Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 16 de junho de 2015

COPA AMÉRICA
Argentina ganha e sai da aflição



                             No melhor jogo desta Copa América até aqui, a Argentina  venceu o Uruguai por 1 a 0, agora à noite em La Serena, e saiu do sufoco no Grupo B. Um gol de Agüero (foto abaixo), aos 10 minutos do segundo tempo definiu o Clássico do Rio da Prata e igualou-se ao Paraguai, com 4 pontos ganhos. Os uruguaios, que ficaram com 3, agora vão precisar derrotar os paraguaios na última rodada, para se garantirem na sequência da competição.

                             Mas foi emoção o tempo inteiro. Charruas e platinos além do bom futebol muita mostraram garra perseguindo o resultado até o apito final do árbitro brasileiro Sandro Ricci, que também teve boa atuação. A grande chance do empate esteve nos pés de Rolán, que chutou por cima da trave, com o goleiro Romero caído.  Esse é o futebol que a gente esperava ver na Copa América.


COPA AMÉRICA
Paraguai vence Jamaica e
aumenta sufoco argentino




          Foi uma vitória "magrinha", por apenas 1 a 0, mas o Paraguai passou pela Jamaica, chegou aos quatro pontos e fez aumentar a aflição argentina para o jogo de daqui a pouco, contra o Uruguai em La Serena.
         Em Antofagasta, uma falha do goleiro Kerr definiu a partida, aos 36 minutos do primeiro tempo. O arqueiro jamaicano tentou tirar de cabeça, porque estava fora da área, mas errou a cabeçada, jogando a bola em cima de Benitez que, com o joelho, mandou a bola para dentro do gol (foto), definindo o placar final do jogo.

          Mas a Jamaica apertou no segundo tempoe teve até algumas chances de chegar ao empate.,Na verdade, o Paraguai levou muita sorte para alcançar esta vitória.

             Antes do jogo Argentina x Uruguai, a classificação do Grupo B aponta: 1º - Paraguai, 4; 2º - Uruguai, 3; 3º - Argentina, 1; e em 4º - a Jamaica, 0.
ATLETIBA DE ALTO RISCO


             É grande a preocupação em Curitiba com a segurança para o Atletiba de domingo. Estão fazendo reuniões todos os dias. Na quinta ou sexta-feira sai o esquema de policiamento. Como se portarão os torcedores numa Arena moderna, sem fosso e sem alambrado?

             E não é só a rivalidade entre os dois clubes que preocupa. Dizem que, se o Coritiba perder de novo, seus jogadores serão "caçados" pela própria torcida alviverde. Isso já esteve perto de acontecer na derrota para o Flamengo.

MEDIDA BURRA !


             Esta infeliz medida da CBF de paralisar a Série C do Campeonato Brasileiro durante a Copa América está acabando com a competição. E ninguém entendeu ainda porque parou a Série C e não a Série A, que é de onde saem alguns jogadores para a Seleção. Mas ninguém dá uma explicação oficial sobre o assunto. A Justiça dos EUA está certa: tem coisa errada pra todo lado, no futebol profissional.

          Parece que o Coritiba quer mesmo cair para a Série B. Acaba de contratar um armador de 36 anos (Lúcio Flávio)  e está negociando um acerto com Kléber Gladiador. Assim vai ser difícil sair da Zona de Rebaixamento

    O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo disse que "os presídios brasileiros são escolas do crime" e a imprensa destacou. Mas quem é que não sabia disto ?
     Os presidentes das Escolas de Samba do Rio de Janeiro se reuniram e decidiram: a torre de TV do Sambódromo do Rio precisa ser derrubada, para que os carros alegóricos com mais de 9,75 metros de altura possam passar pela Sapucaí sem problema. Querem derrubar a Globo ?
 
 Chega de Anderson Silva !
         ( esse 'cara' está morto para o esporte )




        Toda a imprensa nacional está noticiando o novo "papelão" praticado pelo  lutador "sei lá eu do que" Anderson Silva. Mesmo depois da vergonha que Anderson fez o Brasil passar, usando doping pra se manter no MMA, ele ainda conseguiu voltar ao noticiário, dizendo-se disposto a representar o País nos Jogos Olímpicos lutando taekwondo. E o presidente da CBTKD, Carlos Fernandes, entrou na conversa desse malandro, anunciando que a entidade permitiria que Anderson disputasse uma vaga na equipe brasileira que disputar a Rio2016. Acho que o dirigente deve ter acreditado que seria uma boa divulgação para o taekwondo.

