Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Portuguesa está cada vez melhor

      A Portuguesa de Desportos voltou a mostrar um futebol de 1ª Divisão e deu mais um passo para ganhar a Série B Nacional. No Canindé, meteu 3 a 0 no Goiás e abriu seis pontos de vantagem para o segundo colocado, que agora é o Náutico. Os outros resultados da rodada foram: Guarani 3 x Bragantino 1, Duque de Caxias 1 x São Caetano 3, Náutico 2 x ABC 0, Grêmio Barueri 2 x Boa 2, Salgueiro 0 x Americana 1, Vila Nova-Go 0 x ASA 1, Icasa 3 x Paraná Clube 1, Vitória 2 x Ponte Preta 0 e Criciuma 1 x Sport Recife 0.       Rogério, Henrique e Marcelo Cordeiro marcaram os gols da Lusa. Os quatro primeiros agora são : Portuguesa 53, Náutico 47, Ponte 46 e Americana 44 pontos. Os quatro últimos : São Caetano 29, Vila Nova-GO 28, Salgueiro 25 e Duque de Caxias 10 pontos.

Mano surpreende na escalação

Se o que ocorreu no treino de ontem for confirmado, a Seleção Brasileira terá  na partida de amanhã, com a Argentina, uma formação inicial bem diferente da que estava sendo esperada. Para alguns, Mano Meneses está tentando mostrar o seu descontentamento com o zero a zero do primeiro jogo. Assim, ele deve mandar a campo Jefferson; Danilo, Dedé, Rever e Cortês; Ralf, Rômulo e Ronaldinho Gaúcho; Lucas, Borges e Neymar.
O Mangueirão, em Belém do Pará, vai estar completamento lotado. O entusiasmo é muito grande em todo o Norte do País, e a briga por um ingresso foi enorme.

Cem por cento no Pré-Olímpico

Quatro jogos, quatro vitórias. Foi assim que o Brasil encerrou sua participação no Grupo B do Pré-Olímpico de Basquete Feminino, que está sendo disputado em Neiva, na Colômbia. Ontem, as brasileiras derrotaram as mexicanas por 88 a 61, com 45 a 24 no primeiro tempo. Foi uma nova demonstração de força. O Brasil é mesmo o maior favorito para ficar com a única para os Jogos Olímpicos que está em jogo no torneio.
Agora, a equipe nacional descansa dois dias e depois encara a partida semifinal,  com adversário que será conhecido na rodada de amanhã, a última da fase inicial. A semifinal será na sexta-feira e, se vencer, o Brasil briga pela vaga na final de sábado.
Na preliminar de Brasil x México, ocorreu a maior zebra do Pré-Olímpico até aqui : a jovem equipe do Paraguai derrotou a forte Jamaica, por 71 a 69.

A fase negra de Gum

      Até pouco tempo, Gum era figura de destaque no Fluminense. Marcava bem, saía jogando e marcava gols. De repente, veio a fase negra, em que tudo dá errado. E ele começou a ser vaiado pela própria torcida tricolor. Contra o Bahia, recentemente, fez um gol contra, cometeu um penalti e ainda foi expulso. Então, o mundo desabou sobre a sua cabeça. E sábado passado, contra o Atlético Paranaense, sofreu uma lesão na coxa direita. Coisa grave. Gum só volta a jogar em dezembro, depois que o Brasileirão tiver terminado. Vamos ficar um bom tempo sem ouvir falar em Gum

Lei do Silêncio para acalmar o Verdão

A situação dramática do Palmeiras comentada aqui nas postagens de ontem, está cada vez mais dramática. Um anônimo (que pena que ele não assinou) que me mandou um comentário está apostando no "fim do reinado de Scolari" e garante que só falta um tropeço.  A gota d'agua parece ter sido a crítica feita pelo jogador Kléber ("o time só tem uma jogada ensaiada"). Convenhamos, Kléber também está falando muito e não jogando nada.
Felipão apelou para a velha "Lei do Silêncio". Nem ele poderá declarar nada à imprensa, até o jogo de sábado. Uma coisa é certa: se o Palmeiras não ganhar do América Mineiro, Felipão vai embora.

Covardia geral com Mário Fernandes

Que o jogador do Grêmio, Mario Fernandes, está com algum problema de ordem emocional, eu não tenho a menor dúvida. Ninguém que esteja bem da cabeça diz "não" à Seleção Brasileira. Muita gente já deixou de atender convocações, inventando contusões ou dando outras desculpas pessoais. Mas ninguém teve a coragem de simplesmente dizer que não ia. E ele teve.
O mais lamentável é que outros jogadores, ex-jogadores, pseudo cronistas esportivos e "vidas tortas" do futebol estão se aproveitando para descer o pau no garoto que, na semana passada completou apenas 21 anos. O mais "engraçadinho" foi Denilson que, por ser um campeão mundial deveria ter maior equilíbrio e respeito. Chegou a comparar o menino com a cantora inglesa Amy Winehouse, recentemente falecida, fazendo maldosa ligação com uma das canções de Amy: "não vou, não vou, não vou..."  Pura covardia.

