Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A cara do Pai. Não é mesmo ?

         O jogador Dentinho, ex-Corinthians, hoje no Shakhtar, da Ucrânia, postou  na rede social de fotos Instagram uma imagem do filho Bruno Lucas, que amanhã completa um mês de vida. É o primeiro filho do feio mas carismático jogador que os corinthianos adoravam. A mãe é Danielle Souza, ex-modelo que ficou mais conhecida como participante do programa "A Fazenda".


         Vestindo uma camiseta alvinegra com emblema do Timão, aí está o Bruno Lucas, sendo apresentado à maior torcida de São Paulo. E já dá para ver que ele é parecido com o pai. Agora é só esperar os dentinhos aparecerem.

Por que Alex escolheu o Coritiba ?

         Acho que o Coritiba tem mesmo que festejar  a contratação do meia Alex. E o barulho está sendo grande na Capital. Mas é preciso analisar uma série de aspectos para entender porque o jogador dispensou algumas ofertas de grandes equipes para assinar um contrato de dois anos com o clube que o lançou no futebol.
          Aos 35 anos, Alex tem experiência suficiente para saber que a cobrança no Coritiba será menor do que no tumultuado Palmeiras ou no sempre "pé-frio" Cruzeiro. E no Grêmio, as dificuldades dentro do campo seriam  maiores, porque o time gremista já conta com vários astros veteranos. Em Porto Alegre, ele teria que correr mais.  No Coxa, Alex terá mais tempo para entrar na melhor forma possível.
           Há também o aspecto familiar. Sua família vetou Belo Horizonte e São Paulo. Depois de tantos anos fora do Brasil, essa gente tem o direito de escolher uma cidade boa para morar. Como Curitiba, que é sem dúvida muito melhor do que Belô e São Paulo. Muito mais calma, com menores problemas e menos violência. Morei em São Paulo, quando jovem, mas hoje não moraria lá nem para ganhar um milhão por mês.
            E há um outro aspecto fundamental. Alex chega com a fama de estar praticando atualmente um futebol até melhor do que era por ele praticado no passado. Mas é preciso lembrar que ele estava jogando no futebol turco que, apesar dos progressos experimentados nos últimos anos, ainda está longe de ser um futebol de primeira linha. O máximo que ele poderá fazer aqui é mais ou menos o mesmo que o Seedorf  está fazendo no Botafogo, ou seja, nada de maior.
            Para finalizar, Alex escolheu o Coxa para o seu último contrato, para em seguida engatar como dirigente de futebol, que é o seu objetivo. Para treinador acho difícil, não tem perfil para tanto. mas pode ser um bom dirigente, com experiência e muito dinheiro no bolso para investir. Tomara que ele seja muito feliz no seu retorno ao Paraná.

A estréia de Zizao no Corinthians

        A imprensa chinesa está fazendo um "carnaval", mas foi bastante discreta a estréia de Zizão no Corinthians, depois de uma espera de 232 dias. Acho, inclusive, que não podia esperar mais do primeiro jogador chinês que conseguiu jogar na principal divisão do futebol brasileiro.
         Zizão jogou apenas 13 minutos e mostrou muita disposição.  Correu pelos quatro cantos do campo, mas sua atuação esteve longe de ser "maravilhosa", como destacou o Jornal chinês Dayoo.
          Já o "Sports Hangtzhou" abriu manchete: "Zizao, Zizao, Zizao !" Enquanto isso, o "CNR" destacou até uma "tentativa de pedalada" do novo "mascote" corinthiano.

 
Vamos ser sinceros. Pode ser até que Zizão venha a ser um jogador mediano no futuro. Todo mundo parece disposto a ajudá-lo, facilitando as coisas para uma possível evolução. Por enquanto, entretanto, Zizao não conseguiria ser titular nem no time do Londrina.

O perigo está no ar. Surge uma lei

        Enquanto a frota aérea cresceu 42% de 1996 para cá no Brasil, os registros de colisões de aeronaves com aves aumentaram em 1.050 por cento. Em média, quatro casos por dia são reportados, aumentando a preocupação dos responsáveis pela aviação comercial no País.


