Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Brasil, como sempre o mais festeiro

       A delegação brasileira como sempre contagiou o público presente ao Estádio Omnilife. Vestindo calças e chapeus brancos, com camisas verdes, amarelas ou azuis, nossa delegação foi, das visitantes, a mais festeira. Até um trenzinho foi improvisado, logo após o desfile.
        Hugo Hoyama estava emocionadíssimo como porta bandeira, e o público respondeu  aos alegres brasileiros com muitos aplausos. Até porque,  cada atleta do Brasil levava uma bandeira mexicana numa mão e uma brasileira na outra.
         Pode-se dizer que foi muito boa a primeira participação do nosso país nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Que venham agora as competições.

Os jogos desta noite pela Série B

         Três partidas foram disputadas agora à noite, pela Série B do Campeonato Brasileiro. No jogo que mais prometia, o Sport Recife, atuando em casa, só empatou como Bragantino, por 1 a 1, numa partida que teve até apagão e terminou mais tarde.
         O melhor resultado foi o do Criciuma, que fez 3 a 0 no Salgueiro e se aproximou um pouco mais do G4. E o Duque de Caxias, depois de um longo jejum finalmente ganhou uma : 1 a 0 sobre o ABC.
         Os quatro primeiros são: Portuguesa 61 pontos; Ponte Preta, Americana e Náutico com 50. Os quatro últimos: São Caetano 36,  Vila Nova-GO 29, Salgueiro 25 e Duque de Caxias 15 pontos.

Bento, o mais novo da família

         Ela é a Norma, pelotense, minha irmã mais nova. Pintora, poetiza, escritora premiada. Ele é o Theo, dentista de Bagé, um cara que tem um enorme coração. E o pequeno é Bento, meu sobrinho neto, o mais novo membro da família, no dia do seu batizado, lá em Bagé, a "Rainha da Fronteira", pertinho do Uruguai. Pra vocês amigos, que diariamente convivem comigo através do nosso blog, aos poucos eu vou apresentando toda a minha família. Muito prazer.

A estréia do volei e do handebol

        A Seleção Brasileira de voleibol feminino estréia amanhã , às 22 horas de Brasília, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. As adversárias serão as dominicanas. Do grupo ainda participam Cuba e Canadá. O Brasil se prepara para a Copa do Mundo do Japão, em novembro, que garante vaga para os Jogos Olímpicos.
         Mas as meninas do volei brasileiro tem uma motivação especial neste Pan. É que em 2007, no Rio, elas foram surpreendidas pelas cubanas na final e perderam o título. E a chance de revanche está agora no México. A Record transmite o jogo Brasil x República Dominicana, amanhã às 10 da noite.
         Já o handebol feminino do Brasil estréia a 1 hora da madrugada de domingo, enfrentando os Estados Unidos, em partida que a TV Record também vai mostrar aos brasileiros. As brasileiras são tricampeãs pan-americanas da modalidade. Entre as 15 jogadoras que estão em Guadalajara, apenas duas atuam no Brasil. As demais atuam em clubes de ponta da Europa.

Amanhã saem as primeiras medalhas

        O ciclismo será o primeiro esporte a distribuir medalhas no Pan 2011. E a brasileira Erika Gramiscelli (foto) estará entre as 13 disputantes da prova de Mountain Bike (Ciclismo de Montanha) que, a partir das 11 horas de amanhã,  estarão pedalando atrás da vitória. Ela é mineira de Belo Horizonte, tem 28 anos e é tricampeã brasileira da modalidade.
        Já a prova masculina está programada para às 13h30m, com dois brasileiros: Rubens Valeriano e Edivando Cruz. No Pan do Rio, em 2007, Valeriano foi medalha de prata.
        Também amanhã serão conhecidos os primeiros campeões da natação com as provas dos 100m borboleta feminino, 400m livres masculino, 400m medley masculino e feminino e o revezamento 4x100 livres no feminino.
         Ainda neste sábado serão definidos os medalhistas do pentatlo moderno feminino;  do taekwondo nas categorias 49Kg feminino e 58Kg masculino; e dos exercícios com bola da ginástica rítmica.

Preocupação ainda é a chuva

                                                                                              foto  AFP
     Estamos a cerca de seis horas da cerimônia de abertura do Jogos Pan-Americanos, e a movimentação em Guadalajara já é muito grande. Mas a chuva continua ameaçando e obrigando os funcionários que cuidam do Estádio Omnilife a trabalhar dobrado para manter tudo em perfeitas condições. A festa terá a presença de artistas mexicanos e o grande desfile das delegações dos 42 países participantes. E todos torcem por uma trégua da chuva.

Chega o bom horário de verão

         Eu acho que o tal "horário de verão" é uma das melhores invenções. Sou fã desse esquema. Graças a Deus,  amanhã a meia-noite já vamos adiantar nossos relógios em uma hora. Para mim, o verão começa quando muda o horário. Portanto, domingo já é verão aqui em casa.
         Muitas pessoas reclamam porque, em função da mudança,  as vezes dormem menos. Aceito a reclamação, mas pessoalmente me sinto muito melhor com o dia se arrastando até 9 ou 10 horas da noite. A vida é assim: o que é bom pra uns é ruim pra outros. O jeito é a gente se adaptar. Mas repito: estou feliz da vida com a chegada do horário de verão, que desta vez vai até 26 de fevereiro..

Cuidado com os "Mazembes" da vida

         Começo a me preocupar como Santos FC, representante do Brasil no próximo Mundial de Clubes. O time alvinegro já não se faz respeitar dentro do campo. Tem perdido várias partidas que até pouco tempo seriam consideradas como fáceis para o Peixe. Como esta de ontem, com o Atlético Mineiro.
        Tem um negócio que é fundamental no futebol : o costume de ganhar. Time bom mesmo é aquele que entra sempre pra ganhar, não importando se já está classificado para etapas seguintes ou não. Sem essa de se poupar ou relaxar, com o argumento de que "não é preciso ganhar agora".  Sempre é preciso ganhar. Até porque, as derrotas desestabilizam um time.
        O que está acontecendo com o Santos é muito parecido com o que ocorreu com o Inter, em 2010. O Colorado só pensava no Mundial, especialmente com uma provável decisão com o outro Inter, o de Milão. Passou a perder jogos sem reclamar. Perdeu aquela mania de ganhar. Quando chegou a hora, o time estava sem rítmo e sem aquela vontade de vencer de qualquer jeito. Resultado, foi eliminado pelo modesto Mazembe, da República do Congo. O Santos que se cuide.

Olha o Wilson Vieira aí

        O ingresso de novos seguidores só me dá alegria. E o mais novo seguidor do nosso blog é o empresário Wilson Vieira, um amigão da nossa sauna, e o grande presidente que a AREL (Associação Recreativa Esportiva Londrinense) teve nos últimos anos. Sua gestão foi de grandes conquistas para o clube. Seja muito benvindo, Presidente