Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 30 de julho de 2016

Brasil discreto faz 2 a 0 no Japão



                 O Brasil venceu o Japão por 2 a 0 neste sábado, no último teste da Seleção Brasileira antes da estreia nas Olimpíadas do Rio 2016. Os gols foram marcados por Gabigol, aos 32, e Marquinhos, aos 40 minutos do primeiro tempo. Thiago Maia e Neymar ainda acertaram o travessão na primeira etapa, que foi quando realmente o jogo ainda teve um bom ritmo.

                 Nos 45 minutos finais, o Brasil voltou com Renato Augusto e Luan nos lugares de Rafinha e Felipe Anderson, e a equipe caiu muito de rendimento. O técnico Rogério Micale colocou todos os reservas para jogar e a Seleção Brasileira pouco produziu.

                O Japão, também totalmente mudado no segundo tempo, não conseguiu ameaçar o gol defendido por Uilson, do Atlético-MG, que foi titular durante toda a partida, já que Fernando Prass se recupera de lesão e deve reassumir a posição na estreia do Brasil nos Jogos na próxima quinta-feira, às 16 horas , contra a África do Sul.  Um dia antes, a seleção feminina estreia contra a China, também às 16h.



O Basquete também ganhou



            Nos preparativos para os Jogos Olímpicos, a Seleção Brasileira de basquete masculino também venceu neste sábado à tarde. Em Mogi das Cruzes, o time dirigido pelo argentino Rubén Magnano derrotou com extrema facilidade a Seleção Chinesa, por 91 a 52.

            Neste domingo, no mesmo local, os brasileiros terão um teste mais difícil, contra a forte Seleção da Lituânia, a partir das 14h30m.  
    Zico critica a escolha
de Neymar para capitão



        Ídolo maior do Flamengo, onde, além de gols, fama e títulos, ganhou respeito como capitão de um dos melhores times da história do clube, Zico não gostou de ver a braçadeira da Seleção olímpica ser entregue a Neymar. O Galinho considera o astro do Barcelona um craque com a bola nos pés, mas sem a experiência necessária para exercer função de tamanha importância.

        “O jogador, para ser capitão, tem de ser um líder nato. Não acho certo o Neymar ser o escolhido. É muita responsabilidade para ele, que não tem experiência. Isso, inclusive, pode prejudicá-lo. O Neymar deveria se preocupar apenas em jogar futebol” - avalia.

        Sobre a busca da inédita medalha de ouro no futebol olímpico, Zico prefere não criar expectativas. Ele vê a Seleção com bons jogadores, porém, sem o conjunto necessário para competição tão difícil e equilibrada: “Não espero nada demais para depois não me chatear. A equipe foi formada em cima da hora e, mesmo com bons jogadores, está sem conjunto. Mais uma vez, o lado individual terá que prevalecer”- avalia Zico. 

Balão cai no Texas. Há mortos !


                Até 16 pessoas podem ter morrido depois que um balão pegou fogo e caiu no Texas neste sábado, informaram meios de comunicação americanos.
                 O incidente ocorreu pouco antes das 07h40m locais (09h40m de Brasília), quando o balão caiu em um campo perto de Lockhart, 50 quilômetros ao sul de Austin, informou Lynn Lunsford, da Administração Federal de Aviação (FAA), em um comunicado.
                Aparentemente não há sobreviventes, informou a ABC News citando o xerife do condado de Caldwell. Mas até o momento não há confirmação oficial sobre o número de possíveis mortos ou feridos.

