Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Coxa pipocou. Caiu até o treinador


                O desconhecido Itagüí fez um estrago no Alto da Glória, ontem à noite. Em jogo válido pela Copa Sul-Americana, os colombianos fizeram 1 a 0 no Coritiba, garantindo o direito de jogar pelo empate, na partida de volta, dia 24 de outubro, lá na Colômbia.
                  Não deu outra, era preciso fazer alguma coisa para dar uma "virada total" no time. E o presidente do Conselho Administrativo do Coxa anunciou após a derrota, a dispensa do técnico Marquinhos Santos e do superintendente de futebol Felipe Ximenes, que estava há quatro anos no clube. O dirigente também antecipou que vai cobrar pra valer o grupo de jogadores.
                   Quando Marquinhos foi efetivado no comando técnico, escrevi aqui no Blog que ele não tinha bagagem para dirigir o time de um clube como o Coritiba. Mas ele me surpreendeu, conseguindo muitos resultados positivos. Comandou a equipe em 70 jogos, obtendo 34 vitórias contra 17 derrotas e 19 empates. Foi tetracampeão estadual e chegou a liderar o Brasileirão.
                   Entretanto, chegou a hora em que faltou maior experiência. O time começou a cair e Marquinhos não soube como mudar as coisas. De lider da Série A despencou para o 12º lugar. E a tendência era cair mais.
                   Não sei até onde Marquinhos teve culpa, mas o Coritiba cometeu erros demais nos últimos tempos.  A começar por esta história de seguidamente poupar Alex. Na verdade, endeusaram demais o Alex, que é um grande jogador, mas não é um Deus. Como é que Seedorff e Ronaldinho Gaúcho participam de quase todos os jogos de Botafogo e Atlético Mineiro ? Raramente eles são poupados. Mas em Curitiba parece que esse tipo de coisa se tornou uma rotina. O Atlético está agindo do mesmo jeito com Paulo Baier. Tudo frescura.  Se Alex e Baier são os melhores jogadores do Paraná, eles têm que jogar sempre, a menos que estejam mesmo contundidos.

                                                Alex perdeu todas para os colombianos
          Na realidade, Alex joga muito, mas é um baita mascarado. E num jogo como o de ontem, não fez nada para salvar a pele do treinador, que se preocupou tanto em poupá-lo.
          Outros erros que a meu ver o Coritiba cometeu: nunca poderia ter desfeito a zaga formada por Emerson e Pereira, que sempre garantiram as coisas lá atrás. Perder os dois para escalar jogadores fraquíssimos, como o argentino Escudeiro, Bonfim  e Chico, que "entregou" o gol para os colombianos ontem.  Venderam Rafinha, que faz uma falta danada. E o angolano Geraldo ? Por que não está jogando ? Está machucado ? E Darío Botinelli, não se recupera nunca ?  São coisas assim que acabaram tornando as coisas mais difíceis para o técnico Marquinhos Santos, que acabou sendo degolado.
          A qualquer momento pode chegar o novo técnico, que pode ser Caio Junior. Vai pegar uma pedreira, porque o Coxa perdeu o embalo. Está a sete pontos da Zona de Rebaixamento. E Caio não é um treinador vencedor. Que eu saiba, ganhou um título do interior paranaense com o Cianorte; ganhou o titulo baiano deste ano, com o Vitória; e conquistou alguns títulos lá pelo Qatar. Em clubes grandes do Brasil, não ganhou praticamente nada.
           Acho que alegria dos coxas em 2013 pode ter acabado ontem, em pleno Couto Pereira. O que é muito ruim para o futebol paranaense. A esperança agora é o Atlético, que está em ótima fase. Vamos ver amanhã, contra o Inter, pela Copa do Brasil.
      

Brasil despacha Argentina e se classifica

        Foi a apresentação mais fraca desta primeira fase da Copa América de Basquete Feminino, mas a Seleção Brasileira derrotou a Argentina por 69 a 60, ontem em Xalapa (México) e garantiu antecipadamente a sua classificação para as semifinais do torneio, independente do resultado do jogo desta noite (21h45m) contra as mexicanas. Com a derrota, as argentinas ficaram sem chances de classificação e estão voltando pra casa. 
                   
       Parece que a velha rivalidade Brasil x Argentina pesou. O time dirigido por Luiz Augusto Zanon não repetiu as duas primeiras atuações e até correu o risco de perder para as platinas, que contaram com uma atuação de luxo de Melissa Greter, uma armadora sensacional. O jogo foi decidido nos últimos minutos.
         Mesmo que venha perder para o México, o que é muito improvável, quase impossível, o Brasil vai disputar as semifinais, contra o segundo colocado do Grupo A (Cuba ou Canadá). E se ganhar mais esta partida, estará na final da Copa América e com vaga garantida no Mundial de 2014.
         Acho que a Seleção Brasileira é até favorita para ganhar esta Copa, mas o comportamento da equipe no jogo de ontem, me deixou preocupado com relação a sua participação no Mundial. Vai precisar melhorar bastante e contar com a pivô Erika, que joga nos Estados Unidos e não pôde disputar a Copa América. O time ainda não tem condições de jogar de igual para igual com as gfrandes forças da Europa e com as norte-americanas.

Pérolas que o Facebook nos traz


         A amiga Valéria Marconato fez esta postagem interessante, sobre os exagerados desabafos que são feitos no nosso "Face". A Valéria é filha do nosso querido  Waldemar Marconato ( que goleiraço, hein ?) e mora em Cuiaba.