Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Não se esperava mais do que isto

 
       É claro que não foi um grande jogo. Mas acho que aqueles que acompanham o futebol mais de perto não esperavam coisa    muito melhor. O primeiro tempo foi triste. Poucos jogadores fizeram alguma coisa.  Mas a partida melhorou no segundo tempo. Na verdade, depois que fez um gol, a Seleção cresceu.
        O Panamá tem um time bastante limitado, que até se superou na primeira fase. E o Brasil começou estranho, querendo bater nos caras. Não entendi aquela atitude.  Depois, quando os panamenhos deram o troco, nossos craques começaram a reclamar. Se alguém começou a dar porrada foi o time brasileiro.
 
         Mas a equipe ganhou de 4 a 0 e, certamente, terá sua confiança aumentada. Temos limitações. Não será uma Copa fácil, como muita gente está pensando. Acho também que o time não está tão preparado. Mas temos algumas grandes vantagens. Ninguém vai jogar mais nesta Copa do que o   Neymar  está jogando. Nem o Messi.
         O gol de falta que ele marcou, abrindo caminho para a vitória, e o passe de calcanhar para o Hulk fazer o terceiro foi coisa de jogador acima da média.  Temos que torcer para não acontecer nada de ruim com ele, tipo contusão ou expulsão.  A Seleção nunca precisou tanto de um jogador como precisa agora do Neymar.  Se perdermos o Neymar, perderemos a Copa do Mundo.  E o pior é que os adversários sabem disso.
           Além de Neymar, só Daniel Alves, Marcelo e Oscar são indispensáveis nesta Seleção.  Os demais estão sujeitos à chuvas e trovoadas.

O que é que há com as camisas ?

     Notei durante o jogo de hoje, que alguns jogadores do Brasil puxavam e esticavam suas camisas, como se elas estivessem pequenas ou apertadas.  Chegou a ser irritante.  O Fred então foi demais. Ele esticava a parte da frente da camisa. Estava incomodado com ela.
      Fiquei observando e vi que outros também estavam se sentindo apertados  pela camisa.  Acho que esse modelo da Nike está "furado".  Observem bem. Até parece que faltou pano. A camisa do Brasil é mais apertada que as das outras seleções. Prestem a atenção e depois me digam.
                         Ou será que a barriga do Fred cresceu ?

A grande festa que Curitiba vai viver

     Tem gente que ainda pensa que Copa do Mundo é apenas um monte de jogos de futebol e mais nada. Entretanto, quem já esteve em algumas edições do evento (e graças a Deus eu tive esta felicidade) sabe que uma Copa é muito mais que isto. Não me esqueço do que vi em outros países, como França e Estados Unidos, durante as Copas. É tanta coisa rolando que a gente acaba até perdendo grandes festas, na maioria delas promovidas pela própria Fifa, com o intuito de envolver também as pessoa que não vão aos jogos.
      E Curitiba está se preparando para viver uma festa realmente sensacional. Aliás, o clima na Capital já é de festa. Ontem, por exemplo, meu filho Zé Ivan, que é funcionário da Copel, me contava que inclusive a parte interna da empresa - escritórios, refeitórios, etc - já recebeu decoração alusiva a Copa do Mundo. E mesmo nas ruas distantes do centro já se vê placas chamando para o evento.


