Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estamos perdendo o 2º lugar para Cuba

       Faltam apenas dois dias (hoje e amanhã) para o final dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, e Cuba ultrapassou o Brasil na luta pela condição de segunda potência esportiva das Américas. Os Estados Unidos já são os grandes vencedores dos jogos, com 84 de ouro, 76 de prata e 57 de bronze, totalizando 217 medalhas.
       Apoiados pelos grandes resultados obtidos no boxe, Cuba assumiu a segunda colocação, com 49 de ouro, 29 de prata e 41 de bronze, com um total de 120 medalhas. Os brasileiros tem oito medalhas a mais no total, 128 medalhas, mas perdem a colocação no ouro, porque estão com 45 medalhas douradas, 31 prateadas e 52 de bronze. As decisões de hoje e amanhã apontarão o vencedor desta briga entre Brasil e Cuba.

A noite em que o Canindé inteiro chorou

            Poucas vezes eu vi tanta gente chorando num estádio de futebol. O SporTV, que transmitiu o jogo Portuguesa 2 x Ponte Preta 1, pela Série B do Campeonato Brasileiro, esta noite no Canindé, ficou cerca de cinco minutos só mostrando torcedores da Lusa dançando e cantando  o "Vira", com lágrimas correndo pelo rosto.
             A Portuguesa de Desportos, que já está classificada para a Série A do ano que vem, agora só precisa de 3 pontos em 5 partidas para ser campeã da Segunda Divisão Nacional. Está 13 pontos na frente do segundo colocado do certame, a própria Ponte. E sua torcida, com justa razão, está enlouquecida.
              Ananias fez os dois gols do Rubro-verde, e Luis Flavio descontou para a Macaca. Cerca de 15 mil torcedores estiveram no Canindé.
               Nos outros jogos desta noite, o Goiás goleou o Duque de Caxias, por 4 a 1 e Salgueiro e Vila Nova-GO empataram em um gol. Os quatro primeiros: Portuguesa 70, Ponte 57, Náutico 53 e Americana 51. Os quatro últimos: Icasa 39, Vila Nova-GO 31, Salgueiro 29 e Duque de Caxias (já rebaixado) 15 pontos.

Basquete masculino também pipocou

          Incrivel o que aconteceu com o basquete brasileiro nos Jogos Pan-Americanos. Depois de conseguir classificação para Londres no Pré-Olimpico, as duas categorias "pipocaram" em Guadalajara. Primeiro foi o feminino, eliminado por Porto Rico numa partida vergonhosa. E agora é o masculino, que em menos de 24 horas "entregou" dois jogos que vinha vencendo com facilidade. Resultado: também volta pra casa sem medalha.
           Ontem à noite foi contra os Estados Unidos, que também está no México seus seus melhores jogadores. O Brasil chegou a estar vencendo por 17 pontos, mas acabou perdendo por 88 a 77. E agora à tarde foi contra a República Dominicana. Novamente o time nacional abriu vantagem, ganhando o primeiro tempo por 40 a 33 e fechando o terceiro quarto com 69 a 56. Mas, acreditem, o time novamente parou na quadra e perdeu o último quarto por 28 a 8. Placar final: Republica Dominicana 85 x Brasil  77.

Irmãos Hypólito garantem

       Os irmãos Diego (foto) e Daniele Hypólito deram ao Brasil, agora pouco em Guadalajara, mais duas medalhas. Diego conquistou seu terceiro ouro neste Pan, vencendo a prova de salto sobre o cavalo, somando 15.875 pontos. Chile e Canadá completaram o pódium. E Daniele faturou a medalha de bronze na trave de equilíbrio, atrás da guatemalteca e da canadense. Foi boa a campanha do Brasil na ginástica artística, com Daniel Hypólito como a estrela maior.

Judô faz boa campanha no Pan 2011


         O judô masculino do Brasil vai indo muito vem no Pan 2011. Mais três medalhas de ouro poderão ser conquistadas nas próximas horas o que ajudará muito na disputa geral de medalhas com Cuba. Ontem, Tiago Camilo (foto) venceu o cubano Asley Gonzalez, por ippon, e conquistou o ouro, vibrando muito com a conquista.
Outra vitória importante foi a de Leandro Guilheiro na categoria até 81 Kg. Ele derrotou o portorriquenho Gadiel Miranda, também por ippon, e levou o tão cobiçado ouro

Zezé de Camargo & Luciano

         A pergunta do dia: "O que há por trás do rompimento entre Zezé de Camargo e Luciano, que determinou inclusive o internamento de Luciano num hospital de Curitiba?" É claro que não se trata apenas de questões de saúde ou de uma simples briguinha de irmãos. Mas, dentro de poucas horas,  muita coisa virá a tona, podem crer.
          As pessoas pensam que vida de artista é uma maravilha, e que os "filhos de Francisco" vivem hamoniosamente no seu ambiente familiar. Mas é evidente que as dificuldades devem ser muitas, a começar pelo desnível artístico. Zezé é muito mais cantor, melhor voz, maior liderança. Luciano, na minha maneira de ver, sempre completou a dupla e só. A prova maior vem agora: Zezé de Camargo tem plenas condições de cantar sozinho. Luciano não.
            Os mais apressados, já falam em tóxicos. Hoje em dia é assim, qualquer pessoa que se envolva em problemas é logo acusada de estar "usando drogas."  Pode ser que seja, mas o mais prudente é esperar que Luciano saia da crise e abra o seu coração.
             Que Zezé é aparentemente mais equilibrado, não há dúvida. Mas quem sabe se na verdade tudo que está acontecendo é causado por Luciano. Melhor esperar um pouquinho.