Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017




Furacão vai bem na Libertadores

              Com um gol de pênalti do estreante Grafite(foto), o Atlético Paranaense venceu o Millonarios da Colômbia,  por 1 a 0, na noite desta quarta-feira,  na Arena da Baixada, e largou com vantagem sobre os colombianos na segunda fase da Libertadores. O decisivo duelo de volta será em Bogotá, na próxima quarta-feira (8), no estádio El Campín. O Furacão joga por um empate.
         O fato de não ter sido vazado em casa reforça a superioridade rubro-negra para o jogo na Colômbia. Na Libertadores, o gol fora de casa vale como critério de desempate até a fase semifinal. Já caso o Millonarios vença por 1 a 0 na volta, a decisão irá para os pênaltis.
         O Furacão chegou ao gol no início da etapa complementar. Aos 7 minutos, o atacante Pablo invadiu a área e foi derrubado por Franco. Um minuto depois, o experiente Grafite, de 37 anos, converteu, para a explosão dos rubro-negros na Baixada.
Porto Alegre revive hoje uma
 das suas maiores festas religiosas: 
Nossa Senhora dos Navegantes


Hoje é feriado estadual religioso em Porto Alegre. É dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Milhares de devotos dela caminharam por mais de duas horas pelas ruas da Capital na manhã desta quinta-feira para acompanhar o andor que levou a imagem da santa de volta ao santuário no Bairro Navegantes, na Zona Norte de Porto Alegre. Conforme estimativa da prefeitura, 100 mil pessoas se reuniram no Centro.

Passava das 8 horas, quando a procissão saiu da Igreja do Rosário, no Centro, onde uma multidão acompanhou a primeira missa do dia. Saudada por uma chuva de pétalas de rosa e papel picado e acompanhada da banda da Brigada Militar, a caminhada foi marcada por pedidos de bênçãos e agradecimentos por graças alcançadas.


Ao longo do trajeto, pelas avenidas Mauá e da Legalidade, incontáveis provas de fé foram vistas pelo caminho: pessoas descalças pagando promessas, crianças vestidas de anjo, idosos e gestantes driblando o calor para render homenagem à Mãe dos Navegantes.

Pouco depois das dez, a imagem chegou ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes. No palco principal, que contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan, foi celebrada uma missa pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler.
             A programação incluiu ainda almoço (galeto, salsichão e saladas por R$ 12), missas às 14h e às 16horas. E agora às 18 horas haverá missa celebrada pelo padre cantor Reginaldo Manzotti, que na sequência fará um show musical. Para  às 20 horas  está prevista a entronização da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes no santuário.



Rodrigo Maia reeleito !



            O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) confirmou as expectativas e foi reeleito presidente da Câmara, com 293 votos. Ele estará à frente da casa no biênio 2017/2018.
Dos outros cinco concorrentes, Jovair Arantes (PTB-GO) ficou com 105 votos, enquanto André Figueiredo (PDT-CE) teve 59 votos. Já Júlio Delgado (PSB-MG) ficou com 28 votos. Luiza Erundina (PSOL-SP) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) tiveram 5 e 4 votos, respectivamente. Cinco deputados votaram em branco.

Saiu a programação 
 da Expô-Londrina


                A organização da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina(ExpoLondrina) divulgou a grade de shows da edição 2017, nesta quinta-feira (2). A feira será realizada entre 30 de março a 9 de abril, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.  

            A grade de apresentações será composta predominantemente por artistas sertanejos. Estão programados shows com Matheus e Kauan, Henrique e Juliano, Pedro Paulo e Alex, Gustavo Mioto, Amado Batista, Jorge e Mateus, Marília Mendonça, Gustavo Lima, Maiara e Maraisa e DJ Alok.

