Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 13 de maio de 2012

Junior Team empatou em Cascavel

            Três jogos foram disputados hoje pela Segundona Paranaense. No Olímpico de Cascavel, o time local empatou com o Junior Team, de Londrina, por 2 a 2. Irineu fez os dois gols da Serpente. Rodrigo Santos e Everton (contra) marcaram para os londrinenses.
            Em Prudentópolis, com um gol marcado aos 46 minutos do segundo tempo, o Serrano conseguiu sua primeira vitória no campeonato: 1 a 0 sobre o Nacional de Rolândia. O gol foi de Leandro.
            E em Foz do Iguaçu, tivemos uma goleada. O Foz meteu 6 a 1 no Grecal, que vai muito mal na Segundona. Os gols foram de Osmar, Bahia, Tele (2) e Coutinho (2) para o time da casa, descontando Bahia para a equipe de Campo Largo

Coxa foi melhor e ganhou nos penaltis

              Justo já seria se o Coritiba tivesse vencido nos 90 minutos regulamentares. No jogo final, que realmente decidia tudo, o Coxa esteve sempre mais perto da vitória. Mas o gol não saiu e o jeito foi decidir o Campeonato Paranaense nos penaltis.

              Poucas chances de gol, muita tensão e exagerada violência em alguns lances. Esta foi a tônica do Atletiba desta tarde, no Couto Pereira, que recebeu um bom público. Nos penaltis, Lincoln, Roberto, Junior Urso, Everton Costa e Everton Ribeiro converteram para o Coritiba, que conquistou o seu 36º título estadual. Pelo Atlético, Alan Bahia, Deivid, Zezinho e Ligüera aproveitaram os penaltis, e justamento Guérron, que vinha sendo o destaque do time, permitiu que o goleiro Vanderlei defendesse a sua cobrança.
              Há 39 anos não tínhamos um tricampeão no Campeonato Paranaense.

Guarani foi valente, mas deu Santos

            Chegou a ser surpreendente o coragem do Guarani, que encarrou o Santos e deu trabalho.Na metade do segundo tempo, o jogo ainda estava empatado  (2 a 2), e o Peixe teve que correr para fazer prevalecer a sua inegável superioridade. Mas acabou vencendo por 4 a 2, garantindo o tricampeonato, mais uma façanha desta equipe maravilhosa que o Alvinegro tem.
             Neymar fez mais dois gols, chegando a marca de 20 no Paulistão. É o grande artilheiro do campeonato. Alan Kardec marcou os outros dois. Para o Guarani os goleadores foram Fabinho e Bruno Mendes.
              O Paulistão não foi um bom campeonato. A fórmula de disputa não agradou e a primeira fase foi "um saco". Mas, pelo menos ganhou a melhor equipe.

Decisão carioca nem teve graça

           Derrotado por 4 a 1 no primeiro jogo, o Botafogo já veio morto para a decisão de hoje no Engenhão. Mesmo desfalcado de Fred e outros titulares, o Flu não teve dificuldade para levar o jogo em "banho-maria". No segundo tempo, ainda fez um gol, marcado por Rafael Moura, e ganhou por 1 a 0. Marcelo de Lima Henrique apitou o clássico.
        Resta saber como vai ficar o Botafogo, que perdeu a Copa do Brasil e o Campeonato Carioca em poucos dias. Será que Osvaldo de Oliveira será mantido para Campeonato Brasileiro ?
        Já o Fluminense, depois da festa de hoje (foto) passa a se preocupar com os jogos que disputará com o Boca Juniors, pela Libertadores da América.

Inter quase deixou escapar

          O Inter era talvez o maior favorito das decisões estaduais disputadas hoje. Havia empatado em Caxias do Sul e certamente o adversário não aguentaria no Beira Rio. Mas o Caxias veio cheio de vontade, fez um gol  através de Michel e foi para o vestiário no intervalo ainda mais confiante.
           E foi um sufoco para Colorado sair do prejuizo na fase final. O time cresceu, com as entradas de Zé Roberto e D'Alessandro, mas a bola teimava em não entrar no gol defendido por Paulo Sergio, que segurou até um penalti cobrado por Nei. Até que Sandro Silva empatou, quando a pressão do Inter era enorme. Mas faltava o gol da vitória, para evitar os penaltis. Foi então que apareceu o talento de Leandro Damião (foto) para decidir o jogo e garantir o bicampeonato.
            O técnico Dorival Junior, em meio a um jogo tenso e nervoso, partiu pra cima do trio de arbitragem, ameaçando até agredí-los. Foi então expulso pelo juiz Marcio Chagas da Silva.

