Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Virada do Bafo no Come-Fogo

                A  volta do clássico de Ribeirão Preto não teve o público esperado, mas foi emocionante. O Comercial ganhou de virada do Botafogo, por 2 a 1, e levou sua torcida à loucura no Estádio Santa Cruz. Falaram tanto em confronto das torcidas que muita gente ficou com medo e não foi ao jogo, que teve público pagante de 8.191 torcedores.
               Alex Barros abriu o placar para o Bota, aos 14 minutos, mas o Bafo empatou ainda no primeiro tempo, com Eliomar Bombinha, aos 40'. Na etapa final, os botafoguenses tiveram a grande chance, mas o lateral Paulinho perdeu um penalti, defendido pelo goleiro Alex Santana. E aí veio o castigo: Eliomar Bombinha (recém-contratado) marcou outro gol, aos 36 minutos, e sacramentou a virada alvi-negra. O Comercial, com os veteranos Romerito e Fabão, acabou derrotando o jovem time dirigido por Lori Sandri.
                Nos outros jogos disputados agora à noite pelo Paulistão, a Portuguesa ganhou do Guaratinguetá, por 2 a 1, com gols de Henrique e Marcelo Cordeiro (de penalti), descontando Tiago Cunha, numa linda bicicleta. E o XV de Piracicaba perdeu em casa para o Bragantino, por 3 a 2. Serginho, Jean Carlo e Romarinho para o Braga, e Glauber e Ricardinho para o XV foram os marcadores.

A fase do Mengo está braba mesmo

              O Flamengo faz muita festa nos bastidores, mas não está conseguindo mostrar um bom futebol. Hoje, não fosse a grande atuação do goleiro Paulo Victor, o time misto do Rubronegro teria perdido para o Macaé, pela segunda rodada do Campeonato Carioca.  Nem Botinelli, Negueba, Jael, Muralha, Maldonado e Luis Antonio conseguiram tirar o Mengo do empate contra o bom time do Macaé. Final: 0 a 0.
               Nos outros jogos desta tarde pelo certame carioca,  o Bonsucesso ganhou do Madureira,  por 3 a 1, e o Bangu perdeu para o Friburguense, por 2 a 1.

São Paulo mantem os 100%

       O São Paulo derrotou o São Caetano por 2 a 1, esta tarde no Morumbi, e manteve os 100 % de aproveitamento no Campeonato Paulista, chegando aos 9 pontos em 3 jogos. Luis Fabiano e Lucas (foto)fizeram os gols tricolores, com Moradei descontando para o Azulão, que perdeu a invencibilidade. Mas o São Paulo teve uma baixa: Luis Fabiano saiu antes dos 20 minutos, com um problema na coxa. Foi um jogo difícil e tenso. Houve até um começo de briga entre os jogadores, durante o segundo tempo. 
        No outro jogo já encerrado pela segunda rodada paulista, o Oeste de Itápolis não saiu do zero a zero com o Mirassol. Por enquanto, o São Paulo lidera isoladamente o Paulistão.

Iraty pipocou. Vamos lá Londrina !

        É de  assustar o comportamento dos times do Interior quando jogam em Curitiba. E não foi diferente a postura do Iraty, que jogou com o Coritiba, agora há pouco, querendo só com uma "derrota honrosa", por poucos gols. Até o comentarista do Pay per View, o ex-jogador do próprio Coritiba, Dida, cobrou mais coragem dos interioranos nestes confrontos com os curitibanos. "Que é que eles vêm fazer aqui na Capital ?" - indagou Dida, indignado com a falta de coragem do Iraty.
          Não podemos aceitar esse rótulo de "bando de frouxos" que nos está sendo colocado. Se morremos de medo, por que disputamos o Campeonato Paranaense ? Onde está aquela coragem que caracterizava o Grêmio Maringá e o Londrina, nos velhos bons tempos ?
           Mesmo se fechando atrás, o Iraty acabou levando 5 a 1 dos Coxas, que nem precisaram correr tanto. O próprio Davi, que marcou os dois primeiros, gols, jogou com uma preguiça danada. O adversário não exigia um empenho maior, pois tinha apenas um jogador corajoso, o meia Paraíba, que marcou o gol solitário dos interioranos. Um gol que não aumentou a coragem do Iraty, que em seguida levou mais três, marcados por Renam Oliveira(2) e Jackson.
            Amanhã, será a vez do Londrina jogar em Curitiba, contra o Corinthians Paranaense. Vamos ver se o Tubarão mostra que é muito maior do que esse falso Corinthians, como bem atesta a história do nosso futebol estadual. Tencatti e seus jogadores têm que ir pra campo conscientes de que eles são os "grandes" nesta partida, e que o adversário é apenas um time novo, que muda de nome todo o dia.  Espero que o Alviceleste deixe o medo em casa e jogue como jogou quinta-feira. Porque não adianta mostrar coragem contra o Paranavaí  e depois se encolher só porque está jogando na Capital. Vamos ver.

