Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

                       AMANHÃ É NOSSO DIA, DÁ LICENÇA

Como todo o bom gaúcho, já estou como coração preparado para comemorar amanhã o "20 de setembro", nosso dia maior. É o chamado "dia do gaúcho", com festa espalhada por todo o Rio Grande do Sul, com carne assando por todos os cantos e muita música tradicionalista e chimarrão. Desfiles pelas ruas de Porto Alegre e da maioria das cidades. Como disseram João Sampaio, Elton Saldanha e Walter Moraes (nomes importantes da  nossa música) numa canção: "E aí morena, que achou das minhas encilhas ? Eu estou me preparando pra Semana Farroupilha."
      Apenas para explicar a importância do dia de amanhã para nós: em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves venceram o confronto da Ponte da Azenha e entraram na Província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem a República do Piratini, que durou sete anos. E por fatos como este, que os gaúchos cantam com tanto civismo o Hino do Rio Grande do Sul, como vemos antes dos jogos de futebol que lá são disputados.
       Para lembrar tudo isso, os gaúchos reunem-se anualmente por 7 dias para as festas que marcam a "Semana Farroupilha".

Fred e Gum por R$ 1,99

A torcida do Fluminense ficou louca com a derrota de 3 a 0 para o Bahia. O zagueiro Gum e o centroavante Fred são os mais perseguidos. Surgiram protestos de todas as formas. O mais original foi feito por um torcedor tricolor, que colocou num site de compras da Internet um anúncio botando o passe dos dois jogadores a venda,  por R$ 1,99 cada um.
                                           
                                           TITE FICA NO CORINTHIANS

O clima esteve pesado no Corinthians, nesta segunda-feira. Protestos não faltaram e muita gente pedia a cabeça do técnico Tite. Como se ele fosse o maior culpado da derrota para o Santos. Acho que não. Tite vem fazendo um bom trabalho e o campeonato é muito equilibrado. Penso que, com o time que tem, o Timão já ganhou mais do que devia neste Brasileirão. E o presidente Andrés Sanchez agiu certo, na minha maneira de ver. Manteve o técnico, que quarta-feira vai enfrentar outra "pedreira": pega o São Paulo no Morumbi. Tite fica, mas até quando?

Pré-Olímpico Feminino começa sábado

Depois da ótima participação da Seleção Masculina no Pré-Olímpico da Argentina, chega agora a vez das mulheres brasileiras também brigarem pela classificação aos Jogos Olímpicos de Londres. Começa sábado próximo, em Neiva, na Colombia, o 9º Torneio Pré-Olímpico Feminino. Dez países estarão lutando por duas vagas. O Brasil está no Grupo B, com Canadá, Jamaica, México e Paraguai. No Grupo A estão Argentina, Chile, Colombia, Cuba e Porto Rico.
Enio Vecchi, que trabalhou várias temporadas em Londrina, comandando o time masculino da Cidade, é o técnico da Seleção Brasileira. A estréia será no sábado contra o Paraguai. A ex-jogadora Hortência Marcari chefia comissão técnica. As jogadoras são Adrianinha, Palmira e Bárbara, armadoras; Patrícia, Micaela e Silvia Cristina, alas; Franciele, Nádia, Damiris, Clarissa, Gilmara e Erika, pivôs.
A ala/armadora Iziane que joga nos EUA, não veio. Melhor assim, porque nas últimas participações na Seleção, ela só arranjou confusão e pouco produziu.
A SPORTV e a ESPN estarão mostrando todos os jogos das brasileiras, repetindo o que aconteceu no Pré-Olímpico Masculino.

Xuxa não quer falar com a imprensa

A apresentadora Xuxa, que sempre costuma ser muito cordial com a imprensa, desta vez fechou a cara. Aconteceu ontem no Cinépolis Lagoon, no RIO, onde Xuxa estava participando da divulgação de seu mais novo trabalho "Xuxa Só Para Baixinhos 11". O problema parece ter sido causado por um festival de cinema de Los Angeles (EUA). No cartaz promocional do tal festival, Xuxa aparece com um dos seios desnudo. E no site do evento, a brasileira foi descrita como "uma linda atriz de filmes pornô-soft que se tornou apresentadora infantil e conquistou os adultos por três décadas, por sua alta tensão sexual."
Pelo jeito, vem aí uma grande bronca, mas os assessores da apresentadora também estão com a boca fechada. Vamos aguardar para ver o que rola.

Em Curitiba, só os Coxas vão bem

O Coritiba, que ainda ontem arrancou um empate no Beira Rio, diante do poderoso Inter, é o único time de Curitiba que vai razoavelmente bem no Campeonato Brasileiro. Está em 9º lugar, com 33 pontos, doze a menos que o lider Vasco. Hoje, estaria classificado para a Sul-Americana, mas ainda pode brigar para alcançar a Libertadores.
Já o Atlético vive momentos dramáticos, na zona de rebaixamento, com apenas 23 pontos. É o antepenúltimo do Brasileirão e ontem não conseguiu mais uma vez vencer em casa, só empatando como Figueirense. Foi o quinto jogo seguido na Baixada sem vitória. O técnico Antonio Lopes já não sabe mais o que fazer. O time está mesmo "com cara de rebaixado".
Para completar, o Paraná Clube, que disputa a Série B, começou muito bem a competição, chegou a liderar e era apontado como um dos favoritos para subir. Tëve bons momentos na mão do técnico Roberto Fonseca, mas de repente despencou para 11º lugar. Roberto caiu e assumiu Guilherme Macuglia, mas já na estréia, sábado em Curitiba, ele não soube levar o Tricolor à vitória, diante do Goiás. Já há preocupação de rebaixamento na Vila Capanema