Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Colégio Londrinense/Sercomtel vence

      A Liga de Futsal teve sequência agora à noite, e o Colégio Londrinense/Sercomtel/SP conseguiu se reabilitar, derrotando o São Caetano, por 3 a 2, no Moringão.   Com a vitória, os londrinenses melhoraram consideravelmente a sua posição, pulando de 13º para 9º lugar.
       O primeiro tempo terminou sem gols. Em compensação, cinco foram marcados na fase final. Edu, Diego e Daniel(contra) marcaram para os londrinenses. Anjinho e Douglinhas para o São Caetano.


******       Em Maringá, o Corinthians manteve a liderança, derrotando o  Oppnus Maringa por 2 a 1, com gols de Arthur e Simi para os paulistas e Evandro para os maringaenses. No Rio, o Orlandia, time do craque Falcão, ganhou do Botafogo de virada por 5 a 3, e voltou a vice-liderança. Mas a surpresa da rodada foi a derrota do Carlos Barbosa em Umuarama, por 5 a 4.

Kleber agora está virando "moça" ?

           Sou gremista e todo mundo sabe disso. Mas foi só o Kleber Gladiador se machucar,  para a direção gremista fazer um escândalo, até ameaçando não disputar o Gauchão no ano que vem. Os dirigentes apresentam uma estatística, afirmando que Kleber "leva porrada em todos os jogos e já sofreu 86 faltas até aqui."
           Assisto pelo pay per view a todos os jogos dos "grandes" no Gauchão, e não acho que esteja acontecendo o que os dirigentes gremistas alegam. Pelo contrário, até denunciei aqui no blog, que num jogo que o Grêmio fez há poucos dias, Kleber bateu o tempo inteiro e só no finalzinho levou um cartão amarelo. Parece que os árbitros têm medo dele, escrevi eu na ocasião.
            E aí pergunto: por que Kleber é chamado de Gladiador ? Porque é um cara que joga duro. Ele sim dá porrada em todo o mundo. Quer bater e não quer levar ? Que babaquice essa dos dirigentes do Grêmio. Querem transformá-lo numa mocinha que não pode ser tocada ?
          

Gaviões e Mancha expulsas de campo

           A Federação Paulista de Futebol divulgou um comunicado, hoje à tarde, banindo as torcidas organizadas Gaviões da Fiel (Corinthians) e Mancha Verde (Palmeiras) dos estádios, por soliocitação da Polícia, depois da briga de domingo, que envolveu 500 torcedores e ocasionou a morte de André Alves Lezo, 21 anos, que era palmeirense. Ele levou um tiro na cabeça.
            Pelo menos até que se apure os responsáveis por mais esta violência praticada em nome do futebol, as duas torcidas não terão acesso aos estádios onde são disputados jogos de futebol em São Paulo. Uma providência que a Federação e as autoridades já deveriam ter tomado há muito tempo.
            E a "Gaviões da Fiel" ainda teve a cara de pau de lamentar que a punição tenha sido aplicada sem provas. Logo a Gaviões, que está metida em tudo que é confusão, e que ainda recentemente foi uma das maiores responsáveis pelo tumulto que estragou o carnaval de São Paulo.
             Expulsar dos estádios é pouco. Esse povo tem é que ir pra cadeia, que é o lugar certo para marginais.

Agora, o desespero é do Coritiba

         Coritiba (fora), Toledo (em casa), Operário (em casa), Roma (fora), Cianorte (em casa) e Rio Branco (fora) serão os adversários do Londrina nos seis jogos que o Tubarão ainda terá que disputar neste returno do Campeonato Paranaense. Com 3 pontos a mais e 9 gols de vantagem no saldo, o Alviceleste conseguiu alcançar uma posição realmente invejável.
          Nunca acreditei que o Londrina chegasse a uma reação tão grande. Não adianta "cascatear" agora, dizendo que "eu já esperava" ou coisa parecida. Eu não esperava. E, as vezes, ainda fico meio desconfiado de que o time possa voltar a praticar aquele futebol medíocre do primeiro turno. Quem consegue entender uma mudança como esta ?  O que o Tubarão está fazendo nos últimos jogos é pra derrubar qualquer comentarista.
          Pelos números, não tem como deixar de apontar o Londrina como maior favorito para ganhar o segundo turno. Mas é bom ficar atento. Do mesmo jeito que mudou para melhorar, pode perder o embalo e cair de produção. É porisso que esta partida de quarta-feira, na Capital com o Coritiba, requer muito cuidado. Tem que entrar em campo de cabeça fresca. Quem tem que entrar desesperado é o Coritiba que, em caso de derrota, ficará praticamente sem chance de ser campeão paranaense.