Come-Fogo hoje, 25 anos depois !

              Hoje é um dia especial para o futebol de Ribeirão Preto. Jovens torcedores da cidade vão assistir pela primeira vez a um clássico Come-Fogo valendo pela Primeira Divisão Paulista. É que a última partida entre Comercial e Botafogo pelo Paulistão foi realizada em 1986, também no Estádio Santa Cruz, palco do histórico jogo de hoje à noite. Foi 0 a 0. Lá se foram 25 anos.
              Para que se tenha uma idéia da situação, vale salientar que o presidente da Mancha Alvinegra (principal torcida do Comercial) tem 29 anos, o que significa que ele tinha apenas 4, quando os times se enfrentaram pela Divisão Especial.
              A ansiedade é enorme. Serão 20 mil torcedores do Botafogo (dono do estádio) contra 8 mil do "Bafo", como é chamado o Comercial. A Polícia Militar colocará 180 homens para garantir a segurança, pois a rivalidade é muito grande.
              E nós, de todo o Brasil, vamos assistir tudo isso pelo SporTV, às sete e meia da noite.

Cachorro mordido por cobra...

             Depois de perder dois jogos seguidos (Avenida e Cerâmica), o técnico Dorival Junior tenta melhorar  a equipe suplente do Internacional, que já volta a jogar hoje, contra o Veranópolis no Beira Rio. Assim, ele não colocará em campo o time sub-23 que perdeu quinta-feira. Tinga, Bolivar, Jô, Marcos Aurélio e outros jogadores experientes vão jogar esta noite.
            Mas Dorival Junior me parece mais preocupado com os problemas que tem para o segundo jogo com o Once Caldas, quarta-feira na Colômbia, pela Pré-Libertadores. Dagoberto e Gilberto estão machucados. Aliás, Dagoberto decepcionou os 40 mil colorados que foram ao Beira Rio, no primeiro jogo. O ex-jogador do São Paulo ainda não conseguiu jogar bem  no Sul. Contra o Novo Hamburgo, na estréia do time no Gauchão, ele já não tinha mostrado muita coisa.

O naufrágio dos anônimos

               O naufrágio de um tansatlântico luxuoso, como o Costa Concordia, é um fato que entristece a gente. Mas muito mais triste é o que aconteceu esta semana com um barco cujo nome nem foi divulgado, e que afundou perto da cidade de Misrata, no oeste da Líbia, levando 55 imigrantes clandestinos. Eles vinham da Somália e tentavam chegar à Europa, atrás de uma vida melhor.
               Quinze corpos já foram resgatados e enterrados lá mesmo, em Misrata. Eram doze mulheres, dois homens e uma criança.  Os outros 40 foram declarados desaparecidos. Não há fotos nem repercussão semelhante ao ocorrido no naufrágio do Costa Concordia, que há duas semanas ocupa manchetes no mundo todo. Na verdade, esses quarenta desaparecidos talvez nunca mais sejam encontrados.

A volta do Sol muda nossa cabeça

             Confesso aos amigos que já estava ficando meio sorumbático, com tantos dias chuvosos seguidos. Mas hoje estamos tendo a volta do Sol e um Céu muito azul, cor da camiseta do Londrina. E os sites que cuidam do assunto estão prevendo uma sequência de tempo bom e como reaquecimento da temperatura. Afinal, estamos em pleno verão.
             O Sol deixa a maioria das pessoas com bom humor. A chuva é extremamente necessária e eu não costumo reclamar dela. Porém, quando ocorrem muitos dias chuvosos, o astral da gente cai um pouco. Hoje, tudo ficou melhor, com o retorno do bom tempo. Mas, pessoalmente, tenho também outros motivos para estar feliz. Minha filha Juliana voltou do Nordeste, bem bronzeada; meu filho Luciano ligou da França, onde está esquiando com amigos; e tudo está bem com Camila e Zé Ivan, os dois filhos mais novos, que vivem em Ribeirão Preto e Curitiba, respectivamente. Só me resta curtir tanta coisa boa, ao lado da  "d.Ana" e do meu blog. Pra que é que eu quero mais ?