Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 12 de junho de 2016

Maringá fez fiasco na estréia
  e o PSTC perdeu no Café



              Não poderia ter sido pior a estréia do Maringá na Série D do Campeonato Brasileiro. A "Zebra" foi goleada por 4 a  0 pelo Ituano, agora à tarde no Estádio "Novelli Junior", no interior paulista, pelo Grupo A17.

               O Esporte Interativo mostrou o jogo ao vivo, pelo canal 577, e fiquei horrorizado de ver a ruindade do time maringaense, que poderia até ter sofrido uma goleada maior. Igor(2), Simeão e Marcão (de penalti) fizeram os gols. O público foi de 1.560 pagantes.

               Na próxima rodada, o Maringá vai receber o Caxias, que hoje estreou vencendo o Metropolitano de Santa Catarina, por 2 a 1.

                E o PSTC, jogando no Estádio do Café, também estreou mal na Série D, perdendo por 2 a 1 para o São Paulo da cidade de Rio Grande. Julio Abu e Lucas Silva marcaram os gols gaúchos, descontando Lucão para os paranaenses. 

                 O único representante paranaense que estreou bem foi o J.Malucelli, que foi ao Rio Grande do Sul e meteu 3 a 0 no Novo Hamburgo, em pleno Estádio do Vale. Edinho, Rafael Santiago e Quirino fizeram os gols. 
Hamilton ganha de novo !




                        Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1, ficando a apenas nove pontos do líder do campeonato, o alemão Nico Rosberg.
   “Voa como uma borboleta, pica com uma abelha. Esta foi por Mohammad Ali” - disse o campeão do mundo, durante a volta de consagração ao circuito de Montreal, homenageando o famoso boxeador americano, recentemente falecido

                      Sem chuva, mas com um arranque-canhão de Sebastian Vettel, o Grande Prémio começou com o alemão da Ferrari a dominar as operações e Nico Rosberg a atrasar-se depois de um chega para lá de Hamilton nas primeiras curvas. 

                       Com uma estratégia ousada, de duas paragens, Vettel passou a lutar para recuperar a liderança. Mas alguns erros quando seguia a pouco mais de 4 segundos de Hamilton obrigaram-no a refrear os ânimos e a resignar-se com a segunda posição. 

                          Com apenas uma paragem, tal como Hamilton, Valtteri Bottas subiu ao último lugar do pódio, relegando Verstappen para quarto. O jovem holandês defendeu-se bem dos ataques de Nico Rosberg, que acabou por não evitar um pião na última volta.

                          No Mundial, Hamilton, que venceu pela quinta vez no Mundial, passou a ter 107 pontos, menos nove do que o seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, que hoje ficou na quinta posição.
      Nem quero saber quais foram os argumentos. Mas não vou entender nunca. Quer dizer, que os marginais das torcidas organizadas do Palmeiras e o Flamengo brigam e espalham violência em Brasília, e a punição recai sobre o Estádio "Mané Garrincha" ?

Tchau lâmpada incandescente !


As lâmpadas incandescentes não vão mais ser vendidas no Brasil a partir do dia 30 de junho. Os estabelecimentos, importadores e fabricantes serão fiscalizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e quem não atender à legislação poderá ser multado.
A restrição foi estabelecida em uma portaria interministerial de 2010, que tem como objetivo minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica. Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 75% em comparação a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. Se a opção for por uma lâmpada de LED, essa economia sobe para 85%.
A venda de lâmpadas incandescentes começou a ser proibida no Brasil em junho 2012, com a exclusão do mercado de lâmpadas com potência acima de 150 watts (W). Depois, foi a vez das lâmpadas entre 60W e 100W, em 2013. Em dezembro de 2014, foram substituídas as lâmpadas de 40W a 60W. O processo de substituição terminará em 30 junho deste ano, com a participação de unidades com potência inferior a 40W.
“A proibição da venda das lâmpadas incandescentes no país ajuda a estimular a adoção de opções mais econômicas e duráveis, como o LED, já adotado amplamente em outros países como China, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Austrália, Argentina, Venezuela, na União Europeia”, informa o Ministério de Minas e Energia.

As explicações seriam consistentes se não houvesse a desconfiança de que alguém esteja "levando vantagem" com esta mudança !