Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Paraná Clube vai mal das pernas

           O primeiro clube paranaense a ser eliminado na Copa do Brasil acabou sendo o Paraná Clube, que ontem perdeu em casa para o São Bernardo, por 3 a 2, no Ecoestádio Janguito Malucelli. Havia até um favoritismo do Tricolor, em função do empate no jogo de ida, lá em São Bernardo do Campo, por 1 a 1.  Mas ficou mais uma vez provado que o time partanista é bem fraco mesmo.
 
                              
 
            O gaúcho Anderson Daronco apitou, e os gols foram marcados por Carlinhos e Rubinho para os paranaenses, e Kleber, Fernando Baiano e Bady para os paulistas. O Paraná Clube jogou todo o segundo tempo com um homem a menos, porque Gabriel Marques foi expulso.
            Acho que são muito ruins as perspectivas futuras do Paraná Clube, que já fracassou no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil, e que não está com uma boa equipe para disputar a Série B Nacional. O jogo de estréia será no dia 25 de maio, fora de casa contra o ABC de Natal.
              Hoje cedo, reunido com a diretoria, o técnico Toninho Cecílio acertou o seu desligamento do Paraná Clube, após sete meses de trabalho.

Podem se preparar. O Mico vem aí

        Quando eu vejo a atual Seleção Brasileira jogar,  perco a tesão de escrever sobre futebol. A nossa Seleção é mesmo um "chute no saco". Não é a toa que o Brasil não ganha de uma grande seleção há mais de três anos e está lá embaixo no ranking da Fifa. Tem mais que vaiar esse time, como fizeram os mineiros, ontem à noite. Foi uma noite em que tudo deu errado. Time ruim, transmissão ruim (cheia de incoerências) e ainda tivemos que aguentar Felipão tentando defender seus jogadores.

          
          Não vamos nos iludir, porque aparentemente está chegando o maior "mico" da história do futebol brasileiro. Muito pior do que em 1950, porque naquela decisão com o Uruguai levamos muito azar. Nosso time era muito bom. Alguns jogadores tremeram é verdade,  mas a Seleção era forte, ao contrário desta da atualidade, que muda todo o dia e só piora.  Nem mesmo esse Neymar da foto acima, que era nossa maior esperança, está escapando das justas vaias.

                                                                Até olé
        O empate ficou bom demais pela qualidade do futebol apresentado pelo Brasil. Nosso time marca mal, defende errado, não temos jogadas realmente eficientes, para serem, colocadas em prática quando o jogo fica difícil. Na verdade, nem treinador bom nós temos atualmente.
            É certo que a torcida é que puxou da arquibancada, mas os chilenos botaram mesmo o Brasil na roda, num verdadeiro "olé".
             É fácil demais jogar contra o Brasil. Na partida de ontem, tive mais certeza disto, observando o chileno Vargas, que nunca conseguiu jogar assim com a camisa do Grêmio. Na Libertadores e até no Gauchão, o Grêmio enfrentou adversários que sabem marcar e não deixaram Vargas jogar. Mas ontem, ele deitou e rolou em cima do meio-campo e da defesa brasileira.
              Do jeito que nossa Seleção está se comportando, qualquer um joga bem contra nós.

                                                         O desserviço da Globo
          É inegável a qualidade da Rede Globo, mas históricamente a emissora tem prestado alguns desserviços ao País, nos mais variados setores. Com um grande poder de influência, a Globo acaba forçando a aceitação popular por gente de sua preferência. Querem um exemplo: quem foi que elegeu Fernando Collor de Melo na presidência ? Foi esse poder de persuasão da Globo, que convenceu a todos que a "salvação" estava nas Alagoas. E deu no que deu.
               No futebol então, esta persuasão é ainda mais constante. A Globo escolhe os técnicos da Seleção e os jogadores, na maior parte das vezes. Mas, como aconteceu com Collor, quando as coisas ficam ruins, a emissora muda de opinião com a maior cara de pau. E mete o pau nos perdedores.
               Pois nesta atual Seleção estão no mínimo dez protegidos globais. Daniel Alves, Tiago Silva, Marcelo, Adriano, Neymar, Fred e Pato são alguns destes "intocáveis" da Globo. Alguns deles são bons mesmo, porém não tanto como a Globo afirma. E ontem eu descobri que o goleiro Diego Cavalieri também está na lista dos preferidos deles. Um goleiro de Seleção não pode tomar um gol como aquele segundo que o Chile marcou no Mineirão. Foi frango sim , mas a Globo não falou nada. Os globais também tentaram "convocar" Dedé na marra, mas parece que já desistiram e o cara é muito fraco. Outro que a Globo vai "forçar" é o desgastado Kaká.



                                                              É hora de definir                            
           
                 Não sei se o Felipão e o Parreira vão se reunir com a Globo para definir quem fica, mas sei que já passou da hora de escolher o grupo definitivo para a Copa das Confederações. É impraticável continuar assim, chamando cada dia um time e jogando sem treinar. Todo mundo já tem uma seleção fixa, menos o Brasil.
               Já tenho minha opinião mais ou menos definida. Se eu fosse o técnico, Diego Cavalieri estaria fora, depois daquele gol que levou ontem. Mas o pessoal da Globo diz que Julio Cesar será titular, Cavalieri o reserva e Jefferson o terceiro goleiro. Será que está voltando o preconceito contra os goleiros negros ?
               Daniel Alves e Marcelo deverão ser os laterais, até porque Jean e André Santos mostraram no Mineirão que ainda não têm condições de titularidade. Talvez para a reserva. No miolo de zaga penso que devem jogar Tiago Silva e Davi Luiz, com Dante e mais um (que pode ser Rever) na suplência.
               No meio tem um "peixe" (ou "bruxo", como dizem os gaúchos) de Felipão. Ele adora o gremista Fernando, que entrou muito mal ontem. Mas pelo menos para o banco, o homem vai chamá-lo, podem acreditar.  Pra jogar, os melhores são Ramirez, Paulinho, Hernanes, Oscar e Ronaldinho Gaúcho. E no ataque as melhores opções são Lucas, Neymar, Hulk e um centroavante que provavelmente também será "indicado" pela Globo, que já está "fritando" o bom Leandro Damião, para garantir Fred (porque é carioca) e Pato (porque que é genro do italiano Silvio Berlusconi).
             Depois de pensar em tudo isso, fica mesmo cada vez mais difícil escrever sobre o futebol brasileiro. Eu insisto de teimoso.