Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Brasil reage. Amanhã tem mais

        O Brasil reagiu, ganhou uma medalha de ouro e garantiu pelo menos mais duas de bronze, nesta segunda-feira. Nosso povo já ficou mais animado. A semana começou bem, e amanhã devem "pintar" mais medalhas.
         Às 6 horas da manhã,  nosso handebol feminino enfrenta as campeãs mundiais da Noruega, pelas quartas-de-final.
         Às 11 horas, também pelas quartas-de-final, nosso vôlei feminino pega as russas, numa parada duríssima.
         Às 15 horas,  chega a vez de nossa campeã olímpica Maurren Maggi mostrar a sua forma, no salto em distância.  E Fabiano Pessanha disputa os 800 metros rasos. Teremos ainda outros brasileiros participando das provas do atletismo.
         Às 15h45m,  começa o jogo Brasil x Coréia do Sul, semifinal do torneio de futebol masculino.
          E durante à tarde, nossas seleções masculina e feminina estarão disputando as semifinais do vôlei de praia. Estaremos ainda envolvidos em decisões de boxe e hipismo.
          Será um dia cheio. E decisivo para que o Brasil tente superar o número de medalhas conquistadas em Pequim, nos Jogos Olímpicos de 2008. Naquela ocasião, ganhamos 15 medalhas, sendo 3 de ouro, 4 de prata e 7 de bronze.  Agora, estamos com 2 de ouro, 1 de prata e 5 de bronze, totalizando 8 medalhas.

Vem aí mais uma medalha do boxe

               O boxe, que pela manhã já havia garantido uma medalha para o Brasil, com Adriana Araujo (ela vai as semifinais do peso leve feminino), assegurou mais uma,  agora no final da tarde,  desta vez no masculino, com Esquiva Falcão. De azul, ele chegou às semifinais dos médios (até 75 quilos), porque derrotou o húngaro Zoltan Harcsa por pontos (14 a 10), depois de domínio em toda a luta.
                Esquiva é irmão de Yamaguchi Falcão, que igualmente está classificado para tentar medalha. Os dois são filhos de Touro Moreno, que no passado também foi boxeador. A família é capixaba.
                Esquiva já tem o bronze garantido, mas vai tentar derrotar o britânico Anthony Ogogo para ir à final do torneio. Esta é, disparado,  a melhor campanha do boxe brasileiros nas Olimpíadas.
        

Brasil brilha e ganha da Espanha

        Provavelmente, alguns críticos dirão que os espanhois "entregaram" o jogo, para fugir dos norte-americanos, na sequência. Mas não foi o que pareceu, durante a partida de agora à tarde, vencida pelo Brasil por 88 a 82. A Espanha comandou o placar até faltarem quatro minutos, quando os brasileiros conseguiram empatar e viraram o marcador.
        Com o resultado, o Brasil ficou em segundo lugar no grupo. Perdeu apenas aquela partida para os russos, que marcaram uma cesta de três pontos quando faltavam 3 segundos para o jogo acabar. Agora, os brasileiros aguardam o jogo que será disputado daqui a pouco, entre Estados Unidos e Argentina. Se der a lógica (vitória americana) o Brasil pega os argentinos nas quartas-de-final. Mas se os platinos ganharem, os adversários dos brasileiros serão os norte-americanos, grandes favoritos para a conquista da medalha de ouro do basquete masculino.
    

Sofrimento até no Vôlei de Praia

     Até no vôlei de praia, que antigamente era tão tranquilo pra nós, o sofrimento dos torcedores brasileiros tem sido muito grande.  A classificação da dupla Alison/Emanuel para as semifinais, conseguida esta tarde, matou o povo do coração.
      Os brasileiros ganharam o primeiro set por 21/17 e pareciam estar com a partida controlada. Mas os poloneses Plavins e Smedins vieram pra cima com tudo e venceram o segundo set por 21/16. E aí é que veio o mais difícil. Animada, a dupla polonesa comandou o tie-breake e, já próximo ao final, tinha uma vantagem 11/8 e mais tarde 14/12. Só então prevaleceu a experiência e categoria dos brasileiros, que levaram o jogo "na manha"e fecharam com 17/15.
      Particularmente, eu nunca havia visto uma partida de vôlei de praia tão emocionante. Os 15 mil torcedores que estavam na Arena, viveram uma emoção indescritível. Não acho que os brasileiros sejam tão favoritos como se comentava antes dos Jogos. Podem ganhar, mas terão que jogar muito. Os outros países aprenderam.

Estamos em Marte !

      A missão mais ousada da história da exploração não tripulada de outros planetas teve o seu sucesso confirmado pela Nasa (agência espacial americana) nesta madrugada. O jipe-robô Curiosity aterrissou com segurança na superfície de Marte, após uma sequência de manobras durante boa parte da madrugada.
  
      A entrada na atmosfera de Marte foi um processo descrito pela Nasa como "sete minutos de terror". Mas a aterrissagem foi confirmada por volta das 2h40m. E minutos depois o Curiosity já enviou as primeiras fotografias em preto e branco, mostrando a superfície do planeta e também o reflexo das rodas do equipamento.

