Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Que posse de bola, que nada !



       A Espanha será a adversária do Brasil na final da Copa das Confederações, domingo às 19 horas no Maracanã. Mas não foi a tão badalada "posse de bola" que colocou a "Fúria" nesta decisão. Os espanhois não conseguiram derrotar os italianos no jogo e na prorrogação, esta tarde em Fortaleza, e só conseguiram a vaga numa dramática disputa de penaltis, por 7 a 6.  Ficou uma certeza: a tal "posse de bola" não decide mesmo. De que adianta chegar a ter até 70% de posse, mas não conseguir marcar um gol sequer, em mais de 120 minutos ?
       No jogo de hoje, a grande surpresa foi a Itália, que parecia não ter chance de vitória, mas entrou em campo com disposição e muito bem armada, dominando boa parte da partida, chutando até bola na trave e deixando os espanhois atordoados. Mas também faltou o gol para os italianos, que na prorrogação já demonstravam muito cansaço, quase permitindo que a Espanha fizesse seu gol.


        Mas a semifinal teve duas coisas muito bonitas. A primeira foi a presença da cantora colombiana Shakira, namorada do zagueiro espanhol Piquê. Cada vez que ela aparecia no telão, o público enloquecia e gritava como se tivesse saído um gol. E o segundo destaque foi o show que Espanha e Itália deram na cobrança dos penaltis. Neste item, eles estão muito na frente do Brasil.
        A definição só aconteceu quando a Itália escalou o zagueiro Bonucci para cobrar o seu sétimo penalti. Ele fez lembrar seu compatriota Baggio, que na Copa de 94, nos Estados Unidos, também deu um chutão por cima da trave, desperdiçando a cobrança e dando o título mundial ao Brasil. Aí, o espanhol Navas converteu (foto abaixo) e colocou os campeões mundiais na decisão de domingo.


          Acho que o jogo desta tarde serviu para animar os brasileiros, embora todos preferissem enfrentar a Itália na final. Mas ficou muito claro que os espanhois não são invencíveis e parecem até encabulados com as vaias que estão reebendo no Brasil, quando começam a exagerar na troca de passes em campo. E eu acho que a torcida tem razão. É um jogo chato este que o time da Espanha pratica.
         O desgaste de jogo com prorrogação também poderá ser um fator decisivo na final. O cansaço dos espanhois vai ajudar a Seleção Brasileira, que ficou com um dia a mais para se recuperar da fase semifinal.
         Mas querem saber de uma coisa ?  O maior problema da Espanha é que o time está "desfalcado". Messi não veio. Sem ele, não tem ninguém para botar a bola pra dentro. O melhor jogador espanhol é argentino !

Pérolas que o Facebook nos traz


        Muito engraçada a postagem do amigo Billy de Paula, no embalo desta caça aos políticos corruptos