         Particularmente, acredito que Anderson tenha ficado com medo de disputar a vaga e resolveu pular fora. Só que não teve a hombridade de voltar à Confederação para anunciar sua desistência. Simplesmente mandou seu empresário, Jorge Guimarães conceder uma entrevista anunciando que o lutador havia resolvido ficar no MMA. Só então a CBTKD tomou conhecimento que Anderson não queria mais representar o Brasil no taekwondo. E agora o dirigente está arrependido de ter aberto as portas para este desleal atleta. 

          Pelo menos, vamos ver se parte da imprensa que vive puxando o saco de Anderson se convence de ele não tem dignidade para continuar representando o Brasil em qualquer esporte. Pode ser que assim, os empresários que tanto tem investido publicitariamente em cima de Anderson, destinem os seus recursos financeiros para tantos outros atletas que estarão nos Jogos Olímpicos defendendo o nosso País.

       Já não dá pra reclamar ! 



  As pessoas que estão acompanhando a Copa América 2015  vinham reclamando da má qualidade dos jogos. E com inteira razão. Na primeira rodada (completada domingo) pouco se viu de bom.  Mas a abertura da segunda rodada, disputada ontem à noite, já nos trouxe pelo menos um pouco do que estávamos esperando.
        Onze gols em duas partidas, que se mantiveram emocionantes até o apito final do juiz. E resultados surpreendentes, com a Bolívia eliminando o Equador e os mexicanos segurando os chilenos donos da casa. Agora já não se pode reclamar.


 ***      Hoje teremos Argentina x Uruguai, o clássico mais tradicional do futebol sul-americano. Sim, porque quando nós brasileiros chegamos ao futebol internacional eles já estavam "se pegando". E a partida de hoje tem características de decisão, porque se os uruguaios vencerem já estarão classificados para as quartas-de-final. E se a Argentina perder, sua classificação vai ficar muito difícil. Principalmente se o Paraguai derrotar a Jamaica.  Hoje, o Messi vai ter que mostrar o seu poder de decisão.


***        Com seu time B, o México ainda conseguiu segurar os chilenos, com seus craques e sua torcida.  Acho que os astecas jogaram até o que não sabem. Sempre achei que muitos jogadores se motivam mais com torcida contrária, do que com apoio de seus adeptos. E o Chile foi o mesmo de sempre: baixinhos habilidosos mas nem sempre objetivos no ataque. E com uma defesa cheia de buracos e um goleiro pequeno, que falhou infantilmente no segundo gol do México.  E o nosso conhecido Valdívia ontem até que jogou bem, Mas sempre com suas marrentas atitudes. Faltando dois minutos para o jogo acabar, ele ficou driblando até perder a bola, com seus companheiro esperando lá dentro da área. 


***        O valorizado Enner Valencia, que joga no West Ham United da Inglaterra, foi um dos maiores responsáveis pela eliminação do seu Equador nesta Copa América. Se não tivesse perdido um pênalti, no primeiro tempo, o jogo teria sido bem outro. Na primeira cobrança ele botou na rede, mas outro equatoriano invadiu a área e o árbitro mandou repetir. E nesta segunda execução, Valencia foi mal, facilitando a defesa do goleiro Quiñones.  Se saiu valorizado da Copa do Mundo no Brasil, Valencia sai meio"queimado" agora.


***        Vamos ver como se porta a defesa da Seleção Brasileira na partida de amanhã, contra a Colômbia. Não gostei da nossa retaguarda na estréia.  O Brasil só tomou dois gols em dez amistosos, mas quando chegou um jogo pra valer, levou um gol ridículo, logo aos 2 minutos de jogo. Será que deu tremedeira ?




AS MELHORES DO FACEBOOK


  Esta incrível cena foi postada por minha querida prima Marcia De Freitas Galvão, lá de Pelotas-RS, destacando o morador de rua Luis Carlos, que passou frio pra manter aquecido o seu cachorro amigo