         De janeiro até agora, foram reportadas 1.301 colisões em todo o Brasil. Mas a presidente Dilma Rousseff sancionou hoje uma lei que permite até o abate de espécimes.
        A nova lei prevê a criação de áreas de segurança num raio de 20 quilômetros em torno dos aeroportos. Não poderão existir de lixões nestas áreas, atraindo os urubus e outros animais. Segundo o UOL, entre os animais que tem provocado colisões o maior vilão é o quero-quero. Depois, pela ordem, aparecem o urubú, o carcará, as corujas e os pombos.
       A área de Ribeirão Preto tem sido a mais perigosas. Em maio último, um avião que havia decolado para São Paulo, precisou retornar após atingir aves na subida. Só este ano, 10 colisões já se registraram nas proximidades do Aeroporto Leite Lopes.
        
 
 
 
 

Quem vai morrer hoje à noite ?

          A julgar pelos últimos capítulos, o público já está contando com a morte de mais alguém nas cenas desta noite pela novela "Avenida Brasil".  A última vítima foi o Nilo (José Abreu), mas ainda tem muita gente pra morrer nesta novela.
          Eu acho que autor do drama exagerou , colocando muita gente ruim na história. Agora, com a novela acabando, ele vai ter que "matar" uns três ou quatro por dia pra acabar com os bandidos porque, em novela que se preza  quem é mau tem que morrer.
        Houve, sem dúvida, um exagero de ação, bandidagem e violência nesta novela. Não acho que esta seja a receita certa para o sucesso. Mas a audiência está lá em cima. Assim, deve vir mais coisa pesada nas próximas novelas das nove.

"Pérolas" que o facebook nos traz

         Continuo dando boas risadas com as postagens que diariamente recebo através do Facebook. E hoje reproduzo a que me foi enviada pela amiga Rosa Aquino, sugerindo a criação de um mascote para o Julgamento do Mensalão. Como o tatu está na moda e já figura como mascote da Copa 2014, o criador aproveitou o embalo.

Até o bandeirinha tirou foto com Messi

           Nicolás Yegros é um assistente de árbitro de futebol (bandeirinha). Ele é paraguaio e está no seu último ano de carreira, porque vai completar 45 anos, tempo limite para a profissão, por deliberação da Fifa. Yegros teve uma carreira bonita. Não há registros de atitudes que tenham comprometido o seu trabalho. Certamente porisso mesmo, ele não é muito conhecido no mundo do futebol.
            Mas esta semana, o mundo inteiro ficou conhecendo Nicolás Yegros, que decidiu se imortalizar através de uma foto. É que, quando terminou o primeiro tempo do jogo Chile x Argentina pelas Eliminatórias Sul-Americanas, antes de se reunir com o árbitro, como de costume, o bandeirinha guarani correu em direção a Lionel Messi, que dirigia-se aos vestiários. O craque argentino até ficou meio sem graça, quando Nicolás Yegros pediu para tirar uma foto com ele.  E aí está Nicolás, ao lado do maior jogador do mundo.

       Segundo o jornal chileno "La Tercera", Nicolás Yegros  também fez questão de posar ao lado de Alexis Sanchez, da Seleção do Chile e do Barcelona. A carreira está terminando, mas o assistente paraguaio já tem suas recordações garantidas.

O Dia do Médico

           Quem de nós não foi um dia amparado por um médico ?  Eu tive vários médicos importantes na minha vida, desde  criança, com o dr. Antoninho Assumpção, lá em Pelotas. E nem me atrevo a mencionar os nomes dos médicos que me ajudaram aqui em Londrina. São tantos que certamente omitiria alguem.  Mas eles sabem que estou falando deles. Alguns já se foram, outros estão aí, sempre dispostos a nos socorrer na hora do aperto. E para aumentar a minha admiração pela classe, hoje tenho uma filha médica, a minha Camila, que reside em Ribeirão Preto. A ela todo o meu carinho neste dia tão importante.
        E fica aqui também a minha prece a São Lucas, de quem ouvimos falar quase todos os dias, nas missas ou lendo a Bíblia.  "O Médico Amado" - como dizia São Paulo, não é apenas padroeiro dos médicos, mas também dos curandeiros, dos pintores e dos artistas. Foi o autor do "Evangelho de São Lucas"  e dos "Atos do Apóstolos".  Lucas foi um médico grego que viveu na cidade grega de Antioquia, na Síria Antiga. Hoje, 18 de outubro, é também o seu dia. Que ele abençoe minha filha Camila e todos médicos !