Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 24 de março de 2012

Nasce uma nova esperança

       Num momento em que os pílotos brasileiros andam decepcionando todo o dia, temos mais é que comemorar a vitória de Luiz Razia, em Sepang, na prova de abertura da temporada 2012 de GP2. A categoria é o caminho de acesso à Formula 1. Surge assim, uma luz no fundo do túnel.
        Esta é a quarta temporada do baiano Luiz Razia na GP2. E foi a sua segunda vitória. Ele não vencia desde 2009, na Itália. Hoje, ele largou em segundo mas em seguida assumiu a ponta, ganhando a prova com tranquilidade.
          Estaria surgindo uma nova esperança para o automobilismo brasileiro ? É a pergunta do dia.

Empate no "Derbi dos 100 Anos"

          Houve de tudo no "Derbi dos 100 Anos", entre Ponte Preta e Guarani, disputado agora à noite no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Dois penaltis (um convertido e um perdido), duas expulsões, muitas discussões e empurrões e no final um empate em 1 a 1.
     No primeiro tempo, a Ponte desperdiçou um penalti; Guilherme acertou a trave. Mas no segundo tempo a Macaca foi pra cima e fez 1 a 0, gol marcado pelo zagueiro Diego Sacoman. Entretanto, aos 47 minutos, Ronaldo sofreu um penalti. Era a chance do Guarani, que converteu através de Fumagalli.

Futsal: Timão vence de novo no Moringão

          Terminou agora há pouco, no Moringão,   a quarta partida do Colégio Londrinense/Sercomtel na Liga de Futsal. E o time da cidade perdeu de novo para o Corinthians Paulista, desta vez por 5 a 2. Há três semanas, num amistoso preparatório para a Liga, os dois times já haviam se enfrentado, com vitória corinthiana por 4 a 2.  Aí, já dá para dizer que o Londrinense  virou "freguês" do Timão .
           Danilo (2), Simi, Arthur e Paulinho Japonês marcaram os gols do Alvinegro. Para o time da casa anotaram Danilo e Gerson.
           O Colégio Londrinense volta a quadra, na segunda-feira, aqui mesmo no Moringão. O adversário será o São Caetano. JNá o Corinthians joga em Maringá, contra o Oppnus local.

Justiça condena Luxemburgo

         O técnico Vanderlei Luxemburgo foi condenado ontem pela Justiça Eleitoral de Tocantins. Em 2008, Luxa queria disputar uma vaga no Senado, por Tocantins, e inventou um domicílio fornecendo um endereço em Palmas, onde nunca residiu. O crime ocorreu no dia 12 de dezembro de 2008.
         O caso correu na Justiça e agora saiu a sentença: Luxemburgo foi condenado a um ano e meio de prisão ( pena convertida em prestação de serviços comunitários) e ao pagamento de multa equivalente a 100 salários mínimos, que serão destinados ao Centro Educacional Nossa Senhora de Lourdes. Com a decisão, o treinador do Grêmio fica inelegível por oito anos. Ele pode recorrer da decisão.
         Além de desonesto, Luxemburgo é homem de pouca inteligência (pra não dizer burro). O mundo inteiro sabe que ele nunca morou em Palmas. Uma figura pública como ele não pode inventar uma história ridícula como esta.  Deveria cumprir a pena de um ano e meio de cadeia.

Lusa quebra jejum de vitórias

      A Portuguesa de Desportos não vencia há seis jogos e vinha se aproximando da zona de rebaixamento. Mas esta tarde conseguiu jogar bem e meteu 3 a 0 no Comercial de Ribeirão Preto, este sim cada vez mais perto da Segundona, com apenas 8 pontos ganhos. Luis Ricardo, Guilherme e Ricardo Jesus marcaram os gols da Lusa, que chega aos 17 pontos e ocupa a 12ª colocação.

*****  Quem se deu mal foi o São Caetano, que perdeu no Estádio Anacleto Campanella para  a Catanduvense, por 1 a 0, gol marcado por Samuel. O São Caetano está em 13º lugar no Paulistão, e a Catanduvense em 16º.

Flu vence e homenageia Chico

       Chico Anysio era vascaíno, mas jogou no Fluminense e frequentou a sede do Tricolor nos tempos de juventude, na época dos famosos bailes das Laranjeiras. Ele tinha muito carinho pelo clube, apesar de torcer escancaradamente para o Vasco. Por tudo isto, os jogadores do Fluminense homenagearam o humorista ontem falecido, por ocasião dos gols marcados na vitória de 2 a 0 sobre o Bonsucesso, esta tarde pelo Campeonato Carioca.
         Fred marcou os dois gols e comandou a manifestação dos jogadores, que fizeram gestos utilizados por Chico Anysio na famosa "Escolinha do Professor Raimundo". "Ele marcou a nossa vida" - disse Fred depois do jogo.

        O Flu liquidou o jogo rapidamente. Aos 4 minutos já aconteceu o primeiro gol de Fred, que voltou a marcar aos 16'. Os jogadores correram em direção às câmeras de TV, dizendo: "E o salário ó..." - como dizia Chico na "Escolinha". No resto do jogo, o Fluminense só administrou a vitória. A partida estava ganha e Chico devidamente homenageado.

***** No mesmo horário, no Engenhão, o Botafogo enfrentou e venceu o Duque de Caxias, também por 2 a 0. Jobson marcou seu primeiro gol depois que voltou da suspensão de 6 meses por doping. E Fellype Gabriel fez o outro.

