Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 14 de junho de 2015

COPA AMERICA
Messi nada. Quem decide é Neymar !



                 Sim, o Brasil jogou muito pouco e escapou de um melancólico empate, mas algo ficou bem claro. O grande jogador sul-americano é o nosso Neymar.  Quando o Peru fez 1 a 0, logo aos 2m30s, ele foi lá e tratou rapidamente de empatar, num lance iniciado e terminado com a sua assinatura. E quando o empate parecia inevitável, com incrível lucidez, Neymar funcionou outra vez. organizando a jogada e rolando manso para que Douglas Costa entrasse completamente livre para fazer 2 a 1. Fora a fantástica bola que ele colocou na trave peruana.  Foi o grande craque da primeira rodada desta Copa América, concluída com esta vitória brasileira.


                 Mas Dunga terá que conversar sério com alguns jogadores, que foram tão bem nos amistosos, porém não mostraram o mesmo comportamento no primeiro jogo pra valer. De qualquer forma, valeu pelo resultado que deixou a Seleção na liderança, ao lado da surpreendente Venezuela. E quarta-feira tem mais, no Estádio Nacional de Santiago, contra a desesperada Colômbia.

   COPA AMÉRICA
 Caiu uma das favoritas





            Com Jamez Rodriguez, Falcão Garcia, Quadrado, craques do último Mundial, a Colômbia entrou em campo como favorita, no Estádio El Teniente, em Rancagua. Mas deu Venezuela, que fez um gol aos 15 minutos do segundo tempo, com o ótimo Rincón (de cabeça) e segurou uma vitória importantíssima : 1 a 0.

            Jamez, Falcão e Quadrado pouco fizeram na partida, que foi disputada num clima de muita marcação e muita pegada.  Os colombianos se complicaram mesmo, porque seu próximo jogo será contra o Brasil, quinta-feira que vem em Santiago.
    Nosso vôlei devolveu
   a derrota aos sérvios




                     A Seleção Brasileira de vôlei masculino devolveu esta tarde a derrota que havia sofrido na sexta-feira para a Sérvia.  Hoje, desta vez em Belgrado, o Brasil retribuiu na mesma moeda: 3 a 2 sobre os sérvios, em outro jogo dos mais disputados.

                    Todos os sets foram equilibrados nesta vitória brasileira: 25/23, 20/25, 25/21, 22/25 e 15/13. O fato é que a cada partida se acirra mais a rivalidade entre Brasil e Sérvia no voleibol masculino.

                     O Brasil continua liderando o Grupo A da Liga Mundial, com 5 vitórias em seis jogos, com a Itália em segundo com 4, depois Sérvia (2) e Austrália (1)

         O time feminino
     também ganhou  


          O domingo foi bom mesmo para o voleibol brasileiro, porque a Seleção Feminina também venceu o amistoso que disputou com o Japão, pela manhã em Campinas.

           Na estréia da levantadora Macris ( 26 anos) como titular, o time dirigido por Zé Roberto Guimarães ganhou também por 3 a 2, com 25/18, 22/25, 20/25, 25/19 e 15/11.  As duas equipes voltarão a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 16 horas no Maracanãzinho. Será o último confronto deste desafio Brasil x Japão.
  Afilhado de Taffarel



            Se você for assistir Grêmio x Atlético Paranaense, daqui a uma hora, pelo Brasileirão,  preste a atenção neste goleiro que está substituindo Marcelo Grohe no Tricolor.  Tiago Machowski, 22 anos, está sendo apadrinhado pelo campeão mundial Taffarel, que é o preparador de goleiros da Seleção.

           "As vezes, o Taffarel me liga pra dar umas cornetadas" - conta Tiago, que tem como empresário o ex-lateral direito Paulo Roberto Costa, amigo de Taffarel.  Um dos conselhos dados a Tiago é para que ele  "não seja um goleiro voador, desses espalhafatosos, que dão saltos acrobáticos a toda hora."   Taffarel era mesmo um goleiro discreto, sempre bem colocado. 

             Vamos conferir, daqui a pouco. Alias, já escrevi aqui, que quando vejo Tiago me lembro do nosso Ado, que o Londrina revelou para ser campeão do mundo em 1970, como reserva do Felix.

"Milagre": Nadal é campeão na grama !



             Depois de passar cinco anos sem ganhar um título em quadra de grama, o espanhol Rafael Nadal ganhou neste domingo o ATP 250 de Stuttgart. Na final, ele derrotou o sérvio Viktor Troicki  por dois sets a zero, com parciais de 7/6(7-4) e 6/3, em uma hora e vinte quatro  minutos.


     Nadal comemorou muito (foto) a vitória, que foi obtida com alguma dificuldade, especialmente no primeiro set. Troicki é o 28º do ranking da ATP. O espanhol não era campeão na grama desde 2010, quando venceu em Wimbledon.