     
         A Nasa divulgou uma montagem que mostra o robô Curiosity, um veículo do tamanho de uma caminhonete, que pesa 907 quilos e ficará dois anos em Marte, estudando o planeta vermelho.   A travessia até lá levou oito meses. Foram percorridos 566,5 milhões de quilômetros e a missão custou US$ 2,5 bilhões.
          Nos próximos meses, deveremos ter muitas imagens marcianas e muitas informações novas sobre este planeta que sempre fascinou a imaginação humana. Afinal, sempre imaginamos encontrar um marciano em nosso caminho.

Peixe e Verdão brincam com coisa séria

       A ruindade de Santos e Palmeiras no Campeonato Brasileiro já ultrapassou todos limites. Até poucas rodadas atrás, a desculpa eram os desfalques, mas agora não dá mais para aceitar este argumento. Outros times desfalcados trataram de buscar soluções para as ausências de alguns titulares e estão dando a volta por cima.
       O próprio Inter, que nesta rodada derrotou o Verdão dentro de sua casa, se virou e conseguiu suprir as ausências de jogadores importantes, como Leandro Damião, D'Alessandro e Oscar, entre outros.E já está em quinto lugar.  Mas santistas e palmeirenses não reagem. O time de Felipão está acomodado na zona de rebaixamento, e o Peixe tem apenas três pontos mais.
       Não me venham com a argumentação de que o Palmeiras está garantido na Libertadores do ano que vem. De que adianta jogar a Libertadores e disputar a Segundona Brasileira. E é para este caminho que os palmeirenses estão se dirigindo. Não dá mais para brincar. Até porque, o time que Felipão tem nas mãos é fraquíssimo.  Não vai dar para ganhar na hora que quizer. Um time que tem Valdívia como ídolo, não pode querer muita coisa.

                            E esse maluco aí é o craque do Palmeiras. Acorda Verdão
        Dirigentes não contratam bons jogadores, porque o Palmeiras é um clube quebrado. E os torcedores colaboram com os dirigentes, colocando sempre a culpa nas arbitragens. O time está 22 pontos atrás do lider Atlético Mineiro. É uma vergonha. Além de ruim, o Verdão ainda está com mania de perseguição.

Boxe já tem sua medalha garantida

      Na história dos Jogos Olímpicos, o Brasil só ganhou uma medalha de bronze. E já se passaram 45 anos. Foi em 1968 que Servílio de Oliveira conseguiu o terceiro lugar na Cidade do México e entrou para a história. Mas o boxe brasileiro vai ganhar pelo menos uma outra medalha de bronze nos Jogos de Londres.
      É que Adriana Araújo (de azul) derrotou a marroquina Mahjouba Oubtil, por 16 a 12, hoje pela manhã, e garantiu vaga nas semifinais da categoria peso leve (até 60 quilos). Como não existe disputa de terceiro lugar no boxe, Adriana já tem garantida a medalha de bronze. E se ganhar a semifinal,  contra a russa Sofya Ochigava ou a neozelandesa Alexis Pritchard, a brasileira vai brigar pelo ouro.

Semana do Brasil começa com Ouro


        Arthur Zanetti. A maioria absoluta dos brasileiros nunca tinha ouvi falar deste nome. Mas ele é o novo heroi do esporte nacional, pois nos deu esta manhã a segunda medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. Ele é um ginasta de São Caetano do Sul, que tem 22 anos e participa pela primeira vez de uma Olimpíada.


        O Portal Terra previu, há três dias atrás, que Arthur poderia surpreender e até superar todas as conquistas até hoje obtidas por outros ginastas brasileiros (homens e mulheres). O Terra acertou. Arthur Nabarrete Zanetti tornou-se hoje o primeiro atleta brasileiro a conquistar uma medalha olímpica na modalidade. Ele nasceu em São Caetano do Sul, no dia 16 de abril de 1990.
        Mas Arthur já vinha trilhando um caminho de vitórias, até chegar a esta medalha dourada. No ano passado, ele disputou a Universíade, na China, ganhando a medalha de ouro nas argolas. Meses depois, foi vice-campeão mundial e nos Jogos Panamericanos de Guadalajara foi novamente o segundo colocado em sua especialidade, além de conquistar a inédita medalha de ouro por equipes. Finalmente, Arthur tornou-se hoje o "rei das argolas".

        Nosso campeão olímpico começou a treinar em 1997 e é treinado por  Marcos Gotto. Seu clube é o SERC.  Ele pesa 62  quilos e tem 1m56.
         O mais curioso é que Fabiana Muller, Leandro Guilheiro, Marta, Diego Hypólito, Thomaz Bellucci, Hugo Hoyama e tantos outros nomes famosos do esporte brasileiro, que estão sempre nas manchetes dos jornais e das emissoras de televisão, estão voltando de Londres derrotados, enquanto os desconhecidos Sarah Menezes (judoca) e Arthur Zanetti retornam com o peito dourado.