***** Nos outros dois jogos desta tarde, o Madureira ganhou bem do Boavista, por 3 a 1. E Olaria perdeu para o Friburguense, por 2 a 1.

Copa América de 2015 será no Chile

         A sequência de grandes competições internacionais que estava programada para o Brasil, a partir de 2013, será quebrada em 2015, porque a Copa América daquele ano não mais será realizada em nosso país, mas no vizinho Chile. O acerto final foi feito hoje cedo, entre o presidente da CBF, José Maria Marin, e o presidente da Federação Chilena de Futebol, Sergio Jadue. Houve uma troca: o Chile vai sediar em 2015, o Brasil realizará a competição em 2019. Falta apenas a homologação da Conmebol.
         Um dos motivos que levaram o Brasil a aceitar a troca foi a sucessão de eventos que movimentará o nosso país em anos seguidos. Teremos a Copa das Confederações em 2103, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.  Eventos anuais de grande vulto acabam atrapalhando um pouco o calendário do futebol nacional. Desta forma, teremos um descanso em 2015.


          Cobri duas edições da Copa América no Chile. A primeira foi em 1987, quando o Brasil foi muito mal, sendo eliminado na primeira fase. Voltei lá em 1991, quando os brasileiros ficaram com o vice-campeonato. Retornei ainda algumas vezes a Santiago, para jogos isolados válidos por Eliminatórias. Gosto muito do Chile. Sou apaixonado pela cidade de Viña del Mar, onde estive com os companheiros Pedro Donizetti Dias,  Gelson Negrão e Barbosa Neto, que hoje é o nosso prefeito, e que naquele tempo narrava futebol para a Rádio Tabajara de Londrina.  Viña del Mar com seus flamingos e suas magníficas construções.

        

Desconfiança na volta de Keirrison

           Desde que vi Keirrison jogar pela primeira vez (acho que foi em 2007) não me entusiasmei muito com o seu futebol. Algo me dizia que se tratava de um jogador de um time só. Sempre achei que seria "um novo Kruger"  no Coritiba. Um cara que nasceu para jogar ali no Alto da Glória.  Mas em três anos ele marcou 65 gols e começou a chamar a atenção de outros clubes.
  Vendido ao Palmeiras, Keirrison até foi bem no início. Com as portas do mundo abertas para ele, lá se foi o sul-matogrossense de Dourados para a Europa. Mas eu estava certo, era um jogador só para o Coritiba. No Barcelona nem chegou a jogar, porém passou por  Benfica, Fiorentina, Santos e Cruzeiro sem mostrar um bom futebol.
            Agora, ainda novo (tem apenas 23 anos) Keirrison está de volta ao Alto da Glória. Vem para se recuperar de um sério problema físico e, depois tentar jogar o futebol e marcar os gols que marcava em 2007/2008, por aí. Não sei se vai dar certo. Existe muita desconfiança, apesar do carinho que a torcida coxa sempre teve por Keirrison. Vamos ter que esperar para ver.

Cinzas de Chico Anysio serão repartidas

          Curiosamente, as cinzas de Chico Anysio serão divididas em duas partes.  Após a cerimônia de cremação, confirmada para amanhã às 13 horas no,Cemitério do Caju, no Rio,  parte das cinzas serão levadas à floresta do Projac (centro de produção da Globo) e a outra parte segue para Maranguape, no Ceará, onde Chico nasceu.
           O velório está sendo realizado no Theatro Municipal desde a manhã, com a presença de muita gente famosa.  Os filhos Bruno Mazzeo e Nizo Neto chegaram por volta das oito e meia. Também passou pelo local o sobrinho Marcos Palmeira acompanhado do pai, o cineaste e irmão de Chico, Zelito Viana.
    Dezenas de artistas, políticos, intelectuais e amigos chegados de Chico chegam a todo o instante. Entre os presentes, a ex-mulher do humorista,  Zélia Cardoso de Mello(foto), que foi ministra no governo Collor de Mello.  Com ela estão os filhos que teve com Chico, os gêmeos Vitória e Rodrigo.
     Gostei muito da frase da Marília Pera, falando com os jornalistas no velório; "O Chico era o Chaplin brasileiro."

Hamilton repete a pole na Malásia

         Repetindo o que aconteceu na Austrália, na semana passada, a McLaren dominou amplamente os treinos para o GP da Malásia de amanhã. O inglês Lewis Hamilton ficou novamente com a pole, marcando 1m36s219. Seu companheiro Jenson Button larga ao lado, na primeira fila, antecipando um provável domínio amplo da equipe. A prova terá largada às 5 horas da manhã deste domingo, com boas possibilidades de chuva durante a corrida.
        Quem voltou a mostrar que está mesmo disposto a fazer uma boa temporada é o campeoníssimo Michael Schumacher, que chegou praticamente junto com os dois primeiros. Vamos ver se desta vez Schumi consegue completar a prova, evitando os problemas que o atrapalharam na Austrália.
                              A alegria de Schumacher entre os três primeiros do grid
     Os brasileiros Felipe Massa e Bruno Senna, não conseguiram chegar à terceira fase do treino. Felipe vai largar em 12º e Bruno logo atrás dele.  A Ferrari mais uma vez não foi bem, pois o espanhol Fernando Alonso está na quarta fila do grid, em oitavo lugar.
         Sobre o desempenho fraco dos pilotos brasileiros, tivemos uma semana cheia de protestos de internautas e assinantes de televisão. Ninguém aguenta mais ver o Brasil tão por baixo na Fórmula 1.