Morreu o sertanejo João Mineiro

            A morte tem castigado as artes brasileiras, levando embora muita gente boa. No sábado, foi mais um: João Mineiro, aquele mesmo da dupla "João Mineiro e Marciano", que tanto sucesso fez durante pelo menos 20 anos. João Mineiro morreu sábado à noite, em Jundiaí, aos 76 anos. Ele tinha diabete e foi vítima de complicações por causa de uma infecção na vesícula. Por isto, estava internado no Hospital Dr.Paulo Sacramento, onde sofreu parada cardiorrespiratória.
     De 70 a 93, João Mineiro e Marciano mantiveram a sua dupla em sucesso. Os dois venderam mais de 20 milhões de discos. "Ainda ontem chorei de Saudade" era o carro chefe dos shows.  Com a separação, João Mineiro passou a trabalhar com outro cantor sertanejo, o Mariano.
              João Sant'Angelo  era mineiro de Andradas e pai da cantora Celina Sant'Angelo que integrou a dupla "As Marcianas", nos anos 80, com a amiga Adriana.     

É dia de festa na Baixada !

  
   O Clube Atlético Paranaense tem muitos adeptos em Londrina e região, e é a todos eles que eu quero abraçar neste dia em que o Furacão comemora 88 anos. Um grande clube, que já deu imensas glórias ao futebol do Paraná, e que lamentavelmente terá que disputar a Série B nesta temporada. Mas estou certo de que vocês estarão logo entre os grandes do País. É o lugar do Atlético.

Capital dos Gaúchos faz 240 anos

           "Deu pra mim / Baixo Astral / Vou pra Porto Alegre / Tchau" - é o que dizem os versos dos meus conterrâneos de Pelotas, Kleyton e Kledir. Eles têm razão: Porto Alegre levanta o astral de qualquer um.
           Pois a Capital de Todos os Gaúchos está completando 240 anos hoje, em meio a muitas comemorações. Quem mora em "POA" tem mesmo muito pra comemorar.  Até o Vanderlei Luxemburgo  descobriu isso, ele que está feliz da vida por lá. Bem, quando ele perder um Grenal, essa felicidade vai diminuir, é claro.
           Casais açorianos chegaram em meados do século XVIII. Imigrantes alemães e  italianos vieram a partir do século XIX e em seguida espanhois, africanos, poloneses e libaneses. Hoje, Porto Alegre tem mais de 1,4 milhão de habitantes na sua área de 500 mil quilômetros quadrados.


            Morei duas vezes em Porto Alegre. A primeira vez foi em 1949, quando eu tinha apenas 8 anos. Morava no bairro da Azenha, bem perto do Estádio Olímpico, que naquele tempo obviamente não existia. Ficamos um ano e retornamos à nossa Pelotas. Já homem feito, em 1960, lá fui eu de novo para a Capital, desta vez pronto pra iniciar a vida adulta. E aí acabei de aprender a viver. Devo muito a Porto Alegre, a quem abraço hoje com muito carinho.
            E fecho com outra manifestação musical, desta vez espalhada pela cantora Isabela Fogaça, esposa do ex-prefeito portoalegrense,o poeta José Fogaça, autor da melodia: "Porto Alegre me faz / Tão sentimental / Porto Alegre me doi / Não diga a ninguém / Porto Alegre me tem / Não leve a mal / A saudade é demais / É lá que eu vivo em paz "
          

Que bicho é esse ? (5)

          
       E vamos nós para a quinta semana deste despretencioso teste, que deseja apenas levar aos leitores algumas informações sobre a vida dos animais que nos cercam, uns mais de perto e outros muito mais de longe. Esse de hoje não é mesmo de ficar muito perto, mas pode ser encontrado em toda a nossa Mata Átlântica e em outras matas da América do Sul, bem como no sul dos Estados Unidos.
        Ele mede de 65 cm a um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a meio metro.  Pesa entre 8 e 16 quilos. Se alimenta de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, e morcegos. Também come lagartos, cobras e ovos de tartaruga. Ainda caça aves e alguns são bons pescadores. Como se observa, ele não passa fome.
         Tem hábitos noturnos. Passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Vive aos pares, o que é muito raro entre os felinos.
          As fêmeas criam a cada dois anos, de um a quatro filhotes por gestação.  Em cativeiro, vive cerca de 20 anos, mas estima-se que viva menos, quando em liberdade. É muito procurado pela ação dos caçadores, por causa de sua pele valiosa. O Mercado Negro vende o nosso bicho de hoje como um animal exótico e de estimação. 

RESPOSTA DO TESTE ANTERIOR

          Apenas dois leitores acertaram a resposta do teste da semana passada. Eles deram respostas diferentes, mas as duas estavam certas. O Anselmo, que é de Arapongas, disse simplesmente que se tratava de um CARDEAL. O Jair, morador no Cinco Conjuntos classificou a ave como CARDEAL ou GALO DE CAMPINA. Os dois mandaram muito bem, pois o lindo pássaro tem ainda outros dois nomes: CARDEAL DO SUL e GUIRATIRICA.  Seu nome científico é "Paroaria coronata". Parabéns ao Jair e ao Anselmo, que acertaram o nome deste bichinho que está aí embaixo.