Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Cairam Ricardo Teixeira e Adriano

         A segunda-feira foi devastadora. Cairam dois poderosos do futebol. Na "cartolagem", aconteceu o que todos esperavam e quase todos queriam: Ricardo Teixeira finalmente desocupou a cadeira de mandatário-mór do futebol brasileiro, depois de 23 anos.
         Na "bolerada", a cabeça cortada foi a do Imperador Adriano, o maior enganador que o Corinthians já teve em seu elenco. Ele se manteve por 11 meses no clube, ganhando uma fortuna para não fazer praticamente nada. Jogou 8 partidas e marcou 2 gols.
          O  Brasil inteiro esperava pela saída dos dois. Ninguém aguentava mais o presidente Teixeira. Nem a presidente Dilma, que já se afastou dele há muito tempo. E os torcedores, mesmo os não corinthianos, estavam loucos para se livrar de Adriano.
           Nesta segunda-feira, os dois foram embora. E já foram tarde !

Vem aí Marin. Guerra só está começando

                Não pensem que, com a saída de Ricardo Teixeira, o ambiente na CBF vai melhorar. Vem aí José Maria Marin (foto), 79 anos, que foi jogador do São Paulo FC e mais tarde governador do Estado de São Paulo, no início dos anos 80.  Ele era o mais velho dois vices da CBF. Agora, assume a entidade e também a presidência do COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014).  É ele quem manda no futebol brasileiro, a partir de agora. Tenho muitos amigos paulistas, mas não posso deixar de dizer o que penso: paulista mandando no Brasil é um perigo


                 O primeiro ponto negativo: Marin é "assim" com Ricardo Teixeira. Já ficou tudo acertado, podem acreditar. O novo manda-chuva é um esperto. Recentemente, foi flagrado por câmeras de TV colocando no próprio bolso uma das medalhas da premiação do título da Copa São Paulo de Juniores. Questionado sobre o gesto, disse que se tratava de "uma cortesia da Federação Paulista." Será que para ser presidente da CBF tem que ser "esperto"?
                  Pra começo de conversa, Teixeira deixou a CBF "rachada". Hoje pela manhã, quando Marin leu a carta-renúncia do ex-presidente, 7 dos vice-presidentes de federações estaduais não estavam presentes. Sabe-se com certeza que Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Pará e Paraná não concordam com manobras feitas por Ricardo Teixeira em 2008, para prorrogar o seu  mandato até 2015, o que agora garante a permanência de Marin no cargo até a Copa de 2014.  Os rebeldes querem eleições imediatas para a escolha de um novo presidente dea CBF. E seria o mais correto, não é mesmo ?
                  O que se comenta abertamente é que na verdade quem vai mandar no futebol brasileiro de agora em diante será a Federação Paulista, cujo presidente Marco Polo Del Neto é um "amigaço" de José Maria Marin.

                 

O que rolou no domingo

             Vitória rubronegra no Fla-Flu de ontem no Engenhão, por 2 a 0. Mas os times pouparam alguns titulares e jogaram bem desfalcados. Ronaldinho Gaúcho fez um gol de penalti e foi expulso. Kleberson, que reapareceu, fez o outro. O Vasco ganhou do Madureira, por 3 a 0, e o Volta Redonda fez 2 a 1 no Bonsucesso. O lider do Grupo A é o Macaé. No Grupo B, a liderança é do Vasco.
                                         Ronaldinho chora a sua expulsão no Fla-Flu

****** No Paulistão, o primeiro turno está cada vez mais chato. Não vale nada mesmo, os grandes vão se classificar. Ontem, o Palmeiras goleou o Botafogo, em Ribeirão Preto, por 6 a 2. Marquinhos (contra), Maikon Leite, Barcos(2), Ricardo Bueno e Juninho fizeram a alegria do Verdão. Alessandro e Marco Aurélio descontaram para o fraquíssimo Botafogo.
             Ainda ontem, o São Paulo ganhou da Portuguesa, que está cada vez pior. Jadson e Luis Fabiano para o Tricolor, Ricerdo Jesus para a Lusa foram os marcadores. Os outros jogos: São Caetano 2 x Mirassol 2, Ponte 4 x Paulista 1 e Guaratinguetá 2 x Bragantino 2.

****** No Gauchão, o Grêmio arrasou o Novo Hamburgo, no Olímpico, por  5 a 0.  André Lima, Kleber, Souza, Fernando e Bertóglio fizeram os gols. Ypiranga 0 x São José 2 e Lajeadense 2 x Juventude 1 foram os outros resultados de ontem. São José na Chave 1 e Grêmio na Chave 2 lideram a Taça Farroupilha.   