      Só assistir a um jogo da Copa já significa ir a uma festa. E a Nova Arena da Baixada está muito bem equipada. Um estádio coberto, ocupando uma área de 126.l36 metros, com capacidade para 42.668 pessoas. Teremos 30 camarotes VIP, 1.593 lugares hospitalidade, 928 vagas em estacionamento coberto, 46 lojas interiores num espaço de 2.180 metros quadrados, 11 lojas exteriores em 1.350m e mais quatro restaurantes e bares num complexo de 1.800 metros quadrados.
        Mas vem aí a Fifa Fest Fan, que também acontecerá nas outras cidades-sedes. Em Curitiba ela terá como local a Pedreira Paulo Leminski, onde serão realizadas 70 atrações culturais locais e 4 grandes shows nacionais, que terão as presenças de Dudu Nobre (12 de junho), Jota Quest (23 de junho), Erasmo Carlos (4 de julho) e Raça Negra (13 de julho). E haverá um telão que mostrará os jogos do Mundial. Tudo com entrada gratuita.
         Diariamente os portões serão abertos às 10 horas, com fechamento marcado para às 22 horas. Grandes investimentos foram feitos, para que a Pedreira, que tem 48 mil metros quadrados,  possa oferecer conforto e mobilidade a um grande público.  O local fica a seis quilômetros do centro de Curitiba e a oito quilômetros do Estádio Joaquim Américo, local dos jogos. Haverá estacionamento para bikes, bolsões de estacionamento para carros e ônibus a vontade, saindo da Praça Tiradentes, no centro.
 
           Mesmo para quem reside aqui em Londrina ou em outra cidade do Norte do Estado, será um ótimo programa passar dois ou três dias em Curitiba, nas datas dos jogos. Vale a pena, posso garantir.

Uma nova idéia boa

         No embalo da Copa do Mundo, o artista plástico Davi Wang está inovando aqui em Londrina.  Ele está montando uma exposição na área que cerca a Prefeitura e a Câmara Municipal, para mostrar os rostos de jogadores de diversas soluções que estarão em ação na Copa, por ele pintados em acrílico sobre tela.
         Mas o mais curioso é o esquema utilizado. Cinco contêineres pintados em cores vibrantes estão sendo dispostos no local, criando uma imagem realmente nova para os londrinenses. Os quadros estarão expostos dentro dos contêineres. O efeito certamente será muito bonito.
                                    
         Wang alugou os contêineres na empresa Mix Stones, cujo proprietário Arislan Badoui criou as condições necessárias para que eles fossem especialmente preparados para a exposição. O pintor Jorge, da Pinturas Lider, se encarregou de colorir os contêineres. Um de cada cor: verde, amarelo, azul, branco, vermelho e laranja. E eles já estão no gramado da Prefeitura, como mostra a foto do Jornal de Londrina.  O evento será aberto na próxima terça-feira (dia 10).

O frio está pegando mesmo

        O frio continua se espalhando por todo o Paraná. Na madrugada de Londrina, baixamos dos 5 graus. Me apareceu até um torcicolo (coisinha chata, né ?), mas vamos tocando. Nada que um lenço no pescoço não resolva. Aprendi lá na minha terra. Por que vcs acham que os gaúchos usam aquele lenço tradicional ?  Pra esconder o papo ?  Errado, eles sabem que na época de frio ou vento forte, o segredo é abrigar o pescoço. É por ali que a friagem penetra no corpo da gente.
         Mas frio mesmo está fazendo na região de Curitiba. Na Fazenda Rio Grande, pertinho da Capital, tivemos um grau e meio negativo nesta madrugada. Mesmo em Curitiba estava gelado. Quando meu filho Luciano Campos iniciou a sua corrida pelas ruas centrais (República, 7 de Setembro e adjacências), por volta das seis horas, ainda era noite e os termômetros marcavam 3°.  A foto é da sua chegada em casa, no retorno. Meu guri é muito corajoso, hein?

Descobriram mais um


           Antigamente, quando surgiam notícias sobre a descoberta de novos planetas, todo o povo ficava ouriçado.  Mas hoje ninguém mais dá bola, porque todos os dias os cientistas anunciam que descobriram um planeta que talvez seja habitado. Só que os tais habitantes nunca aparecem. 
           Pois ontem os caras acharam um planeta que pesa 17 vezes mais do que a terra. Estão chamando ele de Kepler-10c.   Pela concepção artística apresentada (foto) parece se tratar mesmo de uma megaterra.  Mas duvido que exista gente morando lá.