A dupla tristeza do Xavante

     Desde aquele acidente que todo o País  acompanhou, há quase três anos, o Grêmio Esportivo Brasil, de Pelotas, nunca mais se levantou. Naquela capotagem do ônibus que conduzia a delegação, morreram o preparador de goleiros Giovani e dois jogadores, o zagueiro Regis e o uruguaio Claudio Milar, maior ídolo do time.  E os demais sairam arrasados física e emocionalmente. Resultado: naquele ano de 2009 o Xavante ( é assim que o clube é conhecido) ficou em último lugar no Gauchão e foi rebaixado para a Segundona Estadual. Mas restava a Série C Nacional e, desde então, a maior torcida do interior gaúcho passou a contar com isso.
        Apesar da luta dos dirigentes e do prestigiamento dos torcedores, o Xavante mais uma vez foi mal na Série C 2011, não se classificando para a 2ª Fase do certame. Muito pior: ficou em último lugar no seu grupo e foi rebaixado para a Série D. Ainda resta um recurso na Justiça Esportiva, porque o Xavante perdeu seis pontos por utilizar um jogador irregular. Os dirigentes tentam reverter esta situação, mas me parece quase impossível. E a torcida rubro-negra está curtindo mais esta dupla tristeza.
A FORÇA DAS LUTAS ESTÁ ATÉ NA NOVELA

      MMA, UFC, agora só se ouve falar nestas coisas. As lutas estando matando os outros esportes pouco a pouco. A audiência nos canais especializados de televisão (tipo Combate) mostram a força da modalidade junto ao público. Agora, até nas novelas as lutas têm destaque. Na "Fina Estampa", que a Globo apresenta às 21 horas, o destaque do capítulo de hoje é a preparação do lutador Wallace (Dudu Azevedo) para a sua próxima luta.
      Por outro lado, o Corinthians está construindo uma academia de MMA, onde vai promover aulas de jiu-jitsu, muay-thay e boxe. E, para atestar definitivamente o prestígio das lutas, a cantora Marisa Monte escolheu o campeão Anderson Silva para ser seu companheiro de dança no videoclipe de seu novo album.
      Anderson (foto)já não pode nem andar pelas ruas, pois logo é cercado por pessoas que querem um autógrafo seu. E já está enfrentando também a inveja de  alguns rivais, que insinuam que ele seja  "moça". Será ?

Reconhecimento no fim de carreira

Todos os programas de televisão que eu assisto levaram o jogador de basquete Marcelinho Machado aos seus estúdios, nos últimos dias. Sua participação no Pré-Olímpico chamou a atenção, e ele passou a ser requisitado. Uma pena que só agora, aos 36 anos, Marcelinho esteja sendo devidamente valorizado. Sempre foi um dos melhores do País mas, como o basquete estava por baixo, ninguém se lembrava dele. De qualquer forma, Marcelo Magalhães Machado, o camisa 4 da Seleção Brasileira  que vai aos Jogos Olímpicos de Londres, está muito feliz.  Antes tarde do que nunca.

O futebol dos Jogos Pan-Americanos

     Já se sabia que o Brasil não levaria aos Jogos Pan-Americanos de Guadalaja um time de futebol de grandes astros. Mas esperava-se que pelo menos  a equipe que ganhou o Mundial Sub-20  fosse ao México. Mas nem isso. O técnico Ney Franco vai ter se virar com uma Seleção "meia-boca". Felipe Amorim (Goiás), Leandro (Grêmio) e Henrique (reserva do São Paulo) talvez sejam os nomes mais conhecidos. A desculpa é que a CBF não quer prejudicar os clubes.
      É porisso que o futebol sempre fica muito abaixo dos outros esportes em Jogos Olímpicos, Pan-Americanos e outras competições do gênero. Basquete, volei, tenis, natação, atletismo e todos os demais levam os seus astros. E o futebol, que deveria ser o 'rei dos esportes', passa quase despercebido nestes grandes eventos.
    

União pode salvar o nosso futebol

      Ermelito Martins, do Jardim Acapulco, me manda um comentário sobre a nota postada ontem, a respeito da possibilidade de recuperação do Estádio VGD. São sábias as suas palavras. Observem: "Vejo essa iniciativa como uma reaproximação dos responsáveis pelo futebol de Londrina. Há tempos sabemos que essas picuinhas não levam a lugar algum. Profissionalismo é a palavra chave. Que se mantenha a rivalidade, mas que esses dirigentes se unam para buscar algo em comum, o crescimento do futebol da cidade de Londrina. Flávio, um abraço, Londrina tem saudades de vc e de seus comentários na rádio. Boa sorte com seu blog !"
       O Ermelito tem razão em todas as suas afirmações. Num passado não muito distante, a Cidade teve chance de ter mais times de futebol profissional, mas as idéias que surgiram foram todas boicotadas. A Portuguesa foi muito prejudicada pelo Tubarão, que também impediu de surgir o "Grande Londrina",  uma promessa de time forte, morta antes de nascer.
       Me parece que os novos dirigentes do Londrina atual são mais inteligentes e pensam muito melhor. O Londrina só vai crescer se tivermos outros times. O que sustenta o futebol de uma  cidade do Interior é a rivalidade. Como em Campinas, Pelotas, Caxias do Sul, Ribeirão Preto, Bagé e tantas outras.

O reencontro com velhos amigos

O Blog do Flávio Campos está me proporcionando o reencontro com grandes amigos que há muito não vejo. Como, por exemplo, José Carlos Antão um dos melhores plantonistas esportivos de Londrina, um 'cara' muito ligado as coisas do esporte. Para minha alegria, Antão é um dos seguidores do blog, o que me deixa extremamente feliz. Que bom.