Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 3 de janeiro de 2015

  FORÇA, MEU IRMÃO ISNARD       
                                                 
           Fico sabendo pelo Facebook, que meu amigo/irmão Isnard Cordeiro está internado, aguardando uma cirurgia cardíaca, na próxima semana.  Para a devida preparação e o descanso necessário, as visitas estão proibidas.
             Mas está tudo sob controle, e se Deus quiser Isnard logo estará de volta às atividades jornalísticas normais. Por cerca de 30 anos trabalhei ao seu lado, no jornal Folha de Londrina. Uma mesa ao lado da outra.  É como um irmão pra mim. E sei que Deus também gosta muito dele.

    QUEM AINDA SE LEMBRA DE LENNY ?
          Em 2007, o Brasil inteiro teve a sua atenção despertada por um menino de 18/19 anos que surgia no Fluminense. Só se falava de Lenny. Ele havia saído das categorias de base do clube e mostrava um futebol de encher os olhos. O Flu até aumentou seu salário, de R$ 400 para R$ 2.500, depois de um golaço que ele marcou contra o Cruzeiro, num jogo da Copa do Brasil. E a primeira coisa que Lenny fez ao receber o aumento, foi correr para a concessionária e comprar um Audi dourado.
          Entretanto, a vida mudou rapidamente para Lenny. Seu futebol foi caindo e ele foi emprestado ao Braga, de Portugal. Ficou seis meses, mas jogou apenas três partidas e só marcou um gol. Mas ainda havia quem acreditasse no seu potencial, e Lenny teve seu passe adquirido pela Traffic, que o trouxe para o Palmeiras. Porém, Lenny nunca mais foi o mesmo. E vivia machucado.
                 Daí pra frente, Figueirense, Boavista, Desportivo Brasil e Ventforet Kofu, do Japão. E assim, foi desaparecendo do noticiário. Ninguém mais lembra dele.

       Sabem em que clube Lenny, aos 26 anos, vai jogar em 2015 ? No Tsunami do Batuta, um time amador do Rio de Janeiro, famoso por acolher jogadores que estão em inatividade.  
        Outro exemplo de vida desperdiçada foi revivido esta semana pela Globo. A série sobre a vida do cantor Tim Maia, encerrada ontem, nos mostrou quanta coisa errada ele fez na vida, até morrer aos 56 anos, de tanto beber e usar drogas. Um talento do tamanho do mundo, na cabeça ruim de uma cara que poderia ter se tornado o maior cantor do Brasil, mas que jogou tudo fora!

Esse Benzema é meio maluco


     
           Os dirigentes do Real Madri ficaram irritados, quando souberam que o francês Karim Benzema, um dos jogadores mais caros do elenco, havia aproveitado um dia de folga para saltar de paraquedas. E já pensam em multar o jogador.
           O regulamento interno do clube proíbe que os jogadores merengues pratiquem atividades de risco, como o paraquedismo. Mas "Benzema gosta de viver perigosamente", como escreveu o jornal espanhol "Sport". Ele já foi multado duas vezes por excesso de velocidade na Espanha.
 
E SE ESSE PARAQUEDAS NÃO ABRE, QUEM PAGA O PREJUÍZO DO REAL ?
 

Mais uma coisa boa que os dirigentes estragaram

          E como a gente esperava a chegada da Copa São Paulo de Juniores, antigamente. Não é mesmo ?  Era uma competição realmente empolgante, que reunia os jovens jogadores dos tradicionais clubes do País, numa disputa aberta e justa. Mas, como já aconteceu com tantas outras coisas do nosso futebol, a "Copinha" foi aos  poucos sendo desvirtuada.  O dinheiro  (como sempre o dinheiro) estragou tudo.
          Primeiro surgiram denúncias de que só conseguia disputar o torneio quem pagasse aos organizadores. E aí os empresários que bancam escolinhas pequenas no Brasil inteiro, resolveram  pagar pra ver, colocando na competição os "times de dono", muitos dos quais a gente nunca tinha ouvido falar até então. E os clubes tradicionais começaram a ser barrados. Pagou, entrou !
          Hoje, a Copa São Paulo não tem a mesma graça. E foi neste clima que duas partidas abriram mais uma edição do torneio, na manhã deste sábado. Pelo Grupo O, o Cruzeiro (MG) meteu 3 a 0 no ABC e o "tal" do Araguaina ganhou do paulista Primavera, por 2 a 1 (foto abaixo).  




O seresteiro mais apaixonado



       Não conheci outro  seresteiro tão romântico com Altemar Dutra. Fiz muitas serenatas cantando músicas dele, com passagem certa pela casa do saudoso amigo Canuto Leocádio, seu maior fã aqui em Londrina. Altemar era afinado, sereno e sobretudo apaixonado.  Sempre cantava com paixão.
        Mineiro de Aimorés, fez sucesso em toda a América Latina. Os "gringos" o chamavam de "El Trovador". Morreu em 1983, com apenas 43 anos, quando cantava no clube noturno "El Continente", em Nova Iorque (EUA), vítima de um derrame cerebral.
         Era casado com a cantora Marta Mendonça, com quem teve dois filhos: Deusa Dutra e Altemar Dutra Junior. O menino (foto abaixo)segue os passos do pai, com voz incrivelmente parecida. "Que queres tu de mim" foi um dos seus grandes sucessos.


             Lucimeire da Silva é uma boa amiga do Facebook.  Ela me disse ontem que hoje estaria viajando para Paranavaí, sua terra natal. Boa viagem.  Vejam que linda postagem, esta que ela fez