Sai o vôlei e entra o futsal

           Pelo menos o esporte não morre em Londrina. Sábado, felizmente acabou a trajetória melancólica do nosso voleibol masculino, que se despediu da Superliga com uma vitória inútil. Com o Moringão quase vazio, o Londrina/Sercomtel fez 3 a 0 na equipe de Montes Claros, com 25/20, 25/22 e 25/22. Foi nossa terceira vitória em 22 jogos disputados. Coisa para esquecer. Mas esquecer mesmo, mudando as cabeças da modalidade. Quem atuou agora, tem que deixar seu lugar para outros mais capazes. Não adianta arranjar dinheiro e botar na mão dos mesmos que fizeram tudo errado agora.
           Foi-se o vôlei e chega o futsal. Gostei das manchetes dos dois jornais da cidade, que destacaram o nome do Colégio Londrinense. O São Paulo FC, que não tem nada a ver com a gente, fica em segundo plano. Esta é uma história que começa de forma errada e precisa ser corrigida.
            Pois o Colégio Londrinense/Sercomtel estréia daqui a pouco na Liga de Futsal, contra o Maringá, às 20 horas no Moringão, que está lindo pra caramba. Os maringaenses retornam à Liga depois de seis anos, ocupando uma vaga que era de Anápolis-GO. É uma vaga alugada junto aos goianos.
             O Oppnus Maringá sucede ao Ciagym Maringá.  Oppnus é uma indústria de confecções da Cidade Canção. Não conheço seus jogadores. O técnico é Ricardo Gonçalves Garcia. Podem acreditar, contra Londrina vai jogar com muita raça, daqui a pouco, em nome da grande rivalidade. Os patrocinadores do time maringaense são a Copel, o Pam, o Ciagym e a Prefeitura Muncipal.

No caminho errado

       Já estão se estendendo por rumos indesejados, as discussões sobre a reconstrução do Cine Teatro Ouro Verde. Parece que os  responsáveis pela recuperação do espaço estão até gostando desta avalanche de palpites. Assim, a gente vai ficar discutindo meses a fio e isso é tudo que os governos desejam. É a desculpa ideal para se retardar uma obra.
       Se o governador Beto Richa já mostrou boa disposição de reconstruir o Ouro Verde, que isso seja feito sem tanta conversa. Quando se começa a realizar muita reunião, muita pesquisa, é quase certo que a coisa não vai para a frente.  Daqui a pouco vai ter gente querendo discutir que espetáculo será apresentado na reabertura, daqui a não sei quanto tempo.
        As ideías surgem em meio a esse desejo de reconstrução do teatro. Vejo no jornal de hoje, por exemplo, que os músicos estão se mobilizando porque querem uma sala exclusiva para a música. Muito justo. Entretanto,  esta reivindicação não deve ser vinculada à reconstrução do Ouro Verde, que tem que ser o que sempre foi: uma casa de cinema, teatro, música e show artísticos em geral. Uma casa de tudo o que é bom e o povo gosta.
 

Pobre trabalhador endividado !

         Que absurda esta "lei" que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) está criando, de permitir que as as empresas consultem os serviços de proteção ao crédito, antes de cotratar um trabalhador.  Quem mais precisa de emprego é justamente quem está sem crédito. A maior parte das pessoas que  estão com o nome no Serasa chegou a esta situação porque estava desempregada.
           Deveria ocorrer exatamente o contrário. As pessoas que estão sem crédito deveriam ter preferência para a obtenção de emprego, visando recuperar o crédito de todos os brasileiros. E mais: estar devendo ou sem crédito, não significa que um homem seja  desqualificado para trabalhar.
            É sabido que existem os safados, que são maus pagadores por instinto. Mas não se pode achar que todos são assim. Se essa moda pegar de verdade, aí sim nós vamos ver os trabalhadores brasileiros mergulhados num abismo que os levará à falência plena. Existem outras maneiras de  se controlar o crédito de um povo.  Nunca impedindo esse povo de trabalhar.
            Estas empresas de proteção ao crédito, deveriam ser instituições rigorosamentes federais e sigilosas.  Ninguém tem o direito de abrir um boteco de controle de crédito e sair por aí rotulando trabalhadores de caloteiros.

Que bicho é esse ? (3)

   
      Chegou a vez dos pescadores. Na terceira semana do nosso teste, vamos tentar identificar este gigante dos rios brasileiros. Acho que vai ser fácil. Só que aqui em nossa região ele não aparece. Seu reduto preferido é a Bacia Amazônica, especialmente em áreas com águas mais calmas.  Vive em lagos ou rios de águas claras e ligeiramente alcalinas, com temperaturas de 24 a 37°C. Não é encontrado em zonas de fortes correntezas. É um dos maiores peixes de água doce do  mundo. Pode chegar a 3,5 metros de comprimento e atingir até 200 quilos. Na primeira vez que fui a Manaus, me apaixonei por sua carne. Para muita gente, ele é o "bacalhau da Amazônia. Qual é o seu nome ?

               Vamos ver quem acerta. A resposta será conhecida na próxima segunda-feira. Mande sua resposta por comentários, aqui mesmo no Blog, por e-mail - flaviolacampos@hotmail.com - ou pelo telefone (43) 3304-1021.

RESPOSTA DO TESTE ANTERIOR

                Na semana passada, apenas sete leitores deram sua opinião e só um acertou o nome do bicho que está aí embaixo. Foi o Arislan Badaoui que identificou a simpática  LONTRA, cujo nome científico é Lutra lutra.   Parabéns, Arislan !