FÓRMULA 1
Na sua Alemanha, Rosberg 
vai largar na frente amanhã 





                 A crescente rivalidade entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton viveu mais um capítulo neste sábado, e desta vez quem se deu melhor foi o piloto alemão. Em meio aos altos e baixos e à troca de farpas dos colegas da Mercedes, no treino classificatório para o GP da Alemanha de Fórmula 1 desta manhã, Rosberg foi quem conseguiu a volta mais rápida e largará na pole na corrida de amanhã às 9 horas de Brasília.
                   Se Hamilton vive grande momento e tomou de Rosberg a liderança do Mundial de Pilotos com a vitória na Hungria na semana passada, o alemão mostrou que está disposto a dar o troco e, diante de sua torcida, foi o mais rápido neste sábado. Ele cravou a melhor volta do dia ao marcar 1min14s363, seguido de perto por seu colega e rival, que fez 1min14s470.
                           Fora da briga particular da Mercedes em que se transformou esta temporada da Fórmula 1, Daniel Ricciardo foi o melhor entre os outros pilotos. O australiano da Red Bull, terceiro colocado da temporada, voltou a fazer um bom trabalho e marcou 1min14s726. Na quarta posição, estará seu companheiro Max Verstappen, que fez 1min14s834. A terceira fila será da Ferrari, com Kimi Raikkonen em quinto e Sebastian Vettel em sexto.
                     O dia também não foi dos melhores para os brasileiros. Felipe Massa foi apenas o 10.º colocado da atividade, com o tempo de 1min15s615, atrás de seu companheiro de Williams, Valtteri Bottas, que largará em oitavo. Já Felipe Nasr seguiu seu calvário nesta temporada e sairá em penúltimo, após cravar 1min17s123. Ao menos, estará à frente de seu colega de Sauber, Marcus Ericsson, último colocado.


O grid de largada do GP da Alemanha está assim formado:
1º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1min14s363
2º – Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) – 1min14s470
3º – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) – 1min14s726
4º – Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1min14s834
5º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 1min15s142
6º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) – 1min15s315
7º – Nico Hulkenberg (ALE/Force India) – 1min15s510
8º – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1min15s530
9º – Sergio Pérez (MEX/Force India) – 1min15s537
10º – Felipe Massa (BRA/Williams) – 1min15s615
11º – Esteban Gutiérrez (MEX/Haas) – 1min15s883
12º – Jenson Button (BGR/McLaren) – 1min15s909
13º – Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso) – 1min15s989
14º – Fernando Alonso (ESP/McLaren) – 1min16s041
15º – Romain Grosjean (FRA/Haas) – 1min16s086
16º – Jolyon Palmer (GBR/Renault) – 1min16s665
17º – Kevin Magnussen (DIN/Renault) – 1min16s716
18º – Pascal Wehrlein (ALE/Manor) – 1min16s717
19º – Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) – 1min16s876
20º – Rio Haryanto (IND/Manor) – 1min16s977
21º – Felipe Nasr (BRA/Sauber) – 1min17s123
22º – Marcus Ericsson (SUE/Sauber) – 1min17s238


Brasil do Sul surpreendeu
 o do Nordeste em Maceió



         Ontem comentei aqui no blog o encontro dos "Brasis", que ocorreria à noite. E o Grêmio Esportivo Brasil (o Brasil de Pelotas) acabou não respeitando o Estádio Rei Pelé cheio. Jogando uma partida primorosa, o Xavante (todo de branco) derrotou o Clube de Regatas Brasil (o CRB de Alagoas) ganhou por 2 a 1 em Maceió.

          O time gaúcho levou um gol  logo aos 5 minutos (Diego Jussani de falta), mas não se assustou. Logo tomou conta do jogo, empatando no último minuto do primeiro tempo, com gol de Ramon em lance individual.  E a virada veio no segundo tempo, aos 28 minutos. O goleiro Julio Cesar se atrapalhou com sua zaga. Nathan passou entre eles e fez o gol que determinou a primeira vitória fora de casa do Xavante, nesta Série B.

            Com o triunfo, o Brasil de Pelotas aproximou-se do G4, com 27 pontos. Antes dos jogos que hoje completarão a rodada, está em quinto lugar, ao lado do Náutico, dois pontos a frente do nosso Londrina que, por enquanto, está em oitavo.