Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Brasil estréia bem no Grand Prix

       A Seleção Brasileira estreou com êxito no Grande Prix de Voleibol Feminino, nesta sexta-feira.  Em Sassari, na Itália, o time dirigido por José Roberto Guimarães ganhou por 3 a 1 da China, com parciais de 25/21, 23/25, 25/17 e 25/16.
        Mas as chinesas chegaram a assustar no primeiro set, abrindo 5 a 0. Prevaleceu então o maior nível das brasileiras, que aos poucos foram controlando a partida. Os dois últimos sets foram absolutamente tranquilos.
                        O ADEUS DO LONDRINENSE GIBA
 
             Um dos mais importantes jogadores do voleibol brasileiro em todos os tempos encerrou oficialmente a sua carreira hoje. Aos 37 anos, o londrinense Giba, filho do Mexicano (zagueiro do Monções no futsal)  anunciou nesta sexta-feira que não mais atuará.  A notícia mexe com todos os que gostam do vôlei ou do esporte em geral. Afinal, o ponteiro Giba foi campeão olímpico, tricampeão mundial e oito vezes campeão da Liga Mundial.  Atuou 319 vezes pela Seleção Brasileira, de 1995 a 2012.  E jogou voleibol no Brasil, na Itália, na Rússia, na Argentina e nos Emirados Árabes.
 

Argentina desfalcada vence Angola

 
            O Super Desafio do Basquete prosseguiu hoje à tarde no Maracanãzinho, com a vitória difícil da Argentina sobre Angola, por 86 a 77.  Mas não gostei do time que os argentinos trouxeram. Vieram sem os craques Luis Scola e Manu Ginobili. Aí perdeu a graça. O jogo com o Brasil, amanhã de manhã,  não será o teste que se esperava.  Eles alegam que Scola tem problemas contratuais pra resolver, e que Ginobili está machucado.  Não acredito. Acho que  estão é evitando um confronto pra valer com os brasileiros.
             De bom no jogo de hoje, a Argentina mostrou Walter Herrmann (no alto fazendo uma bandeja), recentemente contratado pelo Flamengo, que marcou 16 pontos. E especialmente Léo Gutierrez que anotou 23 pontos e fez sete cestas de três pontos, sua especialidade.  A Seleção Argentina  também está sem Carlos Delfino, outro machucado.
             No primeiro tempo, os platinos já venciam com dificuldade: 41 a 37. Os angolanos chegaram a comandar o placar no início da partida. Mas com a entrada de Walter Herrmann, a Argentina cresceu e dominou as ações.
            Mas o jogo esquentou no segundo tempo (foto), com uma discussão entre o argentino Nocioni e o técnico de Angola, Paulo Macedo. A partida chegou a ficar parada por alguns minutos, até que os ânimos fossem acalmados.

Aí não, Dunga !

        Era só um papo informal com alguns jornalistas, mas Dunga me deixou preocupado hoje, quando de certa forma admitiu convocar até Fred e Júlio Cesar para os amistosos com a Colômbia e o Equador, agora em setembro. "Não há lista negra. Quem disse que eles não serão convocados ?" - indagou o novo técnico. Só pode ser brincadeira. O Dunga nem é louco.

A Foto do Dia

Na volta do quadro "A Foto do Dia", aí está o surfista Pedro Scooby protegendo o que é seu.  Com muito cuidado, ele ajeita a calcinha do biquíni de sua esposa, a atriz Luana Piovani, hoje à tarde em Ipanema. Também, nem precisava tanto cuidado, escondendo o que no Brasil inteiro já viu. Não é mesmo ?

Só pode ser por desespero

       Já vou avisando: esse Campos não é meu parente não.  Na minha família não tem ninguém tão irresponsável, capaz de mandar os jovens brasileiros para às ruas, quando se sabe que isso é sinônimo de bagunça, de quebra-quebra e de violência. Foi o que fez hoje Eduardo Campos, candidato a presidente da República pelo PSB, falando a uma plateia de jovens, lá na minha terra,  em Pelotas (RS), no Clube Caixeiral.  Ao seu lado, dando o maior apoio, estava a candidata a vice, Marina Silva.





