Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Libertadores: Brasil fora da final ?

     A julgar pelos resultados dos jogos de ida, Olímpia do Paraguai e Newells Old Boys da Argentina devem decidir a Copa Libertadores da América. Os dois ganharam em casa pelo mesmo placar (2 a 0) e ficaram em ótima situação para chegar à final. Mas algo me diz que poderemos ter surpresa nas partidas de volta.
      O fato é que os quatro clubes que disputam as semifinais costumam usar seus estádios para ganhar seus jogos. O Olímpia é o único dos quatro que já foi campeão da Libertadores, e tradição vale muito nestas decisões. Mas jogar no Estádio Nemesio Camacho, o El Campin, em Bogotá, não é nada fácil. Cerca de 37 mil torcedores estarão lá, empurrando o Independiente Santa Fé.  É bom lembrar que nas oitavas-de-final, o Santa Fé também perdeu em Porto Alegre para o Grêmio (2 a 1) e foi buscar a classificação em casa, ganhando por 1 a 0 e eliminando os gremistas. A diferença agora é de dois gols, mas acreditem, não é impossível. O Caldeirão Colombiano vai ferver.
      E a situação se repete na outra ponta da semifinal, com o Atlético Mineiro usando o Independência para tentar desbancar o Newells. Ontem, lá no Estádio Marcelo Bielsa (que antes se chamava Ilhas Malvinas), o Galo não teve a menor chance. Ouvi  muitas críticas, mas não acho que o time mineiro tenha jogado tão mal. Fez um bom primeiro tempo e teve a sua grande chance quando Ronaldinho fez um passe maravilhoso e deixou Bernard na cara do gol. O garoto tentou driblar o goleiro e perdeu a oportunidade.

                  Maxi Rodriguez arrancou a camisa e festejou a marcação do primeiro gol
        Rever e Leonardo Silva fizeram muita falta e, no segundo tempo a  torcida rubro-negra se levantou e empurrou o Galo para a defesa. A pressão ficou terrível e deu pra sentir que o time argentino faria o gol, que veio através do raçudo Maxi Rodriguez, que não deve ser confundido com seu xará uruguaio, atualmente jogando no Grêmio. E no segundo gol, marcado de falta por Scocco, Victor falhou duplamente: na montagem da barreira e no salto atrasado para a bola. É bom lembrar que nos últimos minutos, o Atlético escapou do terceiro gol, que seria mortal para os seus sonhos.
         Na Arena Independência, quarta-feira que vem,  a torcida será fundamental para que o Galo consiga pelo menos um gol no primeiro tempo. Se isto ocorrer, duvido que os argentinos suportem a pressão. Mas se levar um gol, o time brasileiro está fora da Copa.  
        

Goleiros falharam no Morumbi

         A decisão da Recopa Sul-Americana começou com mais uma derrota do São Paulo para o Corinthians no Morumbi. Agora já são dez partidas sem que os tricolores vençam seu principal rival dentro de sua própria casa. Foi um jogo cheio de rivalidade, catimba, lances duros, discussões e falhas incríveis dos goleiros Rogério Ceni e Cássio. No final, a torcida são-paulina voltou a pedir a contratação do técnico Murici Ramalho.
         O Timão fez 2 a 1 abrindo o placar na fase inicial, através de Guerrero (foto),  na falha de Juan. No começo da etapa final, Aloisio chutou de longe e Cássio levou um peru. Mas o Corinthians foi buscar a vitória, quando Renato Augusto percebeu que Rogério Ceni estava adiantado e fez o veterano goleiro "pagar um grande mico".  E agora faltam só dois  para Rogério levar um centenário de gols do Corinthians.
          Mas o grande escândalo mesmo foi a horrível atuação de Ganso. Mais uma vez.
          O Alvinegro jogará pelo empate na segunda partida, marcada para o dia 17 no Pacaembu.

Pérolas que o Facebook nos traz

 
      Realmente não vi na televisão esta manifestação contra a Rede Globo. Eles são caras de páu mesmo. A postagem é de Antonio Santiago