fronteira com o Uruguai, nosso astro foi registrado com o nome de Antônio Gonçalves Sobral, filho de pai e mãe portugueses de Lisboa. Quando Nelson ainda era bem criança, a família se mudou para o Bairro do Brás, em São Paulo, onde na infância o menino "comeu o pão que o diabo amassou".
                 Extremamente pobre, seu pai ia para as praças e para as feiras, fazendo de tudo para arranjar o sustento  da família. Quando ficava muito difícil, o velho se fazia de cego e tocava violino, enquanto Nelson cantava, agradando as pessoas e ganhando gorjetas.
                E na juventude, depois de vender jornais e engraxar sapatos, Nelson resolveu arriscar-se, inscrevendo-se em concursos de luta. Venceu e se tornou um lutador de boxe da categoria peso-médio, ganhando o título paulista aos 16 anos de idade. Após o prêmio, lutou ainda por mais um ano para poder investir no seu sonho de infância: ser um artista.

                 Mesmo com  o apelido de "Metralha", por causa da gagueira, deixou o boxe para ser cantor. Foi reprovado em programas de calouros. Até conseguiu ser admitido na rádio PRA-5, mas foi despedido logo depois.
     
              Ainda sem vencer como cantor, e trabalhando de garçom no bar do irmão na Avenida São João, Nelson se casou aos 20 anos. Com a esposa Elvira,  ele foi para o Rio de Janeiro, enfrentando mais uma vez os programas de calouros e sendo reprovado inclusive por Ary Barroso, que o aconselhou a desistir.


               Mas em 1941 conseguiu gravar um disco de 78 rotações, e finalmente se deu bem. O público gostou e Nelson foi contratado como crooner do Cassino do Hotel Copacabana Palace. Mostrou seu talento e assinou com  a Rádio Mayrink Veiga.  Estava nascendo o sucessor dos grandes astros Orlando Silva e Francisco Alves.

              E o sucesso veio aos montes, com "Maria Bethânia", "Normalista", "Caminhemos", "Renúncia" e mais tarde "Última Seresta", Meu Vício e Você" e a emblemática canção "A volta do Boêmio". Seu casamento ia mal, com separação e depois uma nova esposa. Mas a carreira estava cada vez melhor, com excursões ao Uruguai, Argentina e Estados Unidos.

            Em 1952, casou-se com a cantora Lurdinha Bittencourt, com quem ficou até 1959, quando ela não aguentou mais as traições de Nelson. Sua última esposa foi Maria Luiz da Silva, que foi uma guerreira, especialmente quando Nelson se envolveu com cocaína e chegou a ser preso por porte de drogas.
           
         Quando saiu da cadeia, Nelson gravou de novo "A  Volta do Boêmio", com grande sucesso. E continuou gravando nos anos 70/80 e 90, sempre com ótimo resultado nas vendas. Mas a saúde já não era a mesma e, no dia 18 de abril de 1998, Nelson Gonçalves acabou morrendo no apartamento de sua filha Margareth, em consequência de um infarto do miocárdio. Foi sepultado no Rio mesmo, no Cemitério São João Batista.

       NELSON GONÇALVES gravou em sua carreira mais de duas mil canções. Ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina. E vendeu mais de 75 milhões de discos. Num deles, gravou a canção NEGUE,  de Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos, que está no video desta postagem
                 Foi  na página da amiga Alda Aparecida, lá de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que eu encontrei a postagem com esta expressiva mensagem do Jimi Hendrix