            Os ingressos podem ser comprados na bilheteria principal do parque, no shopping Boulevard e no site da ExpoLondrina 2017. Os ingressos dos shows no primeiro lote serão vendidos por R$ 25, mesmo preço praticado na edição de 2016.
              A abertura da ExpoLondrina ficará por conta da dupla Matheus e Kauan e do DJ Alok, no dia 30 de março, uma quinta-feira. Já no dia 31 de março, sexta-feira, sobe ao palco a dupla Henrique e Juliano. 
             A grade de programação de shows
Quinta-feira (30/03)  - Matheus e Kauan
                                   DJ Alok
Sexta-feira (31/03) - Henrique e Juliano
Sábado (1°/04)        - Pedro Paulo e Alex
                                   Gustavo Mioto
Domingo (02/04)     - Amado Batista
                                  Festival Sertanejo
Segunda-feira (3/04) - Jorge e Mateus
Terça-feira (4/04)       - Marília Mendonça
Quarta-feira (5/04)    - Gustavo Lima
Quinta-feira (6/04)    - Maiara e Maraísa
Sexta-feira (7/04)     - Rodeio PBR
Sábado (8/04)          - Rodeio PBR

Fachin é o novo relator




            O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quinta-feira (2), por sorteio eletrônico, que o ministro Edson Fachin vai ser o novo relator da Lava Jato na Corte. Ele  sucede Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo no dia 19 de janeiro. O sorteio foi realizado entre os ministros da Segunda Turma, que é a encarregada de análise dos inquéritos e recursos ligados ao esquema de corrupção que atuou na Petrobras. Além do novo relator, fazem parte da Segunda Turma os ministros: Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.
                 Além de ser o maior conhecedor dos casos e avaliar até que ponto a vida dos investigados deve ser devassada, o relator de um caso também tem o poder, por exemplo, de arquivar um pedido de inquérito, encerrando as investigações.  No STF tramitam, atualmente, cerca de 40 inquéritos e quase 100 delações premiadas relacionadas à Lava Jato.
              No período em que a operação ficou sem relator, a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, assinou a homologação das 77 delações premiadas de executivos e funcionários da empreiteira Odebrecht.

Morre a ex-primeira dama
     Marisa Letícia Lula


              A ex-primeira-dama e mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia Lula da Silva, 66, teve morte cerebral nesta quinta-feira (2) em razão de complicações causadas por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico.
                Lula e sua família autorizaram o procedimento de doação de órgãos após constatação de "ausência de fluxo cerebral". Em post no Facebook, o ex-presidente agradeceu às "manifestações de carinho e solidariedade".
                 Marisa estava internada em estado grave no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 24 de janeiro. Ela chegou a apresentar uma ligeira melhora na terça-feira (31), e a sedação começou a ser reduzida. Como ela não reagiu bem, voltou a ser sedada.
            No dia anterior, os médicos haviam informado, em boletim médico, que a ex-primeira dama tinha tido "trombose venosa profunda" detectada nos membros inferiores. A equipe utilizou um filho de veia cava para impedir que coágulos se deslocassem para outras regiões do corpo.
Além do filho de seu primeiro casamento, Marcos, adotado por Lula, Marisa deixa os filhos Fábio, Sandro, Luís Cláudio, a enteada Lurian (filha do ex-presidente com uma ex-namorada), e o marido, Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois foram casados por 43 anos.

              Filha de agricultores de ascendência italiana, Marisa nasceu em uma casa de pau-a-pique, no bairro dos Casa, sobrenome de seu avô, que tinha um sítio no interior de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.


Primeira Liga
"Rival" do Londrina
 perdeu no Beira-Rio

                                         

Assisti ontem pela televisão a mais um jogo da Copa da Primeira Liga. Queria conferir como está o Brasil de Pelotas, tradicional rival do Londrina nos últimos anos. O Xavante perdeu para o Inter, no Beira-Rio, por dois a um, como consequência de um início de jogo caótico. Nos primeiros 20 minutos, o Brasil sofreu dois gols (Nico Lopes e Brenner)  e teve o seu goleiro Eduardo Martini expulso por reclamação pelo árbitro catarinense Célio Amorim.

Depois, com a sua valentia de sempre, o Xavante se ajeitou em campo, mesmo com apenas 10 jogadores. Descontou através de um penalti cobrado por Bruno Lopes e, no segundo tempo até tentou chegar ao empate. 

Dirigido por Rogério Zimermann, em sua sexta temporada seguida, o time pelotense esté bem modificado, em relação à temporada passada. Perdeu vários jogadores importantes. E o Inter, que teve a estréia do técnico Antonio Carlos Zago, mostrou um futebol fraco. 

Os dois clubes gaúchos vão jogar em casa na segunda rodada, na sequência do Grupo A. O Brasil receberá o Criciuma e o Inter terá a visita do Fluminense.