               Na decisão das duplas, o brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya tiveram que se contentar com o segundo lugar, pois foram derrotados pelo indiano Rohan Bopanna e o romeno Florin Mergea, que conseguiram a vitória de virada: 5/7, 6/2 e 10/7. 


   

Temporal abriu as portas do Zoo !

              Imagine você andar pelas ruas e de repente, ficar frente a frente com um hipopótamo ou um leão. É o que está acontecendo em Tiblisi,  capital da Geórgia, depois de um pavoroso temporal que arrasou a cidade, matando pelo menos 8 pessoas e provocando o desaparecimento de outras tantas.
 
          Para completar, os animais do zoológico da  cidade fugiram, depois que as águas derrubaram as cercas de proteção e os muros de isolamento. O que se comentou é que estariam soltos 13  lobos, 6 leões, 5 tigres e vários outros bichos. Os dois hipopótamos já  foram recuperados. Choveu muito forte durante cinco horas em Tiblisi. 
 
 
               Quem vê o "velho palhaço" fazendo as pessoas rir em programas cômicos, não pode imaginar que ele tenha sido o grande cantor romântico das décadas de 60/70. Filas intermináveis para entrar nos teatros, nos auditórios e nos estúdios. Só para ouvir cantar

                                 M O A C Y R      F R A N C O


                           

      
 
 
Quando cheguei em São Paulo, no começo dos anos 60, MOACYR FRANCO era o grande
nome da música brasileira. E foi neste tempo que ele conquistou 6 prêmios Roquete Pinto e o Troféu Imprensa de 1964. Acreditem: as mulheres era apaixonadas por ele e brigavam por um lugar nos seus shows, como vi uma vez em frente a TV Excelsior, na capital paulista.

 
           Mas antes de se tornar um grande cantor, Moacyr já era palhaço, um cômico engraçado que fazia o povo rir. O começo foi no programa "Praça da Alegria", interpretando o personagem "Mendigo".  E foi  naquele embalo que gravou uma marchinha de carnaval até hoje cantada no País inteiro: "Me dá um dinheiro aí".


               Moacyr sentiu então que também agradava cantando e passou a investir nisto. E não houve qualquer rejeição. Suas músicas eram tocadas nas emissoras e muito bem vendidas nas lojas de discos. E uma das primeiras músicas suas que "estourou" foi esta que aparece no vídeo desta postagem: "SUAVE É A NOITE", uma bem feita versão de "Tender is the Night". 
            Mas junto com ela vieram outras canções, como Pobre Elisa,   Doce Amargura,  Eu te darei bem mais,  Caminhando na Garoa,   Eu nunca mais vou te esquecer  e dezenas de outras, sempre uma mais  linda do que a outra.






  










        Moacyr sentiu realmente o gosto do sucesso.  Não é a toa que ele disse uma vez: "Já fui o rei do Brasil. Se hoje eu for o bobo da corte já está bom demais."   Ressalta sempre sua satisfação de terminar como começou, trabalhando como comediante.

       Pelé agradece,    E tu te vais,  Dias de Formatura,  Seu amor ainda é tudo,  Se eu não puder te esquecer e  a  Balada Número Sete, feita por ele para homenagear Garrincha, foram algumas das outras canções interpretadas ou compostas por ele no auge da sua carreira. Em 1978, seu sucesso "Turbilhão" foi a música mais tocada no carnaval.















       Um sério acidente automobilístico que sofreu na década de 70, e logo em seguida um AVC, prejudicaram decididamente a carreira de Moacyr que, mesmo voltando a trabalhar normalmente, não  conseguiu recuperar a imensa popularidade que sustentava.
                         Como apresentador de programas, Moacyr também mostrou incrível eficiência, inclusive na revelação de artistas, como Isabela Garcia, Guto Franco, Carla Daniel, Nizo Neto e  Rosana Garcia, todos surgidos no Programa "Moacyr Franco Show".   Também apresentou "Pequenos Brilhantes", "A Mulher é um Show",  "Concurso de Paródias" e Moacyr TV.



     MOACYR DE OLIVEIRA FRANCO, cantor, compositor, ator, humorista, apresentador de televisão e produtor,  é mineiro de Ituiutaba e hoje, aos 78 anos, ainda pode ser visto semanalmente, no programa Praça da Alegria, comandado por seu amigo Carlos Alberto Nóbrega no SBT, interpretando Jeca Gay, um caipira afrescalhado e muito engraçado. Está aí um homem que encerra sua vida com honra.
















AS MELHORES DO FACEBOOK

 
    Ah, minha amiga cearense Rosani Maia, por quem tenho uma consideração muito especial. Olha ela de novo aí, com esta postagem forte.