Galo invicto levanta a Taça em Minas

              Desde 1976, há 36 anos portanto, o Atlético Mineiro não ganhava um titulo mineiro de forma invicta. Pois ganhou hoje, derrotando o América Mineiro, por 3 a 0 e fechando uma campanha de 15 jogos com 11 vitórias e 4 empates. O Estádio Independência viveu uma tarde de festa.
              O América foi até onde deu. Há 11 anos não chegava à uma final. Mas saiu do campeonato reclamando. E até com certa razão, pois aos 14 minutos de jogo, quando ainda estava 0 a 0, o árbito gaúcho Leandro Vuaden não marcou um penalti claro contra o Atlético. Bernard puxou a camisa de China dentro da área.
                Depois, o Galo deslanchou e acabou com o Coelho. Serginho fez o primeiro gol e Bernard marcou os outros dois.  O Atlético estava mesmo precisando deste título.

Avaí correu por fora e levou o caneco

           Louco da vida deve estar o Branco, inesquecível lateral da Seleção tetra-campeã mundial, que hoje é o técnico do Figueirense. Seu time comandou o Campeonato Catarinense inteiro durante os dois turnos. Mas na hora da decisão, tremeu.
           No domingo passado, no primeiro jogo da final, o Figuera levou 3 a 0 do Avaí. Hoje, quando teve a chance de virar o jogo, voltou a ser derrotado, por 2 a 1, e viu seu maior rival fazer a festa (foto). O Avaí ganhou por 2 a 1 e ficou com o caneco.Cleber Santana (de penalti) e Laercio fizeram os gols do alvi-azul. Deretti descontou no finzinho para o alvinegro.
            Agora, o Avaí tem 16 títulos catarinenses e o Figueirense 15. Nem precisa  dizer que houve briga entre os jogadores, quando o jogo terminou.

Goiás empatou e se garantiu

           Seria uma injustiça se o Goiás perdesse o título estadual. Afinal, o Verdão liderou praticamente todo o campeonato. Em apenas uma rodada ele não foi o lider. Mas hoje,  jogando pelo empate, o time dirigido por Enderson Moreira ainda levou um susto no Serra Dourada. O Atlético saiu na frente, gol de Bida (de cabeça) e terminou o primeiro tempo na frente.
             Só na metade do segundo tempo é que o Goiás conseguiu empatar, com um gol de Ramon(foto), que assim garantiu o título. Coitado do técnico Adilson Batista, do Atlético Goianense, que não está conseguindo vencer em time nenhum.
             E aqui vai detalhe interessante: em toda a sua história, o Goiás nunca passou três anos sem ganhar um título estadual. E ele havia perdido os dois últimos estaduais, mas ganhou o terceiro.

Ceará empata e garante o título

          No Estádio Presidente Vargas, tivemos hoje a decisão do Campeonato Cearense, com o clássico Ceará x Fortaleza. Como todas as decisões, um jogo marcado por jogadas duras e muitas reclamações. O Ceará jogava pelo empate e acabou assegurando a conquista do bicampeonato.
           O Fortaleza fez 1 a 0, através de Jailson, e cresceu no jogo. Mas, no segundo tempo, o time dirigido por PC Gusmão reagiu e achou o gol do título, marcado por Felipe Azevedo, cobrando penalti. A torcida alvinegra está até agora comemorando, na orla marítima da capital cearense. E tome festa !

Falcão é campeão na Bahia

              Parece que Paulo Roberto Falcão se dá bem nos certames estaduais. No ano passado, ele foi campeão gaúcho com o Inter, e hoje conquistou o título do Campeonato Baiano, dirigindo o Bahia, que há 11 anos não era campeão regional.
               O certame da Boa Terra foi decido num Ba-Vi extremamente tenso, que teve quatro expulsões no final, entre as quais a do próprio Falcão, que já havia sido expulso na rodada anterior. Além dele, foram exluidos Souza (B), Uelliton (V) e o maior artilheiro do Brasil na temporada, o centroavante do Vitória, Neto Baiano, que marcou 27 gols no campeonato hoje decidido.
               No final, 3 a 3, com vantagem para o Bahia, que jogava pelo empate. Neto Baiano fez dois e Dinei anotou o terceiro do Vitória. Fahel, Gabriel e Diones marcaram os gols que garantiram o título ao Tricolor.