         Acredito que sejam os primeiros sinais de desespero, de quem está com apenas 8% nas últimas pesquisas eleitorais, enquanto Aécio aparece com 22%  e Dilma com 38%.  Mesmo assim, não pra aceitar um desespero tão irresponsável.  E se os adolescentes aceitam a convocação, vão para as ruas, quebram tudo e alguém se machuca ou até morre ?  Será que o ex-governador vai assumir a responsabilidade  ?
          No seu discurso aos jovens pelotenses, Eduardo Campos disse que "a história nos mostra que nada de bom para o Brasil foi feito sem a participação dos jovens".  Se assim for, pergunto eu: se os jovens é que mudam o País, pra que servem os políticos ?
        

Tubarão vai pegar "pedreira"

              Pelas notícias que chegam do Sul, o Londrina terá pela frente um adversário muito difícil, domingo próximo pela Série D. O Pelotas tem dois jogos e dois empates até aqui, mas ainda não jogou em casa, na Boca do Lobo, o que acontecerá agora. E o que se fala por lá é em vitória sobre o Tubarão e quem sabe até a liderança do Grupo 8, porque o líder  Metropolitano folga na rodada.
           Todos acham que o Pelotas está fazendo bons jogos, e que o único problema vem sendo as finalizações. Por isso, ontem houve uma reunião (foto) e treinamentos específico para aperfeiçoar as conclusões a gol.
             O desfalque será o lateral-esquerdo Anderson Luis, que sente dores no joelho. Fábio Gaúcho entra na posição. O técnico Julinho Camargo mantem, o 4-5-1 e o time mais provável do Pelotas para encarar o Londrina é este : Matheus; Marcio Gabriel, Gasparetto, Pedrão e Fábio Gaúcho; Marcos Rogério, Escobar, Jefferson Luis, Jhonatan e Claytinho; Soares.

A interminável Daniele Hypólito

          Há pelo menos 15 anos eu vejo notícias sobre vitórias de Daniele Hypólito na ginástica artística. Ela começou a competir bem novinha, no ABC Paulista, e em 1994 foi contratada pelo Flamengo, passando a ser um nome obrigatório em todas as Seleções Brasileiras. Natural de Santo André, Daniele compete atualmente pelo Clube Cegin, aqui do Paraná, e no dia 8 de setembro próximo vai completar 30 anos. Mas continua acumulando medalhas.
           Ainda ontem, em Aracaju-SE, ela faturou o título individual geral feminino do Campeonato Brasileiro, superando  Jane Barbosa, outro nome de ponta da ginástica nacional. E Maria Cecília Oliveira ficou em terceiro lugar, completando o podium (foto).
            No masculino, o campeão foi Francisco Barreto Junior, do Pinheiros-SP, com Caio Souza em segundo Lucas Bitencourt em terceiro.
         
          

Gente que a gente quase não vê


      No "cantinho dos sumidos" de hoje, estamos revendo um dos maiores nomes do esporte brasileiro em todos os tempos, o piloto Emerson Fittipaldi.  Já fazia um bom tempo que eu não o nosso primeiro campeão da Fórmula 1. Ele foi fotografado pela revista "Caras", em São Paulo, junto com os filhos pequenos e a esposa Rossana, 30 anos mais nova do que ele.
      Parece estar feliz o Emerson, que tem cinco filhos de três casamentos. E continua frequentando a Igreja Batista.  Sua mãe era russa, e seu pai (o jornalista Wilson Fittipaldi) ítalo-brasileiro. Emerson está com 67 anos. Leva uma vida pacata. A gente pouco vê o grande campeão.
 
 
Gosto de mensagens curtas e fortes. Como esta que a amiga Solange Fortes postou no Facebook.  Muito boa, não é mesmo ?