Time da Série C é bi em Pernambuco

         Disputar a Série A ou B do Campeonato Brasileiro, não garante a hegemonia do futebol estadual. É o que nos mostra o Santa Cruz, de Recife, integrante da Série C Nacional, que hoje à tarde conquistou o bicampeonato pernambucano, vencendo o Sport Recife em plena Ilha do Retiro, por 3 a 2.
        Foi um jogo sensacional, cheio de alternativas. No final, a vitória do time dirigido por Zé Teodoro (ex-lateral-direito do São Paulo), com gols de Branquinho, Dênis Marques e Luciano Henrique, descontando Moacir e Edcarlos para o Sport. Dênis Marques é aquele mesmo que jogou aqui no Atlético Paranaense. Ele chegou na oitava rodada do certame pernambucano e ainda fez 15 gols.

Giba vai jogar na Argentina

          O londrinense Giba, grande nome do voleibol nacional, está se transferindo para a Argentina. Ele vai jogar no Bolivar, que já ganhou seis títulos nacionais e está montando um grande time, sob a direção de Javier Weber, que é o técnico da Seleção Argentina.
          Com o fim do time da Cimed, de Santa Catarina, Giba teve que procurar outros rumos. Tentou acerto com o Minas e o Volei Futuro, mas acabou optando pelo time argentino, que já contratou o cubano Angel Dennis e o levantador norte-americano Donal Suxho.

Federer é campeão no saibro azul

           No inédito saibro azul, tão criticado por Djokovic e Nadal, o suiço Roger Federer se deu bem e acabou ganhando o Mastrers 1000 de Madrid, agora a pouco, com uma difícil vitória de virada sobre o tcheco Thomas Berdych, por dois sets a um.  E mais: com a conquista, Federer voltou a ser o número 2 do mundo, ultrapassando o espanhol Rafael Nadal. Foi a terceira vez que ele venceu o Madrid Open.
            Mas o jogo de 2h40m foi extremamente complicado. Berdych fez 6/3 no primeiro set e assustou Federer, que custou para reagir para ganhar o segundo, por 7/5. E no terceiro e decisivo período, o suiço precisou jogar muito para chegar a 7/6.

Thomaz Bellucci derrotado outra vez

          O tenista brasileiro Thomaz Bellucci sofreu, agora há pouco, um novo revés na sua carreira. Logo na  estréia no Masters 1000 de Roma, Bellucci foi derrotado pelo russo Youzhny Zmikhail, por dois sets a zero, e já está eliminado de mais este torneio. O pior é que ele precisava somar pontos para garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. Agora, o brasileiro vai ter que se comportar muito bem em Roland Garros, para chegar a Londres.
           Foi a terceira vez que Bellucci enfrentou Zmikhail, e a terceira vez que perdeu. No primeiro set, o russo abriu vantagem, fazendo 6/2. A reação do brasileiro veio no segundo set, quando ele fez 6/3 e empatou a partida. Mas na etapa decisiva, Bellucci voltou a se encolher na quadra e perdeu por 6/3.

Venezuelano vence o GP da Espanha

        Ontem, eu reclamei que tudo continuava do mesmo jeito na Fórmula 1. Pois o GP da Espanha, disputado esta manhã, serviu para mudar tudo. Pra começar, pela primeira vez na história, ganhou  um venezuelano. Pastor Maldonado,da Williams, que já havia ficado com a pole-position, valendo-se da desclassificação de Lewis Hamilton, faturou também a prova. O espanhol Fernando Alonso liderou na parte inicial , mas Maldonado recuperou a ponta na 11ª volta e não largou mais, para alegria do velho Frank Williams, que esta semana fez 70 anos.
          Alonso foi o segundo e Kimi Raikkonen (Lotus) completou o podium. O quarto foi Romain Grosjean (Lotus) e em quinto apareceu o japonês Kamui Kobayashi (Sauber). Muitos nomes famosos ficaram para trás: Vettel (6º), Rosberg (7º), Hamilton (8º), Button (9º) e Webber (11º).
           O nosso Felipe Massa foi mal outra vez, chegando em 15º lugar. E Bruno Senna envolveu-se num acidente com Michael Schumacher, na 13ª volta, e os dois tiveram que abandonar. O alemão acertou a traseira de Senna, mas acusou o brasileiro de ter cometido erro no traçado, na freada.